:: Outras notícias
»  Residência Médica
»  Serviço de Cardiologia do Divina chega à maturidade
»  Prevenindo as infecções de sítio cirúrgico
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 21/09/2017
Tratar as causas da Insuficiência Cardíaca é fundamental
Em função do Dia Internacional do Coração, comemorado internacionalmente em 30 de setembro, a Linha de Cuidado em Cardiologia do Hospital Divina Providência realizará, de 24 a 30, a Semana do Coração. O artigo a seguir integra esta programação que visa, principalmente, chamar a atenção dos pacientes para a prevenção. Insuficiência Cardíaca (IC) é a doença em que o coração não consegue bombear adequadamente o sangue para o corpo ou comportá-lo dentro de suas câmaras de forma apropriada, comprometendo as funções de oxigenação do organismo. Embora possa se desenvolver repentinamente, geralmente é uma doença crônica, de longa evolução. Nos últimos anos, com o crescimento da população idosa no Brasil, observa-se um potencial crescimento de pacientes em risco ou portadores de IC. Conforme dados do Sistema de Saúde Público Brasileiro, a Insuficiência Cardíaca representa a maior causa cardiovascular de atendimentos hospitalares, somando ao redor de uma em cada 5 internações e quase 10% da mortalidade. Em nosso país a causa mais comum de IC é a doença coronariana (estreitamento ou obstrução das artérias do coração, prejudicando o transporte de sangue para o músculo cardíaco). Outros fatores de risco, ou seja, condições facilitadoras para surgimento da IC são: Hipertensão Arterial, Tabagismo, Diabetes Mellitus, Doença das Válvulas Cardíacas, Alcoolismo, Doença de Chagas, uso de quimioterápicos, entre outras. Os pacientes que apresentam apenas os fatores de risco, devem receber tratamento junto ao seu médico para evitar o aparecimento da IC.
.: Leia Mais >
 
::: 15/09/2017
Emergência 24h do Divina volta a atender sem restrições
O diretor Médico do Hospital Divina Providência, Dr. Fernando Fernandes, informa que o atendimento na Emergência voltou à normalidade no final desta tarde de sexta-feira, dia 15 de setembro de 2017. O setor havia restringido o atendimento, no início da noite do dia 13, em função da grande procura de pacientes por atendimento tanto na Emergência quanto nas demais áreas de internação do Hospital. A decisão teve por objetivo garantir a segurança dos pacientes em atendimento. A Direção do Divina agradece a compreensão de todos. Mais informações sobre o funcionamento da Emergência você obtém pelo telefone 051 3320.6007.
.: Leia Mais >
 
::: 12/09/2017
Divina realiza ações para prevenir a Sepse
Para reconhecer e tratar adequadamente os pacientes com Sepse, o Hospital Divina Providência implantou, em maio de 2017, um programa de identificação e tratamento precoce dessa patologia. Todos os pacientes atendidos na Emergência ou internados são avaliados rotineiramente em relação à possibilidade de Sepse. Dessa forma, está sendo possível qualificar ainda mais o atendimento oferecido pela instituição. A informação é do médico infectologista, Sidnei dos Santos, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Divina. Conforme o especialista, Sepse, antigamente conhecida como septicemia ou infecção generalizada, é uma inflamação generalizada do organismo em decorrência de uma infecção. “As doenças mais comuns que causam Sepse são pneumonia, infecções abdominais e infecções urinárias. É uma doença que ocorre com mais frequência e tem uma taxa de mortalidade maior do que infarto do coração, acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e alguns tipos de câncer”, relata o médico.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Centro de Formação busca o aprimoramento técnico de funcionários e dirigentes
O Centro de Formação e Investigação Divina Providência (CFIDP) é a área de capacitação e pesquisa da Rede de Saúde Divina Providência que começou a atuar em 2016. Coordenado pelo médico intensivista Dr. Willian Dalpra, tem por objetivo trabalhar no desenvolvimento de melhores práticas e na qualificação técnica dos funcionários, desde a área operacional até a diretoria. O Centro é subdividido em Escola de Saúde, Escritório de Pesquisa Clínica, Programa de Residência Médica, Escritório de Desenvolvimento do Colaborador, Plataformas de Pesquisa e Ações Sociais. “O Centro surgiu da necessidade de uniformizarmos as ações em nível da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP). Optamos por estruturar em segmentos de tal forma que cada um pudesse ter uma abrangência e um foco de atuação”, explica Dr. Willian. O Escritório de Desenvolvimento do Colaborador é integrado pela coordenadora, enfermeira Glaucia Trevisan, pela enfermeira Cintia Correa e pelo analista de sistemas Everton Veiga.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Missa celebra Mês das Vocações
A Igreja Católica celebra em agosto o Mês das Vocações. No Divina, a celebração aconteceu no dia 31, no auditório Pe. Eduardo Michelis, e foi presidida pelo padre João Carlos Strack, que enfatizou a importância das profissões. “Toda a vocação é algo Divino, um presente de Deus”, afirmou o capelão. A coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, agradeceu a presença de todos e parabenizou os funcionários do setor de Nutrição pelo Dia do Nutricionista, que também é comemorado em agosto. A religiosa também agradeceu ao capelão que está deixando o Hospital para se dedicar a outros compromissos. “Queremos expressar o nosso mais profundo agradecimento ao Pe. João Carlos pela sua dedicação à instituição nesse período. Também desejamos que Deus o ilumine em suas novas atividades”, concluiu.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Divininho publica reconhecimento das melhorias implementadas a partir da Certificação ONA pela equipe do IGQ
A mais recente edição do Divininho, informativo interno do Hospital Divina Providência, destaca, em matéria de capa, a visita dos avaliadores do IQG - Instituto Qualisa de Gestão que atuam na certificação da Organização Nacional de Saúde (ONA). Na ocasião, foram indicados itens a serem melhorados e elogiado o trabalho realizado até aqui. Os nascimentos, o Programa de Integração dos novos funcionários e as promoções e formaturas também estão presentes na edição, mostrando a conquista de cada um que trocou de setor e de cargo ou conclui um curso. Também tem seu espaço na publicação a Missa que celebrou o Mês das Vocações. Ainda integra esta edição a comemoração do Dia dos Pais, que teve uma tarde com palestra e espaço de terapias naturais para os funcionários. A edição ainda contempla matéria sobre o Centro de Formação e Investigação da Rede de Saúde Divina Providência. O Centro tem por objetivo trabalhar no desenvolvimento de melhores práticas e na qualificação técnica dos funcionários. O Setor Comercial do Hospital também teve matéria especial no Divininho explicando como atua no fortalecimento de parcerias e em novas oportunidades de negócio.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Gisela deixa o Divina após 24 anos de trabalho
Muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional fizeram parte da trajetória da técnica de Enfermagem Gisela Vieira Abrahão, que trabalhou no Divina por 24 anos e, por motivos familiares, teve que se afastar da instituição. Desde o dia 3 de julho, ela já não faz mais parte da equipe. “Foi um momento angustiante, mas eu tinha que decidir.” Gisela é formada em Matemática, mas optou por uma virada na carreira fazendo o curso técnico de Enfermagem e ingressando no Divina, em 1993. Quando iniciou, começou no berçário, passando pelo Alojamento Conjunto e, por fim, na UTI Neonatal. “Vi tudo crescer. Quando cheguei só tinha um prédio, e por isso, acompanhei toda a evolução do Hospital”, lembra. Para Gisela, o Divina Providência foi onde se lapidou profissionalmente e onde se sentiu valorizada como funcionária. “Foram muitas chefias, diversas equipes de trabalho e eu ia me moldando a isso tudo”, conta. Para o futuro, Gisela planeja empreender e abrir seu próprio negócio.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Equipe Comercial foca no fortalecimento de parcerias e em novas oportunidades de negócio
Estabelecer negociações e focar na recontratualização da maioria dos 60 convênios de saúde ativos da instituição. Este foi um dos grandes desafios da Área Comercial, neste primeiro semestre, tarefa que está sob a responsabilidade da supervisora Dulce Hippler e da analista Ana Cristina Bertagnolli. Criado em 2013, o setor passou a desempenhar importante papel no momento em que o país entrou em crise, as fontes pagadoras tiveram as receitas encurtadas e, consequentemente, as relações entre as empresas ficaram mais complexas. Dulce, que é formada em Administração de Empresas e trabalha no Divina desde 1988, conta que, no início do ano, a Área Comercial passou por uma reestruturação com a mudança do quadro funcional. “Retomamos os principais processos que são o relacionamento com as operadoras de planos de saúde – que respondem por 93% da receita –, a gestão dos contratos e a análise de novos produtos e serviços”, relata.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Educação para um mundo sustentável
Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos. Porém, para Emerson Vieira Prates, que atua na Portaria do Hospital, o conceito vai além de uma frase politicamente correta. Emerson é voluntário há 5 anos da ONG Greenpeace, que atua contra crimes ambientais em todo o mundo. O trabalho como voluntário consiste em educar alunos do Ensino Médio e Fundamental para a preservação do meio ambiente. A educação nas escolas, chamada de Projeto Escola do Greenpeace Porto Alegre, tem como objetivo debater com os alunos questões como aquecimento global, consumo responsável, práticas sustentáveis, reciclagem, separação de lixo e fontes de energias renováveis.Mas o contato com a natureza e a preocupação com um mundo mais sustentável não se dão somente pelo voluntariado. Emerson é técnico em Meio Ambiente e também pratica rapel de montanha. “Sou muito envolvido com o meio ambiente e acredito que exemplos falam muito mais que palavras.”
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2017
Semana tem cardápio diferenciado e combate ao desperdício
Aliado ao Dia do Nutricionista, que é comemorado em 31 de agosto, já é uma tradição do Divina promover a Semana da Nutrição, sempre realizada na última semana do mês. Este ano, o evento aconteceu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Durante estes dias, os funcionários desfrutaram de cardápios com comidas típicas das diversas regiões do Brasil, o que além de trazer diversidade à alimentação, promoveu o conhecimento da rica culinária brasileira. A campanha Prato Limpo, visando à conscientização sobre a diminuição do desperdício de alimentos, também não poderia ficar de fora. Cartazes foram colocados na entrada do refeitório para alertar aos funcionários sobre a importância de não desperdiçar alimento no momento das refeições. Em 2016, a média de sobras de alimentos deixados nos pratos baixou de 23 kg para a 18 kg por dia.
.: Leia Mais >
 
::: 30/08/2017
Ambulatório 1º de Maio realiza maios de 600 procedimentos nos mutirões de agosto
A equipe de saúde do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, participou, no mês de agosto, de vários mutirões da saúde. A coordenadora do Ambulatório, enfermeira Daiane Benites, lembra que a equipe fez atendimento no evento do Dia dos Pais, organizado pela Pastoral da Saúde no Hospital Divina Providência. Ainda conforme Daiane o grupo esteve no evento de Saúde do Trabalhador com os profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Teresa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. “Também estivemos na Promoção da Saúde com os idosos da SPAAN e no Mutirão da Saúde na Esplanada da Restinga”, resume a enfermeira.
.: Leia Mais >
 
::: 26/08/2017
Avaliadores do IQG validam melhorias implementadas após a Certificação ONA nos hospitais Divina e Independência
O alinhamento entre as áreas e os acordos de impacto na organização dos processos internos. Estes são alguns dos novos desafios do Hospital Divina Providência nos próximos meses na busca pela Certificação ONA II. A informação é do enfermeiro Alex Pereira, coordenador do Serviço de Qualidade, Segurança e Cuidado da Rede de Saúde Divina Providência após a visita da equipe acreditadora Organização Nacional de Saúde (ONA) do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), realizada nos dias 8 e 9 de agosto no Divina e nos dias 10 e 11 no Independência. A coordenadora-geral das Áreas Assistenciais do Divina, enfermeira Fabiane Fengler, avalia que o processo de acreditação é um trabalho contínuo que permite aprimorar o conceito de qualidade e segurança do paciente. “Atuando em todas as áreas do Hospital, visa despertar nas pessoas a compreensão de que tudo está interligado, estabelecendo práticas cada vez mais seguras”, ressalta. A enfermeira destaca a importância que cada profissional tem neste processo, independente da sua área de atuação, seja na assistência direta ao paciente ou nas áreas de apoio. Refinamento das ações O enfermeiro Alex explica que, desde o recebimento da Acreditação ONA I, em dezembro de 2016, o Divina vem melhorando os serviços e a estrutura oferecida aos pacientes. Na ocasião, o IGQ indicou vários itens a serem melhorados tais como o controle de acesso e a implementação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR).
.: Leia Mais >
 
::: 21/08/2017
Serviço de Cardiologia do Divina tem atendimento ágil e resolutivo
O cardiologista Marcelo Rava de Campos (foto) também assegura que o Divina está se tornando referência na área da Cardiologia. Conforme o especialista, que integra o Corpo Clínico do Hospital desde 2012, o Serviço de Cardiologia foi o primeiro a ser implementado na instituição após a adoção das Linhas de Cuidados e oferece todos os exames necessários para os melhores diagnósticos e tratamentos. “Temos um serviço consolidado, organizado, enxuto e rápido em termos de resolução, interpretação e entrega de exames e na aplicação de tratamentos. A qualidade é excelente, no mesmo padrão dos melhores hospitais do Estado”, ressalta. Além de atendimento clínico e ambulatorial de alta resolução, o médico reiterara que o Hospital também conta com uma Unidade Endovascular para intervenções minimamente invasivas e cirurgias convencionais de alta complexidade.
.: Leia Mais >
 
::: 12/07/2017
Auditoria Interna prepara Divina e Independência para os avanços da ONA
Uma Auditoria Interna da ONA foi realizada nos hospitais Divina Providência e Independência nos dias 12 e 14 de junho. A informação é do enfermeiro Alex Pereira, coordenador da Gestão de Risco do Hospital. “Esta avaliação interna teve como objetivo proporcionar uma oportunidade de autoavaliação dos serviços dos hospitais levando em conta os critérios de avaliação da ONA”, resume. Após a auditoria interna, foi entregue às direções e lideranças um relatório com os apontamentos e observações do grupo de avaliadores. A visita de manutenção, que será realizada pelo IQG, ocorrerá na primeira quinzena de agosto. O enfermeiro também abordou o tema na Reunião de Análises Estratégicas (RAE), realizada no dia 20. Destacou a necessidade de aprimoramentos dos processos internos, com ênfase na segurança do paciente.
.: Leia Mais >