:: Outras notícias
»  Residência Médica em Medicina Intensiva e Psiquiatria na Rede de Saúde Divina Providência
»  Transmissão histórica, hoje à tarde, marcará o Setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Divina Providência
»  O trabalho em equipe faz a diferença
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 17/10/2014
Hospital comemora Dia do Médico com os profissionais da casa
Os médicos do Hospital Divina Providência estão comemorando seu Dia antecipadamente com um coquetel oferecido pela Direção da entidade, na Sala de Reuniões, no 4º andar. (O Dia do Médico é amanhã, sábado, dia 18 de outubro). Durante todo o dia de hoje, a diretora-geral, Maria Eloni Coczenski, o diretor- Executivo, Darci Mallmann, o diretor-Médico, Dr. Fernando Fernandes, e a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, estarão recepcionando todos os médicos que atuam no Divina. O Divina também participa do caderno Dia do Médico, publicado pelo do Jornal do Comércio de hoje, dia 17 de outubro. Na página 33 do Caderno, Irmã Maria Eloni fala do Carisma das irmãs e de sua atuação em quatro continentes. “Aproveito esse momento de partilha para agradecer a todas as irmãs e funcionários que se dedicam à Área da Saúde, e ao Deus Providente, que está sempre conosco. Conforme o nosso fundador, Pe. Eduardo Michelis, ‘O trabalho conjunto gera uma força indestrutível’, conclui. A presença das Irmãs em posições-chave, essencial para que o Hospital continue prestando um atendimento humanizado, também é destaque na publicação. Na página 21 do referido Caderno também foi publicado um anúncio destacando o slogan da instituição:“Cuidar de pessoas é a nossa especialidade”.
.: Leia Mais >
 
::: 13/10/2014
Representante da Rede de Saúde Divina Providência faz bela apresentação no concurso Rainha da Saúde
A colega Caroline Siqueira, que trabalha no Arquivo do Faturamento do Hospital Divina Providência foi a representante da Rede de Saúde Divina Providência na escolha do concurso Rainha da Saúde 2014, realizada na Sede Campestre do SESC. Mesmo não ficando entre as vencedoras, Carolina fez uma bonita apresentação, motivo de orgulho para a instituição. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Fehosul), ocorreu na noite de sábado, dia 11 de outubro. A Rainha da Saúde eleita foi Alana de Anselmo Garcia, do Beneficência Hospitais; a 1ª Princesa Letícia Juliane Riglei da Rosa, da Associação Hospitalar Vila Nova; a 2 ª Princesa Layra de Souza, da Prontomed de Cachoeirinha, que também ganhou a melhor torcida; e a Miss Simpatia, Thais dos Santos Hain, do Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã.
.: Leia Mais >
 
::: 08/10/2014
Equipes discutem as melhores maneiras de cicatrizar feridas
A sequência de palestras que integram o curso de Avaliação e Tratamento de Biofilme em feridas, teve inicio, às 15h30min, do dia 30 de setembro, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, do Hospital Divina Providência. A atividade foi realizada pela Delfar e B/Braun, e objetiva a criação de ciclos de aulas para informar e auxiliar profissionais da área da saúde. O enfermeiro Gustavo Gomboski, mestre e gerente comercial da Região Sul da B/Braun, que trabalha há 20 anos com cicatrização de feridas, foi quem ministrou a palestra. O curso tem o objetivo apresentar noções sobre Biofilme em feridas, sua formação e apresentação clínica, bem como discutir formas de tratamento e eliminação desta estrutura. A duração será de três dias que encerrarão no dia 11 de dezembro no Auditório da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A primeira palestra abordou profundamente a cicatrizações das feridas. No dia 28 de outubro, o curso será apresentado no auditório do Hospital Independência abordando o mesmo tema, porém com o enfoque no Biofilme. Adicionalmente, os participantes foram convidados a trazerem casos vinculados ao assunto para serem analisados no último dia do curso, dia 11 de dezembro, pelo Dr. Adriano Mehl, speaker da B/Braun. Desta forma, será selecionado e discutido o curativo ideal baseado nos casos apresentados pelos participantes do curso.
.: Leia Mais >
 
::: 06/10/2014
Equipes das ESFs do Divina realizam mutirão no Centro Social Antônio Gianelli
A Equipe de Saúde Comunitária das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Rincão e Belém, do Hospital Divina Providência, realizou, no dia 4 de outubro, das 9h às 16h, o 1º Mutirão de Saúde, no Centro Social Antonio Gianelli, na comunidade do Rincão, em Belém Velho. A ação foi em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre, Coordenadoria Geral de Atenção Primária, Serviços Especializados Ambulatoriais e Substitutivos. Ao se encerrar o mutirão 136 pessoas tinham sido atendidas com a realização de 398 procedimentos. Conforme a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Daiane Benites, a programação contou com várias atividades que proporcionou que 52 pessoas participassem da verificação de pressão arterial e glicose; 32 de massagem Schiatsu e Terapias Naturais; 17 no teste rápido de HIV, Sífilis e HEPB; 92 crianças nos brinquedos do SESC e Pinta Cara; 41 nas orientações de saúde bucal e 20 do corte de cabelo. Também ocorreu a distribuição de 650 cachorros-quentes, 300 fatias de bolo e refrigerante para as crianças da comunidade.
.: Leia Mais >
 
::: 03/10/2014
Médico norte-americano traz experiências do Boston Brigham Hospital para melhorar a segurança do paciente do Divina
Uma excelente toca de experiências sobre o que os principais hospitais do mundo estão realizando para detectar precocemente falhas no sistema de saúde e reduzir a mortalidade hospitalar. Essa é a avaliação do Dr. Guilherme Barcellos, coordenador da Equipe de Hospitalistas do Hospital Divina Providência sobre a palestra do hospitalista norte-americano Allen Kachalia, realizada às 10h30min da manhã desta sexta-feira no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Dr. Kachalia é responsável médico pela qualidade e segurança do Boston Brigham Hospital, professor associado da Harvard Medical School a da Harvard School of Public Health, nos EUA. O palestrante abordou o tema Revisão de Óbitos para Melhoria da Qualidade. Entre tantas informações o médico americano informou que, com o estudo dos óbitos o seu hospital, em Boston, reduziu a mortalidade de 2,6%, em 2006, para 2% em 2010. Dr. Guilherme afirma que muitas informações importantes trazidas pelo médico serão aplicadas pela Comissão da Qualidade do Divina para continuar diminuindo os índices de mortalidade no Hospital. A palestra foi proferida em Inglês, sem tradução simultânea.
.: Leia Mais >
 
::: 03/10/2014
Caroline Siqueira é a rainha da Rede de Saúde Divina Providência
A colega Caroline Siqueira, que trabalha no Arquivo de Faturamento do Hospital Divina Providência colocou a faixa de Rainha do Hospital 2014, hoje à tarde, e irá representar a Rede de Saúde Divina Providência na escolha da Rainha da Saúde do RS. O evento ocorrerá no sábado, dia 11 de outubro, na Sede Campestre do SESC. A 1ª princesa eleita foi Potira Oliveira de Barros, da Higienização, e a 2ª princesa foi Lilian Lima, do Agendamento Cirúrgico do HI. A escolha da rainha ocorreu no estacionamento do Hospital Divina Providência. A alegria e o entusiasmo tomaram conta das torcidas. Ao todo, 18 candidatas concorreram ao título: Jaqueline Lima, representando a Lavanderia; Andressa Ribas, da Terapia Ocupacional do Hospital Independência; Tainá Ferreira, do Ambulatório 1º de maio; Patrícia Araújo; do Ambulatório do Hospital Independência; Tássia Almeida, do Serviço de Nutrição e Dietética (SND); Mariana Nascimento, da Fisioterapia do HI; Caroline Siqueira, do Faturamento; Patrícia Knevitz, da Recepção; Taiana Beltrame, da Emergência.
.: Leia Mais >
 
::: 02/10/2014
Divininho noticia ações que visam qualidade e humanização
A 123° edição do Divininho, o informativo interno do Hospital Divina Providência, destaca o trabalho pela qualidade e a humanização, desenvolvido através do Sistema de Assistência em Enfermagem (SAE). A publicação também trás matéria sobre os novos eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), gestão 2014/15, que tomaram posse no dia 17 de setembro, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Ainda destaque a palestra realizada pela Irmã Eurides Alves de Oliveira, da Congregação do Imaculado Coração de Maria e coordenadora da rede “Um Grito pela Vida”. A religiosa alertou sobre as violações de direitos humanos, com enfoque na exploração e tráfico de mulheres e crianças. Na página 3, o Divininho faz uma apresentação do administrador hospitalar e professor da FADERGS, Luciano de Araújo Mendonça, novo coordenador do setor de Faturamento.
.: Leia Mais >
 
::: 02/10/2014
Médico norte-americano ministrará no Divina palestra sobre Revisão de Óbitos para Melhoria da Qualidade
O hospitalista norte-americano Allen Kachalia responsável médico pela qualidade e segurança do Boston Brigham Hospital, professor associado da Harvard Medical School a da Harvard School of Public Health, fará uma palestra para melhoria de qualidade no Hospital Divina Providência no dia 3 de outubro, sexta-feira. O evento ocorrerá no Auditório Pe. Eduardo Michelis, das 10h30 às 12h. O palestrante irá abordar o tema Revisão de Óbitos para Melhoria da Qualidade. Informamos que a palestra é em inglês e que não haverá tradução simultânea.
.: Leia Mais >
 
::: 01/10/2014
Emergência 24h do Divina volta a funcionar com restrições
A Emergência 24h do Hospital Divina Providência voltou a operar com restrições às 20h20min desta terça-feira, dia 30 de setembro de 2014. Conforme o Dr. Maurício Menna Barreto, gerente Médico no setor, a Emergência restringiu o atendimento a casos de urgência e emergência extremas novamente, devido à superlotação. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão de todos. Mais informações pelo fone: 051 3320.6007.
.: Leia Mais >
 
::: 24/09/2014
Enfrentar o tráfico de pessoas é o nosso compromisso
O Hospital Divina Providência realizou, no dia 23 de setembro, data mundial da luta contra a exploração e tráfico de mulheres e crianças, palestra de alerta sobre as violações de Direitos Humanos, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Irmã Eurides Alves de Oliveira, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e coordenadora da rede “Um grito pela Vida”, falou aos funcionários sobre o compromisso de enfrentar e denunciar o tráfico de pessoas. Com o lema: “Enfrentar o tráfico de pessoas é o nosso compromisso”, a rede desenvolve um conjunto de atividades de prevenção, atenção e acolhida das vítimas, sensibilização e informação. “Procuramos a participação e a mobilização de todos para buscar uma sociedade sem tráfico de pessoas, onde não haja indiferença e alienação da população em relação à esta realidade”. Irmã Eurides lembrou ainda que a iniciativa começou a partir da Conferência Religiosa do Brasil. Em 2007, o grupo fundou a rede unindo religiosos que tinham o objetivo de lutar e combater o tráfico de mulheres jovens e crianças, que hoje ocupa uma entre as três maiores fontes de renda ilícitas do país. “Nos unificamos pela possibilidade, pela motivação de cidadania e fé, unindo as qualidades, dons e forças de quem deseja combater o tráfico humano” completou a Irmã.
.: Leia Mais >
 
::: 22/09/2014
Hospital concorre pela 4ª vez consecutiva ao Selo Fornecedor Consciente
Esta é a 4ª vez que o Hospital Divina Providência concorre à premiação Selo Fornecedor Consciente, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor/RS – IDF/RS. Neste ano a instituição está sendo indicada para a categoria Responsabilidade Social com o projeto "Curso de gestantes", que é realizado de forma gratuita para clientes da Área Materno-Infantil. O projeto foi selecionado e agora está concorrendo ao Troféu Luiz Antonio D’amado Dos Santos. Ano passado o Hospital ganhou o prêmio com 5 projetos: "Yoga Laboral" e "Grupo contra o Tabagismo da Unidade de Saúde da Família Rincão"; Ecologia, com o projeto "Recicla Rincão"; Marketing Consciente, com o projeto "Programa 5S's"; Cultura, com o projeto "Grupo Mexa-se" e Respeito ao Consumidor, com o projeto "Prestação de Contas dos serviços Ofertados aos Usuários das Unidades de Saúde da Família". A votação para a escolha do melhor projeto na categoria Responsabilidade Social 2014 se inicia hoje, segunda feira, dia 22 de setembro, e termina a meia noite do dia 17 de novembro de 2014. Quanto mais votos o projeto receber, mais chances o Divina tem de ganhar mais uma vez o Troféu.
.: Leia Mais >
 
::: 14/09/2014
Emergência 24h do Divina volta a funcionar sem restrições
A Emergência 24h do Hospital Divina Providência voltou a operar sem restrições às 21h deste domingo, dia 14 de setembro. O setor havia restringido o atendimento a casos de urgência e emergência por superlotação, ontem sábado, dia 13, às 20h40min. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão de todos. Mais informações pelo fone: 051 3320.6007.
.: Leia Mais >
 
::: 11/09/2014
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 03/09/2014
Divininho destaca ação social realizada por funcionários
A 122° edição do Divininho destaca a ação social realizada pela família da Alice de Rocha, secretária da direção, com a colaboração de Ana Ferraboli, coordenadora do setor financeiro. A cada 15 dias o grupo se reúne e apronta cerca de 100 marmitas com arroz, feijão, carne e massa para serem levadas aos necessitados ao centro da cidade. Outro destaque é a presença do hospitalista norte-americano Allen Kachalia, médico no Boston Brigham Hospital e professor de Harvard. Kachalia realizara uma palestra no Hospital Divida Providência no dia 3 de outubro. O evento ocorrerá no Auditório Pe. Eduardo Michelis, das 10h30 ás 12h.O sucesso na transmissão dos dois tratamentos de doenças coronárias realizadas no Divina também ganhou evidência. O informativo ainda aborda nascimentos, promoções, aniversários, cursos e congressos e o galeto farroupilha promovido pela Associação dos Funcionários, que será no dia 19 de setembro.
.: Leia Mais >
 
::: 01/08/2014
Divina realiza com sucesso transmissão de procedimentos de doenças coronarianas avançadas para o Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
O dia 31 de julho de 2014 ficará marcado na história do Hospital Divina Providência, que completou em maio 45 anos de fundação. Pela primeira vez o Hospital participou da transmissão de tratamentos de doenças coronarianas avançadas complexas por cateter para um grande evento científico nacional. O evento é o Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, que começou no dia 30 de julho e vai até hoje, dia 1º de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. A organização do evento havia registrado no primeiro dia a inscrição de 1.185 participantes incluindo médicos e profissionais da saúde do Brasil e exterior. O primeiro caso transmitido do Divina, às 14h, para a Sala Pôr do Sol, do Centro de Eventos da FIERGS, foi um Tratamento de Oclusão de Coronária Crônica em que o paciente, uma pessoa do sexo masculino, de 44 anos, foi submetido a uma Intervenção Coronária Complexa. Participaram do procedimento, além do Dr. Gilberto Lahorge Nunes, do Divina, os médicos Toshiya Muramatsu, do Saiseikai Yokohama-City Eastern Hospital (Yokohama-Kanagawa, (Japão), Alexis Vasiluk Knebel, Edie Mello de Oliveira e Romualdo Bolzoni dos Santos, todos do Rio Grande do Sul.
.: Leia Mais >
 
::: 31/07/2014
Gerente médico da Emergência do Hospital Divina participa do Polêmica
O gerente médico da Emergência do Hospital Divina Providência, Maurício Menna Barreto, participou nesta quinta-feira, dia 31 de julho, do Programa Polêmica, na Rádio Gaúcha, das 9h30 às 11h. Apresentado pelo jornalista Lauro Quadros, o programa de hoje debateu o tema “Nos Estados Unidos, médicos fazem campanha para proibir o aperto de mão nos hospitais. Prevenção ou exagero?. Participaram do debate o professor de Epidemiologia da UFRGS, Jair Ferreira, e o Secretário Científico da Associação Gaúcha de Controle de Infecção Hospitalar, infectologista Adão Machado.
.: Leia Mais >
 
::: 25/07/2014
Divina, 45 anos de cuidado
Quarenta e cinco anos ininterruptos de assistência e cuidados no Hospital Divina Providência são um período significativo. É um sinal de bênção para muitos. É a presença das Irmãs da Divina Providência em missão, juntamente com milhares de colaboradores. Deus seja louvado. As portas deste hospital se abriram em 31 de maio de 1969 e não mais se fecharam. Uma missão pontual aí se realiza e necessita das 24 horas do dia e dos 365 dias do ano, pois sempre há pessoas com necessidades e com esperança de receber ajuda. Como o paciente é o centro do Hospital, permanentemente, uma equipe multiprofissional está a postos, para que a Missão do Divina seja respondida com competência e humanização. Vale lembrar que esta Casa de Saúde está colocada sob a proteção direta da Providência Divina. Foi Jesus de Nazaré que nos revelou o rosto de nosso Deus Providente que ama a quem criou, que cuida com desvelo paternal, estendendo sem cessar sua mão Divina sobre quem a Ele se consagra e confia. Testemunhamos nesses 45 anos a presença amorosa, Divina e protetora desta mão, que tudo rege e governa, que tudo sustém e abençoa, que tudo conduz e preserva.
.: Leia Mais >