:: Outras notícias
»  Solidariedade será o tema central do primeiro dia, na XI Semana Científica do Divina
»  Projeto Mutirão de Saúde recebe prêmio Destaque do Município
»  Edição Especial do Divininho detalha o Planejamento Estratégico para 2015/2019
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 26/06/2015
Divina implanta Protocolo de Prevenção de Quedas para reduzir danos ao paciente
Reduzir a ocorrência de quedas de pacientes hospitalizados e os danos delas decorrentes. Estes são os objetivos da implantação do Protocolo de Prevenção de Quedas do Divina, cujo lançamento ocorreu no dia 24 de junho, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Na ocasião, a Equipe de Gestão de Risco promoveu uma mesa redonda que apresentou a vivência com a prevenção de quedas da enfermeira Patrícia dos Santos Bopsin (ao microfone), do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco (SEGER) do Hospital Mãe de Deus. A diretora Assistencial do Hospital, Irmã Ilani Maria Reis, e o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes representaram a Direção no evento que contou com grande participação dos colaboradores da instituição. O enfermeiro Alex Pereira, Gestor de Risco e coordenador do Núcleo da Qualidade do Divina explica que a iniciativa visa implementar medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente. “A meta é garantir o cuidado multiprofissional e um ambiente seguro e promover a educação do paciente, familiares e profissionais”, resume. A enfermeira Patrícia citou entre as medidas adotadas em sua instituição a implantação do uso de cinto de segurança nas poltronas. “Há uma busca constante para reduzir lesões decorrentes de quedas, e isso também inclui o acompanhante do paciente”, finalizou a palestrante.
.: Leia Mais >
 
::: 24/06/2015
III Fórum da Fé e Espiritualidade na Saúde expõe a Missão das Irmãs da Divina Providência pelo mundo
A Pastoral da Saúde do Hospital Divina Providência realizou nesta terça-feira, dia 23 de junho, o III Fórum da Fé e Espiritualidade na Saúde, o Fórum do Carisma. O evento, que ocorreu no auditório Pe. Eduardo Michelis foi moderado pelo contador da Sociedade Sulina Divina Providência, João Berto. A primeira mesa redonda contou com a presença das Irmãs Elise Sehnem, Lurdes Luke e Maria Beatriz Mohr. O Fórum se iniciou às 14h30min com a acolhida realizada pelo capelão do Hospital, Pe. Cláudio Damé. Irmã Elise foi a primeira palestrante e falou sobre “A História da Congregação”. A religiosa contou cada passo dado pelo fundador da ordem, Pe. Eduardo Michelis, do nascimento à morte, passando pela nomeação como secretário do arcebispo da cidade de Colônia, pela prisão, que durou cerca de três anos e meio, e pela fundação do 1º Orfanato, em Müster, na Alemanha, em novembro de 1842. A segunda apresentação foi da Irmã Lurdes Luke, que falou sobre o “Carisma das Irmãs da Divina Providência”. Irmã Lurdes contou que conheceu todos os recantos missionários da Congregação pelo mundo. Eles estão distribuídos pela Alemanha, Holanda, Brasil, Bolívia, Paraguai, Malawi, Moçambique, Indonésia e Timor Leste. A religiosa também dissertou sobre o que é Carisma, o que se entende por ele e o definiu como a sensibilidade aguçada a um aspecto do Mistério de Deus.
.: Leia Mais >
 
::: 15/06/2015
Equipe do Divina realiza 260 procedimentos na Escola Gabriel Obino
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência participou, no sábado, dia 13 de junho, de Mutirão da Saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino. Foram 260 procedimentos dedicados à comunidade local em um total de 76 pessoas atendidas. Auriculoterapia, Cromoterapia, Reiki, Massagem, orientação homeopática, nutricional, medição de pressão arterial e de glicose foram alguns dos serviços oferecidos durante o evento. Além dos procedimentos de saúde, alunos de vários cursos da Ufrgs realizaram oficinas para orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, além de dicas para prevenção contra doenças como gripe e dengue. O Mutirão também contou com a participação de crianças da comunidade em uma oficina de grafite e, ao meio dia, foi servido um almoço comunitário. O trabalho da Equipe de Saúde Comunitária do Divina conta com voluntários dos do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio. A ação é realizada frequentemente em várias escolas da Capital com o objetivo de atender ao público com maior vulnerabilidade social que não tem facilidade no acesso à informação e não realiza consultas médicas com a frequência necessária.
.: Leia Mais >
 
::: 10/06/2015
13 dicas para médicos criarem um bom relacionamento com a imprensa
O Portal Setor Saúde, da Fehosul, desenvolveu um tutorial com 13 dicas para ajudar o profissional da Medicina ou da saúde a manter um bom relacionamento com a imprensa. Confira a seguir a matéria publicada no dia 5 de junho: A saúde é, de acordo com uma pesquisa de 2014 da Datafolha, o maior problema do Brasil. Esta preocupação, invariavelmente desperta a atenção dos veículos de comunicação, que buscam abordar os temas que despertam maior interesse para a população. Mais do que discutir a “crise” na saúde pública e privada, temas sobre qualidade de vida, novas pesquisas e dicas de saúde aparecem diariamente com destaque nos principais jornais, revistas e portais de notícias. Em algum momento um repórter poderá telefonar para o seu hospital ou consultório, solicitando uma entrevista sobre questões médicas, temas atuais relacionados à saúde, ou ainda em busca de uma boa história de superação. Enquanto alguns médicos conseguem lidar com essa situação com naturalidade, outros podem ter complicações ao tentar contar ou explicar algo. Por isso, a equipe de assessoria de imprensa da Fehosul e do Portal Setor Saúde desenvolveu um pequeno “manual” com 13 dicas para ajudar o profissional da medicina – ou da saúde – a adquirir noções de como criar e manter um bom relacionamento com a imprensa.
.: Leia Mais >
 
::: 08/06/2015
Divininho destaca XI Semana Científica e 46º aniversário do Hospital
A edição número 131 do Divininho apresenta a XI Semana Científica, e a programação que comemorou o 46º aniversário do Hospital Divina Providência. O informativo divulga temas como a Missa de Ação de Graças e a homenagem aos funcionários com 20, 25 e 30 anos de Hospital. O treinamento dos funcionários da Área Assistencial no Atendimento Avançado de Vida Cardiovascular e a participação em curso sobre qualidade do diretor administrativo, Robson Morales, e do oncologista do Divina, Dr. Stephen Stefani, na Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, também são notícia do Divininho, ressaltando a qualificação que os funcionários do Hospital realizam periodicamente. Entre os assuntos, também estão o prêmio Destaque do Município, recebido pela Irmã Ilani Maria Reis e por funcionários das ESFs Rincão e Nossa Senhora de Belém; o Programa de Integração do Hospital e a homenagem realizada no Dia das Mães às funcionárias do Divina. A edição também publica matérias sobre maior segurança dos pacientes e o combate permanente às infecções.
.: Leia Mais >
 
::: 03/06/2015
Circuito Papo Reto 2015 inicia com apoio do Hospital Divina Providência
Se iniciaram em 25 de maio, com apoio do Hospital Divina Providência, as oficinas do Circuito Papo Reto 2015 promovidas pela Central Única das Favelas (CUFA/RS). O projeto foi retomado na Escola Municipal. E. F. João Antônio Satte, e também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Esta é a segunda etapa do projeto na capital, que tem como objetivo promover o debate sobre a temática do livro A luta de Denis, de Manoel Soares e Paulo Daniel, e a realização de finais coletivos entre os participantes por meio de oficinas de desenho e palestras. A obra conta a história de Denis, um menino que tenta roubar uma caixa de ferramentas e acaba sofrendo uma série de consequências. Criado para exercitar o senso de responsabilidade nos jovens, o livro dá a chance a Denis de decidir o final da história a partir de suas vivências, seu cotidiano, experiências e percepções. O projeto Circuito Papo Reto 2015 é uma iniciativa desenvolvida desde 2012 nas escolas de Porto Alegre e, no último triênio, já atendeu mais de 100 mil jovens, através de quase quatro mil ações.
.: Leia Mais >
 
::: 01/06/2015
Comissão organizadora é homenageada após XI Semana Científica do Divina
Ao final da XI Semana Científica do Hospital Divina Providência, na sexta-feira, dia 29 de maio, o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes, agradeceu o empenho da Comissão Científica. O grupo foi responsável pelo sucesso do evento e das comemorações do 46º aniversário da instituição que ocorreu de 25 a 29. “Obrigado de coração pelo empenho de cada um dos funcionários envolvidos no evento. O mundo está dividido entre a metade que fica observando e de 50% dos que fazem acontecer. Não tenho dúvidas de que os que estiveram aqui nesta semana fazem parte dessa segunda metade”, elogiou Dr. Frederes. Os integrantes da Comissão foram Alex Pereira, Débora Mello, Adriana da Rosa, Sílvio Costa, Veridiana Maffassioli e Cíntia Correa (da esquerda para a direita na foto). Elisangela Calvi, Murilo Graeff e Michele Muller, que já haviam saído para outras atividades, também foram lembrados pelo diretor que projetou o nome de todos os integrantes da equipe na tela do Auditório.
.: Leia Mais >
 
::: 29/05/2015
Trabalhando em Rede foi o tema de encerramento da XI Semana Científica do Divina
A tarde desta sexta-feira, dia 29 de maio, foi marcada pela abordagem do tema ‘Trabalhando em rede’, último painel da XI Semana Científica do Hospital Divina Providência e que também encerrou as comemorações do 46º aniversário. A diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos. “Esta semana foi muito bonita, e hoje a tarde será muito rica também”, previu. A primeira palestra foi da psicóloga Ruth Alves, do Hospital São José, de Arroio do Meio. Ruth apresentou sua instituição, as condições estruturais do hospital e contou o caminho do paciente – envolvidos com tabagismo, cocaína, crack, álcool e outras drogas–. Ruth também explicou a importância das reuniões de equipe entre médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais que atuam junto à Saúde Mental. A psicóloga recitou de Raul Seixas: “A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal”. “Lá no Hospital a gente gosta muito do Raul”, disse. Ao final de sua apresentação, ilustrou suas palavras com dois vídeos realizados com os pacientes da equipe de Saúde Mental do Hospital São José. O enfermeiro Guilherme Mantovani, gerente Assistencial do Hospital Santa Isabel, de Progresso, falou sobre a experiência da interação com a comunidade.
.: Leia Mais >
 
::: 28/05/2015
Missa de Ação de Graças é celebrada em homenagem aos 46 anos do Divina
Uma Missa de Ação de Graças em comemoração aos 46 anos do Hospital Divina Providência, e em continuidade à XI Semana Científica foi celebrada nessa quinta-feira, dia 28 de maio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Presidido pelo Pe. Cláudio Damé, o momento foi marcado pela alegria e reuniu os funcionários que fizeram coro nas músicas religiosas. A diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, deu início à celebração agradecendo a presença de todos. “Como é bom estarmos aqui”, disse a religiosa. O Pe. Cláudio Damé prosseguiu a Missa com citações da Bíblia, sempre estabelecendo relações com o aniversário do Hospital e com a importância de agradecer por toda a história construída durante os últimos 46 anos. “Acreditar na Providência é transformar o mundo, falar de Providência é dizer que o universo não é fechado nele mesmo”, frisou Pe. Cláudio. O religioso também buscou instigar os funcionários do Divina a estarem sempre abertos à evolução: “Podemos fazer o melhor, somos todos filhos de Deus”, disse. A coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, também participou do evento e agradeceu os benefícios recebidos nos 46 anos. O coordenador de Recursos Humanos do Hospital, Glademir Bastians, também se dirigiu aos presentes: “Obrigado a cada um de vocês que aqui trabalham. E aos colegas que não estiverem aqui agora porque estão trabalhando.
.: Leia Mais >
 
::: 27/05/2015
Olho no olho no terceiro dia da XI Semana Científica
A Dra. Maria de Lourdes Borges, do Unilasalle, realizou a primeira palestra desta quarta-feira, dia 27, na XI Semana Científica do Divina. Às 14h, a professora abordou o tema ‘Comprometimento com a capacitação técnica e humana’. O valor destacado foi a socialização do conhecimento. Maria de Lourdes usou a Metáfora da Árvore para criar uma nova representação para o termo instituição. “Os elementos como tronco, ramos e folhas fazem trocas com o ambiente bem como os humanos, e essa interação é o importante. Temos que entender que, para interagir, precisamos olhar nos olhos, dizer verdades, nos colocarmos no lugar do outro”, explicou. As atividades da tarde se iniciaram com a acolhida da diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski. A religiosa enumerou valores como solidariedade, partilha de experiências e evolução dos conhecimentos técnicos e pessoais como pontos positivos da Semana Científica. Irmã Maria Eloni também lembrou que nada se faz sozinho. “Nós empobrecemos quando guardamos de forma egoísta o conhecimento, pois, ninguém é capaz de roubar o que aprendemos e a nossa alegria de viver”, frisou. Antes de se iniciar a primeira palestra, a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis e a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), enfermeira Daiane Benites, apresentaram aos presentes o troféu e o certificado conquistados pelo Hospital.
.: Leia Mais >
 
::: 26/05/2015
XI Semana Científica: como devolver a saúde às pessoas
A professora Kátia Magni, da empresa 3UP Talentos, que é especialista em coach, foi a primeira palestrante da tarde no segundo dia da XI Semana Científica do Divina. Kátia, que é pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas, abordou o tema “Corresponsabilidade pela vida e pela auto-sustentação da Instituição”. Sempre pensando no bom atendimento do paciente, a professora orientou os presentes sobre como organizar o cérebro para que ele aprenda a transformar o ambiente hospitalar, que é naturalmente tenso, em um local de trabalho harmonioso que devolve a saúde às pessoas. Kátia salientou que cada pessoa precisa focar nas atitudes que a aproxima das outras, sejam colegas ou pacientes. “Olhando olho no olho, sendo imparciais, passando segurança e ao mesmo tempo dando autonomia aos interlocutores, criamos condições para um trabalho integrado e, consequentemente, a condição propícia para a recuperação da saúde”, resumiu. A especialista defende que a primeira coisa que devemos fazer é evitar atitudes que nos afastem dos outros. “Trazendo incertezas, focando nos problemas e postergando decisões, não contribuímos para aproximar positivamente as pessoas”, frisou.
.: Leia Mais >
 
::: 25/05/2015
XI Semana Científica do Divina inicia com casa cheia
“Postura permanente de ajuda ao próximo, no sentir e no agir” foi a primeira palestra de 2015 da XI Semana Científica do Hospital Divina Providência, iniciada hoje, dia 25 de maio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A painelista foi a diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, que destacou a necessidade das pessoas evoluírem a partir da mudança interior de cada um. “Quando se serve a Deus, se ajuda ao próximo”, resumiu. A abertura da Semana foi conduzida pela diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis. “Em nome da comunidade hospitalar, saúdo e acolho todos os presentes. Em especial os colegas da Direção e da Equipe Científica que se empenharam na concretização deste evento”, saudou Irmã Ilani. A religiosa parabenizou os profissionais da Enfermagem pelo transcurso da Semana da Enfermagem – que vai de 12 a 20 de maio –, incluindo os demais funcionários: “Culminando com o aniversário dos 46 anos do nosso Hospital Divina Providência, a ser comemorado dia 30 do mês em curso”. A diretora Assistencial disse que a instituição tem muitos motivos para celebrar e agradecer a proteção Divina “que sempre nos amparou”. Irmã Ilani afirmou que atualmente precisa-se de pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas, capazes de sonhar, sem medo. “Tão idealistas que os transformem em metas e tão práticas que sejam capazes de tornar suas metas realidades”.
.: Leia Mais >
 
::: 22/05/2015
Diretora-geral do Divina fala sobre ação em rede na III Semana de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Independência
A diretora-geral do Hospital Divina Providência, Irmã Maria Eloni Coczenski, participou hoje, dia 22 de maio, das atividades de encerramento da III Semana de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Independência, que se estenderá ao longo do dia com diversas palestras. A diretora-geral da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Clair Teresinha Agnes, a direção do Independência e vários funcionários, também prestigiaram o evento. Irmã Maria Eloni ressaltou a criatividade, a inovação e os benefícios de trabalhar em Rede diante dos desafios internos e externos das instituições de saúde. Reafirmou a necessidade de cada um se importar com o outro, pois é em grupo que se faz a partilha. “Temos a missão de construir, e trabalhar em rede é compreender a nossa missão e planejar para atingir os objetivos. Mas é um longo trabalho, que já vem sendo realizado há quase dois anos”. A diretora-geral do Divina explicou ainda que o planejamento da Rede se deu diante da necessidade de uma melhor organização para o desenvolvimento e realização da Missão da Província das Irmãs da Divina Providência. “Este planejamento ocorre para organizar as ações de saúde, na construção de uma dinâmica participativa corresponsável”.
.: Leia Mais >
 
::: 21/05/2015
Equipe de Saúde Comunitária realiza mais de 800 procedimentos em dois mutirões
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência atendeu 222 pessoas e realizou 817 procedimentos nos dois Mutirões de Saúde realizados no sábado, dia 16, e na segunda-feira, dia 18 de maio. O primeiro ocorreu na Escola Gabriela Mistral, no bairro Santo Antônio, e o segundo na Escola Estadual Genoveva da Costa Bernardes, no bairro Lami, Zona Sul de Porto Alegre. A assistente social, Nelci Tolotti, coordenadora do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, informa que foram realizados atendimentos em Cromoterapia, Reiki, Auriculoterapia, Orientação Nutricional, Massoterapia e feitas medições de HGT (glicose) e Pressão Arterial. “No sábado, foram atendidas 82 pessoas e realizados 360 procedimentos”, resumiu. Já na segunda-feira o atendimento majoritário foi de alunos, professores e funcionários da Escola Genoveva da Costa Bernardes. “Tivemos um total de 140 atendidas e 457 procedimentos realizados. A comunidade nos recebeu muito bem”, concluiu Nelci.
.: Leia Mais >
 
::: 12/03/2015
Divina Providência, Instituto de Doenças Renais e Praia de Belas realizam campanha preventiva no Dia Mundial do Rim
Ter uma alimentação saudável, evitando o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade, fazer exercícios físicos e evitar o uso abusivo e prolongado de substâncias com efeito tóxico nos rins. Essas são algumas providências que as pessoas devem tomar para prevenir doenças renais que estão sendo salientadas na ação a que está sendo realizada pelo Hospital Divina Providência e o Instituto de Doenças Renais (IDR), no 2º Piso (próximo à Praça de Alimentação) do Shopping Praia de Belas. O evento se iniciou às das 10h e vai até às 22h de hoje. Beber muita água e fugir do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas, também ajuda à saúde renal. O nefrologista do IDR, Dr. Dirceu Reis da Silva, explica que o Dia Mundial do Rim, promovido mundialmente na segunda semana de março, em 2015 tem como tema “Rins Saudáveis”.O grupo é formado por um médico e uma enfermeira nefrologistas, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >