:: Outras notícias
»  Emergência 24h do Divina volta a realizar atendimento sem restrições
»  Residência Médica em Medicina Intensiva
»  Gente do Verde destaca nova estrutura do Centro Clínico e ações para melhorar a Segurança do Paciente
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 27/02/2015
Participação e vivência na celebração de encerramento do Capitulo Geral da Congregação
Na Celebração de Encerramento do 28º Capítulo Geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência, em Curitiba, no último dia 31 de janeiro, muitas religiosas, leigos e leigas participaram deste significativo acontecimento. As Irmãs capitulares delegadas vieram da Europa – Alemanha e Holanda –, da Ásia, – Indonésia. África – Malawi e Moçambique – e, da América do Sul, – Bolívia e Brasil. Após avaliações, estudos e aprofundamento de temas, foram tomadas várias decisões e formulado um novo horizonte para todas as Irmãs da Congregação. O Capítulo também fez uma recomendação para a partilha do Carisma e Espiritualidade com leigos e leigas. Entre as muitas responsabilidades do Capítulo, foi eleita uma nova equipe de Coordenação Geral para dinamizar a vida e missão de toda a Congregação no quinquênio 2015-2020. As capitulares eleitas foram: Irmã Márian Ambrosio, da Província de Curitiba - Coordenadora Geral; Irmã Lydia Liong, da Província da Indonésia - Vice-Coordenadora; Irmã Lúcia Weiler, da Província de Lajeado (RS); Irmã Maria Rita Xavier Mendes, da Região de Montes Claros (MG); e Irmã Ursula Kuhlmann, da Província Alemã (Münster).
.: Leia Mais >
 
::: 24/02/2015
Representantes da Shimadzu realizam treinamento no Hospital Divina Providência
Aproximadamente 30 representantes comerciais da Shimadzu Excellence in Science, vindos da Bolívia, México, Chile e Paraguai estão realizando um treinamento em um equipamento (Bransist Alexa F12), da Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência. O primeiro grupo começou hoje, dia 24 de fevereiro, e mais dois grupos concluem o processo de aprendizagem amanhã. Conforme um dos especialistas da empresa, Marcelo Javier, de São Paulo, este equipamento é o mais completo e atualizado em todo o mundo, pois possui alta tecnologia. “Nossos representantes vieram conhecer o modelo para, a partir daí, implementarem o equipamento em instituições de saúde de seus países. Em termos tecnológicos o Divina está muito bem servido”. O presidente da Shimadzu no Brasil, Akihiko Kato, foi recepcionado pela diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski e pelo diretor Médico, Dr. Fernando Fernandes, que os acompanhou até a Unidade Endovascular. O grupo esteve formado pelos representantes da Shimadzu, Luis Alfredo Sanches, Jaime Silva, José Cimarro, Angelo Rostirolla e Agustín Ortega.
.: Leia Mais >
 
::: 19/02/2015
Missa de Cinzas marca o início da Quaresma e Campanha da Fraternidade
A Missa de Imposição da Cinzas, realizada no dia 18 de fevereiro, e presidida pelo Pe. Cláudio Damé, marcou o início da Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é “Sociedade mais justa e mais fraterna”. No decorrer da celebração, um grupo de funcionários entoou canções de louvor e foi acompanhado pelos demais colegas do Hospital. Padre Cláudio ressaltou a importância de “rasgar o nosso coração, e não as vestes”, pois a conversão é diária. “Deus é como uma mãe, que não cansa de repetir o caminho do bem”, e quando há a compreensão, Deus deixa de repetir. Somos tentados diariamente. Mas a prática da oração e do jejum redimensiona a conversão”, pregou. O sacerdote lembrou ainda que, estes 40 dias de jejum que antecede à Páscoa, é um período de preparação e de penitência que nos fortalece contra o espírito do mal. Também durante a Missa foram realizadas orações especiais em homenagem ao funcionário Jacques Heineck, Técnico em Enfermagem da Unidade Endovascular, que faleceu no dia 15 de fevereiro. Jacques era esposo da Enfermeira do Centro Cirúrgico, Débora Flach Heineck. O arquiteto José Carlos Miranda, que com sua esposa Graciela Ruanoba trabalhou em inúmeros projetos da Sociedade Sulina Divina Providência, também foi lembrado na celebração. Ele faleceu no dia 15 de fevereiro, quando se recuperava de uma cirurgia cardíaca.
.: Leia Mais >
 
::: 04/02/2015
Divininho destaca Capítulo Geral e Curso de Gestante
A 127ª edição do Divininho traz o Capítulo Geral de 2015, realizado pela Congregação das Irmãs da Divina Providência. O evento promovido em Curitiba, no Paraná, teve a presença de 70 integrantes representando países como Alemanha, Brasil, Indonésia e Holanda. A diretora-geral do Divina, Irmã Maria Eloni Coczenski, relata que no encontro foi avaliado o trabalho dos últimos cinco anos, além de debate sobre as perspectivas para o futuro, tendo em vista desafios e possibilidades da vida atual. As conclusões do encontro, que teve início em 10 de janeiro e terminou no dia 31, estarão na publicação do mês de fevereiro. Outro destaque é o cronograma do Curso de Gestante realizado pelo Hospital. Contemplado com o certificado Fornecedor Consciente no ano passado, em 2015 serão oferecidas cinco edições, que abordarão as diversas temáticas envolvendo pais e filhos, para sanar dúvidas e preparar os casais em assuntos como cuidados com gestantes e bebês, bem como a atenção ao bem-estar da família. A publicação aborda ainda a formatura de seus colaboradores, o mutirão de saúde realizado na Escola Brigadeiro Silva Paes e o Programa de Orientação Geral (POG), oferecido aos novos funcionários do Divina.Por fim, a página da Associação traz o roteiro de viagens para o primeiro semestre deste ano.
.: Leia Mais >
 
::: 30/01/2015
Irmãs da Divina Providência projetam os próximos cinco anos da Congregação
A Congregação das Irmãs da Divina Providência está realizando o seu Capitulo Geral de 2015. O evento, que ocorre de 10 a 31 de janeiro em Curitiba (PR), se iniciou com uma celebração de abertura. Das 70 participantes – Irmãs capitulares, tradutoras, secretárias, moderadores, leigos e leigas e assessores – estão representantes da Indonésia, Holanda, África, Alemanha, Bolívia e Brasil. Também neste Capitulo as religiosas irão eleger uma nova equipe de governo para a Coordenação da Congregação. A diretora-geral do Hospital Divina Providência, Irmã Maria Eloní Coczenski, explica que o grupo está avaliando a caminhada dos últimos cinco anos com um olhar criterioso, tendo presente o horizonte e as decisões assumidas neste tempo. “Juntas a caminho, com confiança e entusiasmo, viver a missão e ser Providência de Deus, hoje” é o tema que orienta as capitulares. “Deus nos coloca neste mundo, no aqui e agora do seu Reino, para que possamos juntas dar respostas de Fé”
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 29/12/2014
Divininho destaca celebração de Natal e projeto Escola de Saúde
A 126ª edição do Divininho destaca a celebração de Natal realizada pela equipe do Hospital Divina Providência no dia 16 de dezembro. A Missa presidida pelo Pe. Cláudio Damé também foi marcada pela colaboração dos diversos setores da instituição, que arrecadaram presentes para serem doados às crianças da região. A reunião de gestores, efetuada em 6 de dezembro, também foi assunto do informativo. Na data, foram exibidos os principais dados sobre o ano de 2014, abrangendo assuntos do setor econômico-financeiro, fluxo de pacientes, relação com planos de saúde e, ainda, o resultado da pesquisa de satisfação realizada entre os clientes, que apontou aprovação por mais de 90% dos participantes. A publicação também aborda o projeto Escola de Saúde, realizado entre a Rede de Saúde Divina Providência e o Unilasalle Canoas, lançado oficialmente no campus da instituição no mês de dezembro.
.: Leia Mais >
 
::: 18/12/2014
Equipe médica disponibiliza ao Hospital atendimento neurológico 24 horas
Uma equipe de médicos coordenada pelo neurocirurgião Luiz Carlos de Alencastro vem aprimorando o suporte às áreas de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Divina Providência. O grupo disponibiliza atendimento tanto para a Emergência quanto aos demais serviços do Hospital, todos os dias da semana, durante 24h. Conforme o médico, o Divina, que já conta com uma ótima estrutura para exames diagnósticos e internações, está investindo em mais equipamentos específicos para a Área Neurológica. O suporte da equipe de neurologia, por exemplo, garante ao atendimento de Emergência total segurança para todo paciente neurológico. O Dr. Alencastro explica que a ampliação do suporte se iniciou há cerca de um ano. “Estamos avançando e dotando o Divina de toda a infraestrutura necessária para os procedimentos neurocirúrgicos”, frisa.
.: Leia Mais >
 
::: 18/12/2014
Gastroenterologistas e proctologistas do setor de Endoscopia formam grupo de apoio
Outro grupo de especialistas que passou a dar suporte 24h ao Hospital Divina Providência é formado por gastroenterologistas e proctologistas. Coordenada pelo Dr. Mário Rossi, a equipe fica de sobreaviso para qualquer necessidade da Emergência e das demais áreas da instituição. “Além de realizarmos as endoscopias de urgência, atuamos na avaliação dos pacientes e prestamos consultoria aos colegas do Corpo Clínico”, resume. Os pacientes não internados também receberão uma melhora no atendimento. Haverá maior disponibilidade de horários para a realização de exames de endocopia e colonoscopia ambulatoriais e atendimento de consultas das especialidades. “E todo o grupo fica à disposição dos pacientes para consultas no Centro Clínico”, informa o médico.
.: Leia Mais >
 
::: 18/12/2014
Núcleo de Assistência Cardiológica garante qualidade no atendimento
O Hospital Divina Providência consolidou o seu Núcleo de Assistência Cardiológica Integral (NACI). O grupo dá suporte à instituição 24h por dia, sete dias por semana, tanto na Emergência quanto a pacientes internados. O coordenador do Serviço de Cardiologia, o cardiologista Ilmar Köhler, explica que o NACI atua de forma integrada com os emergencistas e a Equipe de Respostas Rápidas, aumentando a segurança do paciente. “O trabalho integrado das equipes, associado a equipamentos de última geração, garante um atendimento rápido e seguro para todos os casos, inclusive os mais complexos como o infarto”, assegura o médico. Em final de julho, o Divina inaugurou a segunda sala de Hemodinâmica, tornando o tratamento endovascular ainda mais rápido e completo.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2014
Parceria entre Rede Divina Providência e Unilasalle Canoas viabiliza Escola de Saúde
Representaram a Rede de Saúde Divina Providência no evento, a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Clair Teresinha Agnes e o assessor jurídico da instituição, Mário Jaeger.O Hospital Divina Providência esteve representado pelos seguintes dirigentes: a diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski; diretor Administrativo, Robson Morales; gerente Médico do Centro Cirúrgico, Dr. Sérgio Frederes; coordenadora de Planejamento, Olvides Martini; coordenador de Recursos Humanos, Glademir Bastians; coordenador do Centro de Formação e Investigação, Dr. Willian Dalpra, além das enfermeiras Marilene Bock, do CTI Adulto, Cíntia Correa, do Centro de Educação Continuada (CEC), e do coordenador do setor de Faturamento, Luciano de Araújo Mendonça.Também estiveram presentes na cerimônia, o diretor-Executivo e a gerente Assistencial do Hospital Independência, José Clóvis Soares e a enfermeira Glaucia Trevisan.
.: Leia Mais >
 
::: 10/12/2014
Divininho destaca mudança na Direção e conquista do prêmio Fornecedor Consciente
A 125ª edição do Divininho traz na capa a despedida de Darci Mallmann, que deixa o cargo de Diretor Executivo após 44 anos de serviços prestados ao Hospital. Na solenidade realizada em 31 de outubro também foi apresentado pela diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, o nome de Robson Morales, que assumiu o cargo de diretor Administrativo. A cerimônia teve presença de familiares e colegas de Mallmann, que lotaram o auditório e o agradeceram pelo trabalho realizado, considerado exemplo de dedicação. A comemoração de 172 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência também foi tema da publicação. Realizada em 3 de novembro, a Missa contou com apresentação coordenada pela Irmã Elise Sehnem, da Pastoral da Saúde, que trouxe um pouco da trajetória percorrida durante o período. A Missa em homenagem à Congregação fundada pelo Pe. Eduardo Michelis, em 1842, na Alemanha, foi presidida pelo Pe. Cláudio Damé.
.: Leia Mais >
 
::: 09/12/2014
Unilasalle Canoas e Rede de Saúde Divina Providência lançam Escola de Saúde
O Unilasalle Canoas e a Rede Divina Providência lançam oficialmente, às 16h de amanhã, quarta-feira, dia 10 de dezembro – no Qoppa Restaurante do campus do Unilasalle - Av. Victor Barreto, 2288, Prédio 15 – Canoas – a sua Escola de Saúde. A parceria é resultado da associação de educação e promoção à saúde, desenvolvido pelas duas Instituições, reconhecidas por seus valores humanistas e de priorização de ações de atenção à comunidade. As duas instituições assinarem um convênio em junho de 2013, que alinhou os interesses, profissionais das duas entidades. A partir de então, foi criado um Comitê Gestor Bipartite que programou ações de atendimento à comunidade e o envolvimento dos alunos dos cursos e graduação na Área da Saúde do Unilasalle no atendimento nos hospitais da Rede Divina Providência. No lançamento acontecerá o compartilhamento das ações realizadas até o presente momento e as atividades programadas para 2015. Já estão previstos, no planejamento da Escola de Saúde, cursos técnicos e uma Residência Médica.
.: Leia Mais >
 
::: 01/12/2014
Divina e Unilasalle realizam ação sobre educação e saúde na Escola Monsenhor Leopoldo Neis
A parceria entre o Hospital Divina Providência e o Unilasalle Canoas resultou, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, na primeira atividade voltada à educação e saúde realizada em conjunto na escola Monsenhor Leopoldo Neis, no bairro Cascata. O projeto levou às crianças ensinamentos sobre hábitos de higiene do cotidiano, como a importância de lavar as mãos e escovar os dentes com a frequência e modo adequados. Na ocasião, foram realizadas oficinas nas quais os alunos se dividiram por turmas e, posteriormente realizaram uma gincana de integração para testar o aprendizado. A ação foi desenvolvida por um grupo de 26 docentes e alunos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. Coordenados pelo professor de Enfermagem, Fabiano Silva da Silva, alunas da disciplina de Enfermagem e Saúde Coletiva visitaram moradores locais para a segunda parte do projeto, que consiste em um diagnóstico da comunidade e de suas necessidades.
.: Leia Mais >
 
::: 26/11/2014
Semana Nacional de Doação de Sangue vai até sexta-feira, dia 29
O Hospital Divina Providência participa até a próxima sexta-feira, 29 de novembro, da Semana Nacional de Doação de Sangue. Durante esse período, haverá homenagem aos doadores pelo ato. Os doadores devem ter entre 16 anos (com autorização dos responsáveis legais) e 69 anos, se já for doador, e pesar acima de 50 quilos. São captados cerca de 450 ml na coleta, o que não gera prejuízo à saúde do concessor. Quem quiser participar pode comparecer ao Banco de Sangue do Divina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.
.: Leia Mais >
 
::: 25/11/2014
Divina participa de mutirão na Escola Brigadeiro Silva Paes
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência participou, no último sábado, dia 22 de novembro, de um Mutirão de Saúde na Escola Brigadeiro Silva Paes, na Rua Clemente Pinto, bairro Medianeira. A coordenadora do Ambulatório de Terapias Naturais 1º de Maio, Nelci Tolotti, informa que na ocasião, foram atendidas 142 pessoas, num total de 326 procedimentos. A ação ocorreu ao longo do dia e foi realizada em parceria com Rotary Club Teresópolis e Sesc. Nesta edição, foram oferecidos aos participantes, assistência nutricional, cromoterapia, reiki, auriculoterapia, massagem, medição de pressão arterial e exame de HGT (glicose).
.: Leia Mais >