:: Outras notícias
»  Residência Médica
»  Emergência do Divina volta a atender sem restrições
»  É hora de prevenir as doenças respiratórias
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 20/09/2016
Divina lança novo protocolo de prevenção ao Tromboembolismo Venoso
O Dr. Eduardo Sad, de Belo Horizonte, palestrou no Hospital Divina Providência, no dia 1º de setembro, sobre o tema “A profilaxia do Tromboembolismo Venoso no paciente clínico e cirúrgico”. Uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, Dr. Sad esteve na instituição por ocasião do evento científico realizado no Auditório Pe. Eduardo Michelis para o lançamento do novo protocolo de prevenção do Tromboembolismo Venoso, processo que se estenderá até o final de setembro. Após a apresentação do palestrante, o Dr. Gilberto Lahorgue Nunes, gerente médico do Serviço de Cardiologia e da Unidade Endovascular do Hospital, apresentou o protocolo que está sendo implantado. “Este protocolo permitirá que os médicos do Corpo Clínico possam fazer, de maneira rápida e simples, a estratificação de risco dos seus pacientes e gerar uma prescrição de medidas gerais associadas ou não à prescrição de anticoagulantes – dependendo do estrato de risco do paciente – para a prevenção desta grave complicação”, explicou o cardiologista. Durante o mês de setembro o protocolo estará disponível para ser testado pelo Corpo Clínico e, a partir de 1º de outubro, a estratificação de risco para o Tromboembolismo Venoso será mandatória por ocasião da prescrição de internação do paciente. “Uma nova estratificação de risco será feita 48 horas após a internação”.
.: Leia Mais >
 
::: 20/09/2016
Equipes da Unidade Endovascular realizam procedimento inédito de tratamento da válvula aórtica
Um procedimento inédito foi realizado na Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência, no dia 9 de setembro. Trata-se do implante de uma prótese aórtica por cateter, como uma alternativa à cirurgia aberta de coração. A prótese chamada Evolut R é implantada por acesso minimamente invasivo, sob controle radiológico e permite a resolução da estenose aórtica – estreitamento do vaso – em pacientes que apresentam alto risco para cirurgia convencional. O procedimento foi realizado pela equipe do cardiologista intervencionista e cirurgião cardiovascular Christiano Barcellos e do cirurgião cardiovascular Cristiano Luz, sob a supervisão do cardiologista Fábio Sandoli Brito, do Hospital Albert Einstein de São Paulo. Também atuaram no procedimento o anestesista Leonardo Botelho e o ecocardiografista Fabiano Sostizzo, do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Divina. Quem se submeteu ao procedimento foi uma paciente de 81 anos, que ficou apenas quatro horas na sala de Hemodinâmica e se recupera bem da in intervenção. "Este procedimento permite o tratamento de paciente de alto risco cirúrgico oferecendo alívio para sintomas de insuficiência cardíaca e aumentando o tempo e a qualidade de vida de pacientes idosos e frágeis”, explica Dr. Barcellos.
.: Leia Mais >
 
::: 19/09/2016
Divina disponibiliza exames de Ressonância Cardíaca, executados por equipe treinada no Brasil e exterior
A Ressonância Magnética Cardíaca é um exame não invasivo – ou seja, realizado sem cortes ou cirurgias – que possibilita a obtenção de imagens detalhadas do coração em movimento (Figura 1). A informação é do cardiologista Murilo Foppa, que realiza o procedimento no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Divina Providência. O médico explica que a Ressonância Magnética gera as imagens, usando um computador que processa dados obtidos com um ímã gigante e ondas de rádio frequência. “Desta forma, são obtidas informações sobre a circulação, estrutura e função cardíacas, além de dados que permitem avaliar as características do músculo cardíaco” frisa. Dr. Murilo acrescenta que o exame é seguro e não utiliza radiação ionizante (Raios X) ou contraste iodado. “Quando necessário, é utilizado um contraste específico para este exame, chamado gadolínio”, completa. O especialista enfatiza que a Ressonância Magnética cardíaca é um exame recomendado para ajudar no diagnóstico, esclarecer achados de outros exames e para o acompanhamento de diversas doenças cardiológicas.
.: Leia Mais >
 
::: 14/09/2016
Divininho destaca atendimento da Emergência a pacientes de desastre simulado
A Emergência do Divina atendeu, no dia 4 de setembro, pacientes do desastre simulado em Porto Alegre. O atendimento realizado é destaque na edição número 146 do Divininho. O Hospital recebeu quatro pacientes do acidente simulado que aconteceu na Avenida Ipiranga, em frente à Federação Gaúcha de Futebol. As equipes foram coordenadas pelo diretor Médico, Dr. Maurício Menna Barreto, e pelo coordenador de Enfermagem, enfermeiro Silvio Costa. O objetivo da iniciativa do Sindihospa foi testar a capacidade de comunicação e resposta assistencial do sistema de saúde público e privado. Outros seis hospital da capital também participaram do evento. Esta edição da publicação também destaca a homenagem feita no Dia dos Pais, que aconteceu no dia 12 de agosto, e foi organizada pela Pastoral da Saúde.
.: Leia Mais >
 
::: 14/09/2016
Hospital instala novo sistema para acesso ao estacionamento
A direção do Divina, preocupada com a qualidade no atendimento a seus clientes, está substituindo o sistema de acesso ao Estacionamento. O novo sistema, uma reivindicação antiga dos clientes para melhorar o fluxo de veículos, iniciará as operações em setembro. A coordenadora de Hotelaria, Elisangela Calvi, explica que a nova empresa prestadora do serviço é a WPS, que instalou novos equipamentos e um sistema mais moderno com a leitura das placas dos automóveis, proporcionando maior agilidade no acesso e na saída do Hospital. “Médicos, funcionários e terceirizados cadastrados e que utilizem automóveis estarão contemplados com a leitura de placas”, afirma Elisângela. Para motos, ainda haverá a necessidade de cartão.
.: Leia Mais >
 
::: 12/09/2016
Seja um doador de sangue
O Banco de Sangue do Hospital Divina Providência precisa de doadores de sangue. Todas as coletas são feitas por pessoal capacitado sempre sob supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. São retirados aproximadamente 450ml de sangue de cada doador, e esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde de quem está doando. O Banco de Sangue fica localizado no primeiro andar do Divina, e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3320.6012. Para doar é necessário: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos; Pesar acima de 50 quilos; Vir alimentado, evitar alimentação pesada; Ter dormido 6h (nas últimas 24h); Trazer documento de identificação (RG, CNH e CPF).
.: Leia Mais >
 
::: 04/09/2016
Emergência do Divina atende pacientes de desastre simulado em Porto Alegre
A Emergência do Hospital Divina Providência atendeu, nesta tarde de domingo, dia 4 de setembro, quatro pacientes do acidente simulado que ocorreu na Av. Ipiranga, em frente à Federação Gaúcha de Futebol. O gerente Médico do setor, Dr. Maurício Menna Barreto, explica que a iniciativa do treinamento foi do Sindihospa, em parceria com as Emergências dos principais Hospitais de Porto Alegre. “A atividade teve regulação do ordenador público de emergências, SAMU, além do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil, EPCT, além de diversas empresas de atendimento pré-hospitalar”, resume o médico. O objetivo do evento foi testar a comunicação e a capacidade de resposta assistencial do sistema de saúde público e privado, além de viabilizar oportunidades de melhorias. Ainda conforme Dr. Maurício, a dinâmica se deu em duas etapas: uma inicial, na cena do evento, caracterizada por um acidente entre um ônibus e um carro e a segunda no atendimento das vítimas nos hospitais. “Nesta segunda etapa as equipes de Emergência participaram ativamente. Desde o contato da regulação do SAMU (via telefone) até a chegada, avaliação inicial, diagnóstico e a aplicação do tratamento emergencial”, resumiu. O gerente Médico da Emergência do Divina lembra que os atendimentos seguiram as premissas de qualquer atendimento real.
.: Leia Mais >
 
::: 25/08/2016
Divina abre inscrições para o Curso de Gestantes de setembro
O Curso de Gestantes do Hospital Divina Providência já está com as inscrições abertas para a turma de setembro. O encontro acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e 3 de outubro. A coordenadora do Centro Materno-Infantil, enfermeira Neuza Richetti Polesello, informa que o custo da inscrição é de R$ 125,00 por pessoa ou R$ 230,00 por casal. A novidade nesta edição é que o valor para casal pode ser parcelado em até duas vezes no cartão de crédito. Mais informações pelo telefone (51) 3320.6036, em horário comercial. Na edição de julho participou o casal Cleber Fernandes Chiarel e Alice Prade Carvalho Chiarel, que aguardam a chegada de Eduarda, a primeira filha. Cleber é policial militar e contou que o Curso foi muito importante para o aprendizado. “Trabalho muito e estudo. Então, o curso me surpreendeu com as novidades, situações que eu desconhecia”, explicou. Caroline Langer Penteado e Alexandre Ramirez de Castro também participaram da mais recente edição. Eles aguardam a chegada de Benjamin, também o primeiro filho do casal. “Foi um curso esclarecedor, principalmente sobre os cuidados com o recém-nascido. Sinto-me muito mais preparada agora”, contou Caroline.
.: Leia Mais >
 
::: 22/08/2016
Mutirão de Saúde no Ambulatório 1º de Maio beneficia mais de 200 moradores do Bairro Cascata
Nem mesmo a chuva prejudicou as atividades da Ação Social e Saúde, promovida pelo Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, do Hospital Divina Providência. As atividades aconteceram no sábado, dia 20 de agosto de 2016, das 9h às 16h. A população do Bairro Cascata contou com diversos procedimentos médicos, tais como, verificação da pressão arterial e glicose, Reike, Massoterapia, Cromoterapia, orientação nutricional e homeopática entre outros. No total foram 201 pessoas que realizaram 301 procedimentos. A coordenadora da equipe, enfermeira Daiane Benites, comemora o resultado da Ação. “Foi excelente. Apesar da chuva, tivemos um bom público e a comunidade pôde aproveitar as atividades. Todos os envolvidos estão de parabéns”, ressalta. Ilda de Lima Cardoso (esquerda), de 82 anos, afirma que a iniciativa do mutirão é muito importante. “Sempre consultei aqui, as meninas são muito boas. Eu tratei o meu joelho e agora estou muito melhor”, declara. Ela ainda conta que vê as equipes do Ambulatório 1º de Maio como uma segunda família. Neusa da Silva, de 52 anos, também adora participar das ações. “É sempre muito divertido. Eu moro aqui perto, então fica bem fácil de eu vir”, completa.
.: Leia Mais >
 
::: 15/08/2016
Divininho destaca Semana de Prevenção de Acidentes
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que foi realizada entre os dias 11 e 15 de julho de 2016, é destaque na edição número 145 do Divininho. A programação contou com palestras, peças de teatro e apresentações artísticas. Todas as atividades tiveram o objetivo de chamar a atenção para os principais cuidados com a prevenção de acidentes de trabalho. Outro destaque é para as duas homenagens prestadas no dia 13 de julho: a Missa em memória do Dr. Ilmar Köhler, médico cardiologista do Divina falecido no início do mês, e uma homenagem a São Camilo Lellis. O santo é padroeiro dos doentes, dos hospitais, dos profissionais da saúde e dos agentes de Pastoral de Saúde. Os nascimentos de Cássio e Lorenzo, filhos de funcionários da instituição, também são noticiados nesta edição. O Curso de Gestantes do Divina teve seu encerramento no dia 25 de julho, e ajudou a orientar pais e mães de primeira viagem com novidades e dicas para os futuros recém-nascidos. Os dezesseis novos funcionários recebidos pelo Programa de Integração também fizeram parte da pauta do mês de julho.
.: Leia Mais >
 
::: 15/08/2016
Orientações a pais e mães “de primeira viagem” continuam fazendo a diferença no Curso de Gestantes
O mais recente Curso de Gestantes do Divina teve seu encerramento no dia 25 de julho. Esta foi a primeira edição a ter custo de inscrição: o investimento foi de R$ 125,00 por pessoa ou R$ 230,00 por casal – até então o curso era gratuito. Entre os participantes de julho estavam Cleber Fernandes Chiarel e Alice Prade Carvalho Chiarel, que aguardam a chegada de Eduarda, a primeira filha, com nascimento previsto para a primeira quinzena de setembro. Cleber é policial militar e conta que a formação foi muito importante para o aprendizado. “Trabalho muito e estudo. Então, o curso me surpreendeu com as novidades, situações que eu desconhecia”, explicou. Também participaram do Curso Caroline Langer Penteado e Alexandre Ramirez de Castro, que aguardam a chegada de Benjamin, também o primeiro filho do casal. A chegada do nenê está prevista para a segunda semana de setembro. “Foi um curso esclarecedor, principalmente sobre os cuidados com o recém-nascido. Sinto-me muito mais preparada agora”, contou Caroline.
.: Leia Mais >
 
::: 15/08/2016
Projeto-piloto Reiki atende pacientes e familiares do CTI Adulto
Uma parceria entre o Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio e o CTI Adulto do Hospital Divina Providência lançou recentemente o Projeto Piloto Reiki. Iniciado em 6 de junho, o projeto é organizado pela técnica em Terapias Naturais, Débora Arregui Risch, e pela enfermeira Daiane Benites. Ambas contam com a parceria da coordenadora de Enfermagem do CTI Adulto, Marilene Bock, e com o gerente Médico do setor, Dr. Willian Dalpra. A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar momentos de bem-estar e tranquilidade aos pacientes do CTI Adulto e seus familiares, através do Reiki. Até hoje, dez pacientes foram atendidos. “Nossa meta é atender mais dez pessoas para então reavaliarmos o projeto”, declarou Débora, que afirmou estar havendo ótima aceitação pela equipe de Enfermagem, dos pacientes e também dos familiares.
.: Leia Mais >
 
::: 15/08/2016
Equipes previnem Pneumonia associada à Ventilação Mecânica
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Divina Providência abordou, no mês de julho, a Prevenção da Pneumonia associada à Ventilação Mecânica (PAV), dando seguimento ao ciclo de capacitações. A coordenadora do Serviço, enfermeira Taiana Lando, explica que essa é uma das infecções mais frequentes entre os pacientes de terapia intensiva e sua ocorrência acarreta aumento na mortalidade, bem como prolongamento da hospitalização.
.: Leia Mais >
 
::: 15/08/2016
Seminário implanta protocolo da Cirurgia Segura
Os enfermeiros Alex Pereira, coordenador da Gestão de Risco, e Débora Flach, supervisora de agendamentos do Centro Cirúrgico, conduziram o Seminário Cirurgia Segura, realizado no Auditório da Casa de Acolhida. Foram nove encontros ocorridos nos dias 25, 26 e 28 de julho, com o objetivo de informar os métodos da auditoria para a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e implementar o Protocolo de Cirurgia Segura nas áreas do Centro Cirúrgico e Unidade Endovascular. O evento teve a participação de mais de 200 funcionários.
.: Leia Mais >
 
::: 18/07/2016
Ainda há vagas para o Curso de Gestantes que começa hoje
O Curso de Gestantes do Hospital Divina Providência ocorre desde 2004, atende cerca de 200 casais a cada ano e prevê mais três edições para o ano de 2016. Profissionais de diversas áreas da saúde ministram os encontros, que acontecem em períodos de três dias, das 19h às 21h45, no auditório Pe. Eduardo Michelis. A partir da edição, que começa hoje, dia 18 e tem continuidade nos dias 21 e 25 de julho, o curso – que desde seu início foi gratuito – terá um custo de inscrição: o investimento será de R$ 125,00 por pessoa ou R$ 230,00 por casal. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 33206036 ou pelo e-mail cursodegestantes@divinaprovidencia.org.br. De acordo com a enfermeira Neuza Richetti Polesello, coordenadora do Centro Materno-Infantil do Divina, o grande objetivo da formação é orientar, informar e esclarecer aos futuros pais e mães a importância dos cuidados gerais relativos à maternidade, antes e após o parto. “Essas informações são repassadas através de palestras e atividades, possibilitando que os participantes conheçam a equipe de profissionais do Hospital para, então, tranquilizar o momento do parto”, frisa.
.: Leia Mais >
 
::: 15/07/2016
Show de Talentos encerra SIPAT 2016
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 15 de julho. Para encerrar com chave de ouro este período, foi realizado hoje um Show de Talentos, com a participação dos funcionários da instituição. Com o apoio do auxiliar-geral do Centro Cirúrgico e violonista, Luis Fernando Oliveira da Rosa, o Grupo de Canto do Hospital iniciou as apresentações cantando ‘A Amizade’, de Regina Mota, e ‘Não Quero Dinheiro’, de Tim Maia. Em seguida, a recepcionista do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Renata dos Santos Pires cantou ‘Ainda Lembro’, de Marisa Monte, e ‘O Que é o Amor’, de Maria Rita. A atendente de Nutrição do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Cíntia Jardim interpretou ‘É Preciso Saber Viver’, de Roberto Carlos, e, assim que finalizou a canção, chamou ao palco seu filho Patrick, que dançou e interpretou Michael Jackson com a música Billie Jean.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >