:: Outras notícias
»  Professor João Romildo Bueno palestra no Divina sobre “Psiquiatria, Psicanálise e Literatura”
»  Verão exige cuidados redobrados com a alimentação
»  Divininho destaca conclusões do Capítulo Geral e mudanças no Programa de Orientação Geral
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 16/04/2015
Divina agrega ao quadro funcional 43 técnicos em radiologia terceirizados
Pela necessidade de qualificar cada vez mais a Assistência e com o intuito de tornar os processos mais eficientes, o Divina optou por agregar ao quadro funcional a totalidade dos seus técnicos de Radiologia, ue atuavam de forma terceirizada. Os 43 funcionários, que prestavam serviços através de uma cooperativa, fizeram a transição no início de março. A coordenadora de Enfermagem do CDI, Soraia Coimbra Pahim, explica que a decisão tem por objetivo unificar os processos de treinamento e atendimento, buscando ainda mais qualidade dos serviços prestados. Os supervisores de aplicação de técnicas radiológicas, Daniel Silveira Pereira e Tanize Dias Ferreira, destacam a importância dessa mudança. “A contratação de 100% do quadro anterior significa a valorização profissional de cada um”, relatam.
.: Leia Mais >
 
::: 13/04/2015
Mutirão de Saúde na ESF Rincão realiza mais de 500 procedimentos
O atendimento a 196 pessoas e a realização de 561 procedimentos. Esse é o saldo do Mutirão de Saúde realizado pela Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência, no último sábado, dia 11 de abril. O evento, que ocorreu das 9h às 16h, foi realizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rincão, em Belém Belho. A coordenadora das ESFs do Divina, enfermeira Daiane Benites, relata que o Mutirão de Saúde foi excelente. “Há muito tempo não tínhamos a participação de um número tão expressivo de pessoas”. O Mutirão contou com os parceiros do Unilasalle, do Tudo Fácil, Lyons Club, Mary Kay, do Centro Administrativo Regional (CAR Glória) – que emprestou os equipamentos de som –, do Ambulatório 1º de Maio e voluntaria que cortaram cabelo. “Como sempre, contamos também com a dedicação de todos os funcionários das equipes do Rincão e de Belém, que trabalham bastante tanto na organização quanto na realização do Mutirão”, testemunhou. Daiane agradeceu o empenho de todos mas, principalmente a participação da comunidade, que aproveitou o evento de varias formas: “Seja através da exposição de seus artesanatos e produtos coloniais, da doação de lanches, ou simplesmente comparecendo ao Mutirão”, concluiu.
.: Leia Mais >
 
::: 08/04/2015
Evento aborda os Impactos na Qualidade Assistencial do Serviço de Fonoaudiologia do Divina
Um grupo de fonoaudiólogas que atua no Hospital Divina Providência apresentou hoje, das 8h às 10h, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, uma palestra para os médicos e funcionários do Hospital. O encontro teve como objetivo expor as especialidades da área e seus respectivos trabalhos desenvolvidos na instituição, visando à qualidade assistencial do serviço. Participaram do evento as fonoaudiólogas Anelise Oliveira, responsável pelo atendimento aos adultos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), unidades de internação, Emergência e Centro Clínico, Vania Dias e Mara Salete Canabarro, responsáveis pelas Triagens Auditivas Neonatais; Luciana Carneiro, que atua no CTI Neonatal, e Patrícia Barcellos, responsável pelos exames de Videofluoroscopia da deglutição. Anelise ressaltou a importância da identificação rápida de pacientes com distúrbios de deglutição. A profissional destacou ainda a necessidade da comunicação rápida à equipe, para que os pacientes sejam acompanhados e reabilitados, evitando complicações do quadro clínico. Anelise frisou também a importância da alimentação correta: “É fundamental que o paciente receba a alimentação adequada para que não tenha problemas respiratórios e dificuldades para se alimentar”.
.: Leia Mais >
 
::: 06/04/2015
Divina realiza a Missa de Páscoa
A tradicional Missa de Páscoa do Hospital Divina foi celebrada na quarta-feira, dia 1º de abril, às 13h30min, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A celebração, presidida pelo Pe. Cláudio Damé, contou com a presença de funcionários e diretores do Hospital. Na ocasião, o diretor Administrativo, Robson Morales e a secretária da Direção, Verônica Muniz, fizeram uma encenação em alusão ao Lava Pés, ato de Jesus durante a Última Ceia. Ao longo da Missa os presentes entoaram canções religiosas. Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach. O "Domingo de Páscoa" celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. A data é comemorada após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém - ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar sua chegada. A Sexta Feira Santa, é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. O Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição entre seus discípulos.
.: Leia Mais >
 
::: 02/04/2015
Divininho noticia oficialização da nova Diretoria e traz os destaques de março
A oficialização da nova Diretoria do Hospital, apresentada no dia 9 de março, é destaque na 129ª edição do Divininho. Além de divulgar os novos integrantes da Diretoria, o Hospital apresentou o seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2019, que visa a “Transformação” assistencial e sustentável do Divina. Outro tema da edição é a contratação de 43 técnicos em radiologia, que integram o quadro de funcionários do CDI. Essa agregação foi realizada a fim de qualificar cada vez mais a Assistência. A campanha do Divina e o Instituto de Doenças Renais (IDR) no Shopping Praia de Belas, também é assunto no informativo. O evento ocorreu no dia 12 de março, Dia Internacional do Rim, e atingiu centenas de pessoas. Na ocasião, foram feitos mediação de pressão arterial, de HGT (glicose) e esclarecimentos com médicos e nutricionistas da área. A edição também traz um panorama sobre a aplicação do novo formato de inserção dos novos colaboradores, que completa um mês. Iniciado em março, o Programa de Integração já atingiu 62 funcionários.
.: Leia Mais >
 
::: 31/03/2015
Sociedade Sulina Divina Providência oficializa nova Diretoria do Hospital Divina
A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na segunda semana de março, a todos os seus funcionários em todos os níveis, o seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2019. O plano tem como âncora “suas lideranças” operacionais, capazes de conduzir a Instituição a uma “Transformação” assistencial e sustentável. A posse do diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes foi uma das novidades. O novo diretor apresentou a formação do Comitê Gestor, recém-criado, ressaltando o modelo de gestão embasado na circularidade das informações e na tomada de decisões colegiadas. As Irmãs, diretora-geral e assistencial, Maria Eloni Coczenski e Ilani Maria Reis, respectivamente, dizem que “esse é um momento muito importante para que cada um se deixe transformar". “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos e decidirmos que travessias, nós do Hospital, precisamos enfrentar para dar continuidade à missão que nos é confiada” consideraram. A Irmã Elise Zenem, coordenadora da Pastoral da Saúde, salientou que o Hospital, que tem o compromisso de cuidar dos doentes, e sendo uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, reitera que a sua atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano.
.: Leia Mais >
 
::: 31/03/2015
Unidade Endovascular do Divina Providência implanta primeiro stent bioabsorvível
A Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência realizou, na manhã de sexta-feira, dia 27 de março, o primeiro implante de um stent bioabsorvível na instituição. A paciente do sexo feminino é diabética e apresentava doença coronária de múltiplos vasos. O stent farmacológico bioabsorvível foi implantado na coronária direita da paciente guiado pelo ultrassom intracoronário. A informação é do Dr. Gilberto Lahorgue Nunes, coordenador Médico da Unidade Endovascular do Hospital. O médico foi o primeiro cardiologista do estado a receber a certificação necessária para o implante dos stents absorvíveis, após um treinamento realizado em março de 2014, no Toronto General Hospital, no Canadá. A partir de agora, os pacientes cardiopatas atendidos no Divina poderão se beneficiar desta nova e revolucionária tecnologia. Dr. Gilberto explica que os stents farmacológicos bioabsorvíveis representam a mais moderna geração de dispositivos implantáveis por cateter para o tratamento das obstruções das artérias coronárias. Ao contrário dos stents farmacológicos metálicos utilizados atualmente – que são implantes definitivos – os stents bioabsorvíveis, por serem compostos de polilactídeo, são gradualmente absorvidos, permanecendo intactos apenas durante o período necessário para a completa cicatrização do local tratado”, relata.
.: Leia Mais >
 
::: 16/03/2015
Equipe de Saúde Comunitária realiza, no ESF Belém, 1º mutirão de 2015
Ocorreu no sábado, dia 14 de março, o primeiro Mutirão de Saúde promovido pela Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência, em 2015. Dessa vez, a ação, que beneficiou diretamente 68 pessoas da comunidade, ocorreu na Unida de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Velho, e foi realizada junto à Feira de Saúde do Dia da Mulher, promovida pelo Posto. Além dos procedimentos tradicionais, como Massoterapia, Reiki, Assistência Nutricional, Cromoterapia, Auriculoterapia, medição de pressão arterial e HGT (glicose), a edição ofereceu exames de Colo do Útero e Mamografia. “Outra novidade foi o brechó”, conta a coordenadora de Enfermagem da unidade, Tatiane Oss Emer da Silva. Além disso, houve corte de cabelo, realizados por cabeleireiros parceiros.
.: Leia Mais >
 
::: 13/03/2015
Divina e Centro de Estudos Cyro Martins realizam I Encontro Científico de 2015
O Hospital Divina Providência recebe amanhã, dia 14 de março, no Auditório Pe. Eduardo Michelis – rua da Gruta, 145, bairro Glória –, o I Encontro Científico de 2015, promovido pelo Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM). O evento ocorrerá das 9h às 12h e o tema abordado será “Psiquiatria, Psicanálise e Literatura. O palestrante convidado é o Professor Dr. João Romildo Bueno (RJ) (foto), que também será homenageado com o título de Sócio Honorário da CCYM, juntamente com o Dr. Luiz Paulo Paim dos Santos. A coordenação científica é dos Drs. Cláudio Meneghello Martins, diretor-secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e presidente do CCYM e Carlos Barros, diretor do Curso de Especialização em Psiquiatria do CCYM. Inscrições gratuitas pelo fone (051) 95089767 ou pelo e-mail secretariaccym@gmail.com.
.: Leia Mais >
 
::: 12/03/2015
Divina Providência, Instituto de Doenças Renais e Praia de Belas realizam campanha preventiva no Dia Mundial do Rim
Ter uma alimentação saudável, evitando o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade, fazer exercícios físicos e evitar o uso abusivo e prolongado de substâncias com efeito tóxico nos rins. Essas são algumas providências que as pessoas devem tomar para prevenir doenças renais que estão sendo salientadas na ação a que está sendo realizada pelo Hospital Divina Providência e o Instituto de Doenças Renais (IDR), no 2º Piso (próximo à Praça de Alimentação) do Shopping Praia de Belas. O evento se iniciou às das 10h e vai até às 22h de hoje. Beber muita água e fugir do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas, também ajuda à saúde renal. O nefrologista do IDR, Dr. Dirceu Reis da Silva, explica que o Dia Mundial do Rim, promovido mundialmente na segunda semana de março, em 2015 tem como tema “Rins Saudáveis”.O grupo é formado por um médico e uma enfermeira nefrologistas, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga.
.: Leia Mais >
 
::: 10/03/2015
Sociedade Sulina Divina Providência prestigia posse do novo secretário da Saúde de Porto Alegre
A Direção do Hospital Divina Providência prestigiou a posse do novo secretário da Saúde de Porto Alegre, o odontologista Fernando Ritter, na tarde desta segunda-feira, dia 9 de março. O grupo, que também representou a Sociedade Sulina Divina Providência, esteve integrado pela diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, o diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, o diretor Administrativo, Robson Molares, e o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes. O Hospital Independência, que também é gerido pela Sociedade Sulina Divina Providência, foi representado pelo diretor Executivo, José Clóvis Soares e pelo diretor Técnico, Angelo Chaves. A qualificação da rede integrada de atenção básica à Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram destaque na tarde desta segunda-feira, durante a posse do novo secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Funcionário do quadro da SMS, Ritter, cujo nome foi anunciado pelo prefeito José Fortunati no último dia 2, assumiu a pasta destacando Porto Alegre como referência na área, mas com o comprometimento de que a gestão deve avançar. O prefeito também deu posse à secretária substituta, Fátima Ali, e ao gestor do Fundo Municipal de Saúde, Alcindo Pavan.
.: Leia Mais >
 
::: 09/03/2015
Linhas de cuidado nortearão o Planejamento Estratégico do Divina Providência no quinquênio 2015/2019
A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na manhã de hoje às lideranças da instituição, o seu Planejamento Estratégico para 2015/2019, que tem como norte a “Transformação”. A diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, disse que esse é um momento muito importante para cada um se deixar transformar. “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos”. A a coordenadora de Planejamento, Olvides Martini, alternou as explicações sobre o trabalho apresentado com a coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, o diretor Administrativo, Robson Morales, o diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Frederes e o gerente da CTI Adulto, Dr. Willian Dalpra. A Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, deu sequência à abordagem do tema salientando que o Hospital, que tem como Missão cuidar dos doentes, é uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência. “Portanto, nossa atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano: Nosso horizonte é Jesus Cristo! Como suas discípulas, escolhemos viver a profecia: tecendo relações em movimento, ultrapassando fronteiras, defendendo o cuidado da vida. Somos sinais da Providência Divina".
.: Leia Mais >
 
::: 06/03/2015
CTI Neonatal recebe certificação 100% Sistematizado
A Comissão de Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) concedeu à CTI Neonatal do Divina, na presença da diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, o Certificado de 100% Sistematizado. A premiação se deve ao êxito do setor em atingir a aplicação do Processo de Enfermagem à totalidade dos pacientes. Em nome da Comissão, a enfermeira Patrícia Nascimento agradeceu a dedicação dos profissionais e o empenho de cada um para o crescimento pessoal e coletivo. A colega também manifestou a preocupação com questões no viés da sustentabilidade da instituição. “Vamos juntos fazer cada vez mais uma Enfermagem científica, crítica, reflexiva e comprometida com o paciente, com preceitos éticos e valores”, conclui.
.: Leia Mais >
 
::: 06/03/2015
Trinta de abril é o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda
O setor de Recursos Humanos informa que chegou a hora de acertar as contas com a Receita Federal. O coordenador do setor de Recursos Humanos, Glademir Bastians, informa que o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda se inicia em dois de março e se estende até 30 de abril de 2015. A multa por atraso é de 1% a 20% do imposto devido, sendo que o valor mínimo é R$165,74. Alguns limites foram corrigidos em 4,5% em relação ao ano assado. Estão obrigados a apresentar a declaração de IR todos os empregados que tiveram rendimentos anuais tributáveis, decorrentes do trabalho assalariado, iguais ou superiores a R$6.816,55, ou rendimentos isentos (não tributáveis) superiores a R$ 40 mil, além de todos os sócios de empresas. Glademir explica que a declaração de rendimentos pagos durante o ano de 2014 pelo Hospital, necessária para a Declaração, encontra-se disponível no RH.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2014
Parceria entre Rede Divina Providência e Unilasalle Canoas viabiliza Escola de Saúde
Representaram a Rede de Saúde Divina Providência no evento, a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Clair Teresinha Agnes e o assessor jurídico da instituição, Mário Jaeger.O Hospital Divina Providência esteve representado pelos seguintes dirigentes: a diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski; diretor Administrativo, Robson Morales; gerente Médico do Centro Cirúrgico, Dr. Sérgio Frederes; coordenadora de Planejamento, Olvides Martini; coordenador de Recursos Humanos, Glademir Bastians; coordenador do Centro de Formação e Investigação, Dr. Willian Dalpra, além das enfermeiras Marilene Bock, do CTI Adulto, Cíntia Correa, do Centro de Educação Continuada (CEC), e do coordenador do setor de Faturamento, Luciano de Araújo Mendonça.Também estiveram presentes na cerimônia, o diretor-Executivo e a gerente Assistencial do Hospital Independência, José Clóvis Soares e a enfermeira Glaucia Trevisan.
.: Leia Mais >