:: Outras notícias
»  Edição do Curso de Gestantes de maio reuniu 40 casais
»  Vacinação previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B
»  Divininho destaca homenagem aos 47 anos do Hospital e aos funcionários jubilados
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 18/07/2016
Ainda há vagas para o Curso de Gestantes que começa hoje
O Curso de Gestantes do Hospital Divina Providência ocorre desde 2004, atende cerca de 200 casais a cada ano e prevê mais três edições para o ano de 2016. Profissionais de diversas áreas da saúde ministram os encontros, que acontecem em períodos de três dias, das 19h às 21h45, no auditório Pe. Eduardo Michelis. A partir da edição, que começa hoje, dia 18 e tem continuidade nos dias 21 e 25 de julho, o curso – que desde seu início foi gratuito – terá um custo de inscrição: o investimento será de R$ 125,00 por pessoa ou R$ 230,00 por casal. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 33206036 ou pelo e-mail cursodegestantes@divinaprovidencia.org.br. De acordo com a enfermeira Neuza Richetti Polesello, coordenadora do Centro Materno-Infantil do Divina, o grande objetivo da formação é orientar, informar e esclarecer aos futuros pais e mães a importância dos cuidados gerais relativos à maternidade, antes e após o parto. “Essas informações são repassadas através de palestras e atividades, possibilitando que os participantes conheçam a equipe de profissionais do Hospital para, então, tranquilizar o momento do parto”, frisa.
.: Leia Mais >
 
::: 16/07/2016
Emergência do Divina volta a atender sem restrições
A Emergência do Hospital Divina Providência voltou a atender sem restrições no início da noite deste sábado, dia 16 de julho de 2016. O gerente Médico do setor, Dr. Maurício Mena Barreto, informa que a Emergência teve o atendimento restrito na tarde de sexta-feira por causa da superlotação. Neste período, porém, os pacientes foram triados e os casos graves atendidos.Os demais foram orientados a procurar atendimento em outra instituição. O Divina agradece imensamente sua compreensão.Mais informações sobre a Emergência você obtém pelo telefone 051 3320.6007.
.: Leia Mais >
 
::: 15/07/2016
Show de Talentos encerra SIPAT 2016
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 15 de julho. Para encerrar com chave de ouro este período, foi realizado hoje um Show de Talentos, com a participação dos funcionários da instituição. Com o apoio do auxiliar-geral do Centro Cirúrgico e violonista, Luis Fernando Oliveira da Rosa, o Grupo de Canto do Hospital iniciou as apresentações cantando ‘A Amizade’, de Regina Mota, e ‘Não Quero Dinheiro’, de Tim Maia. Em seguida, a recepcionista do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Renata dos Santos Pires cantou ‘Ainda Lembro’, de Marisa Monte, e ‘O Que é o Amor’, de Maria Rita. A atendente de Nutrição do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Cíntia Jardim interpretou ‘É Preciso Saber Viver’, de Roberto Carlos, e, assim que finalizou a canção, chamou ao palco seu filho Patrick, que dançou e interpretou Michael Jackson com a música Billie Jean.
.: Leia Mais >
 
::: 14/07/2016
Case de Enfermagem da Rede é apresentado em Recife
O analista de negócios, enfermeiro Murilo Graeff, e a enfermeira Tais Schmidke Barbosa, do Centro Cirúrgico, ambos do Divina, e a gerente Assistencial Gláucia Trevisan, do Hospital Independência, participaram, de 15 a 18 de junho, do 12º Sinaden - Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem, realizado em Recife/PE. O evento teve apresentação de dois trabalhos em pôster sobre a Experiência da RSDP com a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, elaborados pela Comissão da SAE. Murilo e Gláucia representaram os autores na exposição dos trabalhos, frisando que, apesar das dificuldades surgidas, a implantação vem evoluindo bem. “Fortalecendo a identidade profissional, resgatando as atividades privativas do enfermeiro e consolidando a gestão do cuidado de forma qualificada e individualizada”.
.: Leia Mais >
 
::: 14/07/2016
“Inteligência Emocional”: um olhar para dentro de si
A palestra ‘Inteligência Emocional’, ministrada pelo consultor empresarial com especialização em Recursos Humanos, Jairton Ehlers, está acontecendo na tarde desta quinta-feira, dia 14 de julho no Auditório Pe. Eduardo Michelis do Hospital Divina Providência. A apresentação, que ocorreu também pela manhã, dá continuidade à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2016. A apresentação de Jairton, que é do Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH), se iniciou com um vídeo motivacional e seguiu levantando assuntos como emoções, medos, perdas e depressão. De acordo com o palestrante, a Inteligência Emocional é definida a partir de alguns pontos como: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, reconhecimento de emoções em outras pessoas e habilidade em relacionamentos interpessoais. Interação com o público e propostas de reflexão fizeram parte da apresentação de Jairton, que induziu as pessoas a olharem para dentro de si e prestarem atenção em cada esfera que compõe sua vida: sentimental, familiar, financeira, profissional, saúde física, desenvolvimento intelectual, entre outros pontos.
.: Leia Mais >
 
::: 14/07/2016
Misericórdia é tema do I Encontro de Formação Espiritual
Com o propósito principal de disseminar o carisma das Irmãs da Divina Providência, a palestra ‘Misericórdia – Respeito e Perdão’ foi o tema do I Encontro In-stitucional de Formação Espiritual. O evento aconteceu ao longo dos dias 20, 21 e 22 de junho, no auditório Pe. Eduardo Michelis do Hospital Divina Providência. Desde maio as palestras estão sendo proferidas nos demais hospitais da Rede de Saúde Divina Providência. Na tarde do último dia 22 o encontro foi conduzido pelo capelão do Hospital, Pe. Roberto Santos Gomes. A apresentação instigou os presentes à reflexão sobre o sentido e o valor da ação de acolher e cuidar uns dos outros, o que está relacionado ao significado da palavra “Misericórdia”. Os olhos de Jesus Para este momento, a coordenadora de Plane-jamento, Olvides Martini, preparou uma dinâmica. Primeiramente, ao início do evento, entregou um pedaço de papel e um barbante a cada um dos presentes. Depois convidou todos a escreverem, em apenas uma palavra, o que tirava a paz de suas vidas.
.: Leia Mais >
 
::: 14/07/2016
É hora de prevenir as doenças respiratórias
Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias têm aumento significativo. A ocorrência de resfriados, gripes e pneumonias, por exemplo, se eleva. O médico infectologista Sidnei Alves dos Santos Júnior, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Divina, explica que, mesmo não sendo uma regra, a possibilidade de complicações graves, algumas com necessidade de afastamento do trabalho ou de internação hospitalar, deve sempre ser valorizada. Na visão do médico, merecem maior atenção as pessoas com alguma doença crônica, especialmente as que acometem o trato respiratório, como asma, enfisema pulmonar ou bronquite crônica. “Existem maneiras de prevenir a ocorrência dessas doenças, algumas muito simples e que podem ser seguidas por qualquer pessoa”, frisa.
.: Leia Mais >
 
::: 13/07/2016
A qualidade de vida no trabalho evita doenças e minimiza o estresse
‘Estresse nos dias de hoje’ e ‘Ergonomia’ foram os temas da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência, nesta quarta-feira, dia 13 de julho. As apresentações realizadas, respectivamente, pela manhã e à tarde foram do técnico de terapias naturais do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, Celso de Barros Monteiro. A abertura do evento foi realizada pelo supervisor de Lavanderia e vice-presidente da CIPA, Alex Sandro Luz de Ávila. De acordo com Celso, estresse e ergonomia são assuntos que se ligam. “Uma coisa está relacionada com a outra”, explicou, justificando a sequência das apresentações. “Ergonomia é um assunto que complementa a questão do estresse”, comentou, ressaltando que o conforto humano e a promoção da qualidade de vida são fundamentais à saúde e ao bem-estar, tanto para a vida profissional como para a pessoal. Ao tratar da otimização das condições de trabalho, evita-se complicações como tendinite e bursite, muito comuns entre os trabalhadores.
.: Leia Mais >
 
::: 13/07/2016
Celebração homenageia Dr. Ilmar Köhler e o dia de São Camilo de Lellis
O auditório Pe. Eduardo Michelis do Hospital Divina Providência foi palco para duas celebrações muito importantes na tarde desta quarta-feira, dia 13 de julho: a missa de 7º dia em memória do Dr. Ilmar Kohler, médico cardiologista da instituição, falecido no dia 1º de julho, e uma homenagem a São Camilo de Lellis. O santo é o padroeiro dos doentes, dos hospitais, dos profissionais da saúde e dos agentes de Pastoral da Saúde. A missa, presidida pelo capelão do Divina, Pe. Roberto Santos Gomes, contou com a presença dos familiares do Dr. Ilmar, a esposa Maria Elsira e os dois filhos, Maurício e Felipe, bem como com a dos colegas do Centro Clínico e do Serviço de Cardiologia e demais áreas da instituição. O Grupo de Canto participou ativamente com canções dedicadas aos dois homenageados da tarde. E o Pe. Roberto, em suas palavras de conforto, propôs reflexões, relacionou as histórias em questão e deixou a mensagem: “O Dr. Ilmar vive nos nossos corações. Que sejamos sábios para prestar atenção nos instantes e no tempo, pois só ele dará a resposta”, disse o capelão.
.: Leia Mais >
 
::: 12/07/2016
A médica do trabalho Niura Noro palestra sobre os ‘Efeitos nocivos do refrigerante’
A médica do trabalho, Dra. Niura Noro, apresentou na manhã de hoje, 12 de julho, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, a palestra ‘Efeitos nocivos do refrigerante’. O evento deu continuidade à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência, que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira, dia 15. Durante a abordagem, foram apresentadas pela médica as principais substâncias presentes no refrigerante, bem como os motivos pelos quais se deve evitar o consumo da bebida. Seus malefícios variam entre a obtenção de cáries, o aumento de peso, o agravamento de casos de gastrite e diabetes. “O consumo de refrigerantes também causa o aumento do nível sérico de triglicerídeos, osteoporose e outros fatores ruins, que contribuem para aumentar os problemas de saúde, comprometendo o bem-estar, inclusive no ambiente de trabalho”, frisou Dra. Niura. A médica do trabalho aproveitou a oportunidade para sugerir substituições e também para apresentar os benefícios do café – quando consumido de maneira adequada; da água mineral; da água de coco; e dos sucos naturais; alternativas que, de acordo com Dr. Niura, melhoram a saúde física e mental do ser humano, garantindo uma vida com mais disposição e agilidade de pensamentos.
.: Leia Mais >
 
::: 12/07/2016
Divininho de junho homenageia Dr. Ilmar Köhler
A edição de número 144 do Divininho traz na capa uma singela homenagem da direção e dos funcionários ao gerente médico do Centro Clínico e do Serviço de Cardiologia do Divina, Dr. Ilmar Köhler. O cardiologista, que também era professor da Faculdade de Medicina da Ulbra atuava no Hospital desde 2012, faleceu no dia 1º de julho, em sua residência em Porto Alegre. O Divininho, também destaca a Segurança do Paciente no processo de acreditação do Hospital Divina Providência, incluindo a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), a ser realizada até o dia 15 de julho. O aniversário de Luísa e os nascimentos de Eduarda e Benício, filhos de funcionários da instituição, não ficaram de fora e ganharam destaque na edição. O Programa de Integração do mês, que reuniu 15 recém-contratados, os cursos e congressos realizados no período e a formatura da colega Marilei também entraram na pauta. O I Encontro de Formação Espiritual, com o tema Misericórdia, proposto pelas Irmãs da Divina Providência e os principais indicadores da Reunião Mensal de Desempenho Operacional também foram motivo de matérias.
.: Leia Mais >
 
::: 11/07/2016
SIPAT inicia com a peça ‘Cuidado que o bicho pega’
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência de 2016 se iniciou hoje, dia 11 de julho, às 14h. Para dar início às apresentações, os atores João Vasconcellos, da Companhia Passa Lá, e Luiz Fernando Moojen, da Moojen Produções, realizaram a peça ‘Cuidado que o bicho pega’. O evento aconteceu no auditório Pe. Eduardo Michelis. O diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes, representou a direção na abertura da Semana. Durante a peça, os atores misturaram humor com assuntos importantes como os cuidados e a prevenção a acidentes de trabalho, também chamando a atenção para a prevenção às bactérias e vírus presentes no ambiente hospitalar. O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Leandro Berezanskyj, fez a abertura do evento do evento e citou a importância da atenção ao tema: “A SIPAT acontece uma vez por ano, mas é uma preocupação que devemos ter sempre. É uma semana de eventos para todos os funcionários, pois todos devemos praticar a segurança em nossos ambientes de trabalho. Todos somos importantes”.
.: Leia Mais >
 
::: 03/07/2016
Dr. Ilmar Köhler será cremado às 11h desda segunda-feira, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre
A Direção da Sociedade Sulina Divina Providência, instituição mantenedora da Rede de Saúde Divina Providência, comunica, com imenso pesar, o falecimento do Dr. Ilmar Köhler, gerente Médico do Centro Clínico e do Serviço de Cardiologia do Hospital Divina Providência, ocorrido por volta das 20h desta sexta-feira, dia 1º de julho. A família aguarda a chegada dos filhos do médico, que residem na Austrália, para definir a cerimônia de sepultamento. O velório do Dr. Ilmar ocorrerá a partir das 19h deste domingo, dia 3 de julho, e a cerimônia de cremação será às 11h de amanhã, segunda-feira, na Capela Ecumênica do Crematório Metropolitano de Porto Alegre.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >