:: Outras notícias
»  Divina implanta sistema para checagem eletrônica de medicamentos
»  Funcionários do Divina diminuem o consumo de cigarros após início de oficinas
»  Divininho destaca a acreditação da Equipe de Cirurgia Bariátrica e os 173 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 10/02/2016
Divina promove ato de despedida e gratidão à Irmã Maria Eloni
Um coquetel de despedida à diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, foi realizado na tarde de terça-feira, dia 27 de janeiro, na sala de apoio do Auditório Pe. Eduardo Michelis. A religiosa anunciou que integrará, juntamente com outras três Irmãs da Congregação, uma Missão denominada Aliança Divina Providência para a América Latina, cuja sede será em Curitiba (PR). Irmã Maria Eloni explicou que assumirá as novas funções em dois de fevereiro e já em março o grupo apresentará um projeto de trabalho. “Sairemos de uma Rede para uma Aliança. Até aqui eu cheguei e a fé deve ser cultivada. Porque a obra é de Deus, nós somos apenas o instrumento”, declarou. A diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, fez o pronunciamento inicial, agradecendo a dedicação de Irmã Maria Eloni no período. Após, os diretores e várias lideranças também se manifestaram, num ato de gratidão. Dr. Willian Dalpra, gerente médico do CTI Adulto, afirmou que a religiosa influenciou significativamente muitas pessoas. “Compreendemos que o nosso trabalho tem um sentido maior que vai além do salário que recebemos”, finalizou.
.: Leia Mais >
 
::: 10/02/2016
Programa de combate ao cigarro continua disponível para funcionários em 2016
O Divina mantém para os seus funcionários, em 2016, o programa antitabagismo ‘Respire vida, pratique essa ideia’. A informação é da enfermeira do trabalho, Adriane Bagio. “Para contribuir com a saúde de todos a instituição mantém aberta a oportunidade aos funcionários interessados em consultas médicas, terapias naturais e oficinas”, salienta Adriane. A enfermeira acrescenta que é importante seguir algumas dicas para evitar recaídas e fazer o vício do cigarro desaparecer sem grandes sacrifícios. Para isso, deve-se: definir uma data para deixar de fumar (Dia D); retirar objetos relacionados ao cigarro (cinzeiros, isqueiros ou pacotes velhos de cigarro); evitar o cheiro e locais onde estão fumando; comer quando surgir vontade de fumar (bala sem açúcar, um copo de água ou chá, pedaços de gengibre ou suco de goiaba. Mas deve-se evitar alimentos ricos em gordura e açúcar); fazer atividades agradáveis que deem prazer e substitua o sentimento de perda; e envolver a família. “Reforçamos que não é permitido fumar no ambiente interno e externo do Hospital”, conclui Adriane. As pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários do Divina, devem procurar os serviços de apoio para deixar de fumar nas secretarias de saúde de seus municípios.
.: Leia Mais >
 
::: 10/02/2016
Ciclo de capacitações propõe novo formato no controle de infecções
O tema Prevenção de Controle de Infecção em Corrente Sanguínea deu início ao ciclo de capacitações do setor em 2016, no Hospital Divina Providência. O evento ocorreu em três horários, nos dias 19 e 20 de janeiro, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Novas rodadas ocorrerão nos meses de março, maio, julho setembro e novembro. A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Taiana Lando, explica que um dos pilares do setor é a capacitação dos profissionais de saúde. “Na intenção de propor um novo formato de programa educacional, o SCIH lançou o ciclo de capacitações com temas que impactam na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)”. Ainda conforme Taiana, os treinamentos irão ocorrer bimestralmente, tendo como objetivo nivelar o conhecimento entre os profissionais das diversas áreas do Hospital. “Para cada tema o público alvo será definido a fim de capacitar aqueles funcionários que executam diretamente as atividades e cujas práticas influem na prevenção das IRAS”, finaliza.
.: Leia Mais >
 
::: 10/02/2016
Primeira edição de 2016 do Curso de Gestantes ocorre em março
As novas datas para o Curso de Gestantes disponibilizadas pelo Hospital Divina Providência em 2016 já foram definidas. Os encontros acontecerão nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro e irão preparar as futuras mamães e papais para a desafiadora missão de receber um novo bebê. O Curso oferece dicas sobre os cuidados necessários durante a gestação, bem como as informações sobre tipos de parto, amamentação, alimentação da gestante e cuidados com o recém-nascido. Há 50 vagas disponíveis para casais em cada edição do Curso. Para se inscrever, é necessário ligar, de segunda e sexta-feira, para o telefone (051) 33206036 e deixar as informações na lista de espera. O atendimento ocorre das 8h às 18h. A partir de 2016 o curso terá um custo, além do estacionamento, cujo valor ainda não foi definido pela Direção.
.: Leia Mais >
 
::: 10/02/2016
Divininho destaca despedida da diretora-geral e continuidade do programa de combate ao fumo
A edição de número 139 do Divininho, publicação dirigida ao público interno do Hospital, destaca a despedida da diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, que já assumiu nova missão na Aliança Divina Providência para a América Latina, em Curitiba (PR). Também está estampada na capa da publicação a matéria que descreve o programa de combate ao fumo, oferecido aos funcionários, que continua em vigor em 2016. Os nascimentos dos gêmeos Alice e Pedro, filhos da colega Tamiris de Oliveira Marques, da Higienização, e do Theo, filho da técnica de enfermagem do 4º andar, Elisandra Trindade da Silva, também estão publicados na capa. Os debates da Reunião de Análises Estratégicas (RAE), realizada no dia 20 de janeiro, com foco no Planejamento Estratégico 2015-2019 também foram abordados, bem como o primeiro Programa de Integração do ano, que reuniu 23 novos funcionários. Entre eles, estiveram sete imigrantes haitianos e um senegalês.
.: Leia Mais >
 
::: 03/02/2016
Rede Divina Providência e Advisory firmam parceria para qualificar práticas assistenciais
O relacionamento com o Corpo Clínico, o aprimoramento do pensamento crítico na Enfermagem e o aperfeiçoamento das operações custo/efetivas, que envolvem a aplicação de protocolos corretos. Estes são os principais objetivos da parceria apresentada hoje, às 10h, pela Rede de Saúde Divina Providência e a Advisory Board Company, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. O diretor técnico do Divina, Dr. Fernando Fernandes, fez a abertura do evento e acrescentou que esta é mais uma medida para o desenvolvimento das práticas assistenciais. A assessora da Advisory, Gabrieli Baretta, que é graduada em Nutrição pela Unisinos e especializada em Comércio Exterior, apresentou os serviços disponibilizados pela empresa. A companhia tem sede em Washington DC (EUA) e é especializada na realização de pesquisas e formatação de soluções para os diversos problemas de seus afiliados. “Uma boa parte das dificuldades das instituições são custos elevados e a superlotação, devido ao aumento populacional”, resumiu Gabrieli.
.: Leia Mais >
 
::: 29/01/2016
Rede de Saúde Divina Providência firma parceria com a Advisory para aprimorar práticas assistenciais
O próximo dia três de fevereiro será marcado pela apresentação de uma nova parceria, que já está em vigor, entre a Rede de Saúde Divina Providência e a Advisory Board Company, com o objetivo comum de desenvolver melhores práticas assistenciais. A apresentação acontecerá das 10h às 12h no Auditório Pe. Eduardo Michelis e será realizada pela assessora da Advisory, Gabrieli Baretta. A acolhida será feita pelo diretor Técnico do Hospital Divina Providência, Dr. Fernando Fernandes. Conforme o médico, o processo acontecerá tanto na Área Médica quanto na Enfermagem, com duração mínima de três anos e abrangendo toda Rede Divina Providência. Ou seja, o Divina e os hospitais Independência, de Porto Alegre, Santa Izabel, de Progresso, e São José, de Arroio do Meio. “Essa parceria, paralelamente às ações visando à Acreditação ONA, é um somatório de esforços que busca a excelência no atendimento”, resume Dr. Fernando.
.: Leia Mais >
 
::: 19/01/2016
Imigrantes do Haiti e Senegal integram a equipe do Divina
Sete haitianos e um senegalês, refugiados de seus países no Brasil, passaram a integrar esta semana o quadro de funcionários do Divina. O grupo integra um programa da Paróquia Pompéia, de Porto Alegre, que apoia os imigrantes no Estado. Resolvidas as questões legais, os estrangeiros foram encaminhados às vagas disponíveis na instituição. O senegalês Abedou Faye e os haitianos Pascal Saint Fleury, Frantzdie Remy, Rosenette Singleton Daniel, Kott Love Paul, Gisberthe Pierre, Wesly Merzius e Kenny Nestan atuarão nos setores de Higienização e Lavanderia. Assim como os demais contratados no mês de janeiro, participaram do Programa de Integração do Hospital. A diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, disse que a acolhida aos estrangeiros é um compromisso com o Evangelho, uma Missão. Já o diretor Administrativo, Robson Morales, declarou aos recém-chegados que a Direção do Divina “está muito feliz pelo grupo estar integrando o nosso time, a nossa família. Acolhendo vocês, estamos cumprindo uma Missão: fazer vocês se sentirem em casa”, frisou. Robson salientou que a política de pessoal e plano de carreira será a mesma aplicada a todos os funcionários. “Ou seja, todos os estrangeiros receberão as mesmas oportunidades que os brasileiros”, concluiu.
.: Leia Mais >
 
::: 21/12/2015
Grupo Serrote executa canções natalinas para pacientes do Divina
O Grupo Serrote, de Porto Alegre, alegrou os pacientes e funcionários do Hospital Divina Providência no último sábado, dia 19 de dezembro. Com o apoio da Pastoral da Saúde da instituição, foram entoados cantos de Natal nos apartamentos, corredores e CTI Adulto. Conforme a Irmã Elise Sehnen, coordenadora da Pastoral, na quarta-feira, dia 9, um grupo da Faculdade da Terceira do IPA – incluindo uma integrante com 89 anos – também realizou apresentações no Hospital, bem como fez o grupo de jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), no sábado, dia 12 de dezembro. Jovens Ao todo, 22 jovens cantaram canções como Noite Feliz, Anoiteceu, e, Então é Natal, e emocionaram pacientes, familiares e funcionários que se faziam presentes no início da tarde, nas dependências da instituição. O vice-presidente do grupo, Gustavo Bernardes, 20 anos, disse que já estão acostumados a realizar estes eventos. “É um movimento de jovens para levar alegria ao próximo, através da música. A grande ideia são as aventuranças, um Natal mais feliz. A esperança é a âncora da alma”, declarou Gustavo.
.: Leia Mais >
 
::: 21/12/2015
Equipe de Saúde Comunitária do Divina encerra o ano com Mutirão na Vila Orfanatrófio
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência realizou no domingo, dia 20 de dezembro, o último Mutirão de Saúde do ano, na Vila Orfanatrófio, ao lado da creche comunitária do bairro, em Porto Alegre. Foram atendidas 62 pessoas, totalizando 124 procedimentos, que ocorreram das 15h às 17h30. Aferição da Pressão Arterial e Auriculoterapia foram os atendimentos prestados pela equipe que estava integrada por quatro profissionais. Dentre eles estavam técnica de enfermagem, enfermeira, terapeuta holística e assistente social. Atendimentos jurídicos, confecção de documentos e indicação para empregos foram serviços extras oferecidos, bem como recreação para as crianças e distribuição de doces de Natal e cestas básicas. O evento foi promovido pelo Hospital Divina Providência em parceria com a Secretaria de Segurança da Prefeitura.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2015
Celebração revive nascimento de Cristo e reedita solidariedade às crianças
Uma iniciativa da Pastoral da Saúde promoveu, na quarta-feira, dia 16 de dezembro, um encontro entre os representantes dos setores do Hospital Divina Providência para o recolhimento de doações que serão destinadas às crianças em vulnerabilidade social no período do Natal. O evento aconteceu no Auditório Pe. Eduardo Michelis, às 13h30 min, e contou com a presença do Grupo de Canto e com encenação do nascimento de Cristo, realizado por um grupo de funcionários. Pacotinhos com doces foram entregues e organizados para serem doados às creches das proximidades, conforme acontece todos os anos. Em 2014, aproximadamente 30 creches foram visitadas e cerca de 1.800 crianças agraciadas com os presentes. “Esse é o momento em que podemos levar um pouco de alegria para as crianças. Muitas delas não ganharão mais nada no Natal”, declarou a coordenadora da Pastoral, Irmã Elise Sehnem. “O Natal é a festa do encontro, do reencontro. Aquelas crianças já estão nos esperando. Então, agradecemos imensamente os funcionários que se esforçaram para viabilizar esse momento de felicidade”, concluiu Irmã Elise.
.: Leia Mais >
 
::: 14/12/2015
Grupos de voluntários alegram pacientes com cantos de Natal
O grupo de jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) do Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, Zona Sul de Porto Alegre, alegrou os pacientes e funcionários do Hospital Divina Providência no último sábado, dia 12 de dezembro. Com o apoio da Pastoral da Saúde do Hospital, foram entoados cantos de Natal nos apartamentos e corredores. Conforme a Irmã Elise Sehnen, coordenadora da Pastoral, na quarta-feira, dia 9, um grupo da Faculdade da Terceira Idade do IPA – incluindo uma integrante com 89 anos – também realizou apresentações no Hospital. No, próximo sábado, dia 19 de dezembro, será a vez do Grupo Serrote fazer a sua apresentação. Ao todo, 22 jovens cantaram canções como Noite Feliz, Anoiteceu, e, Então é Natal, e emocionaram pacientes, familiares e funcionários que se faziam presentes no início da tarde, nas dependências da instituição. O vice-presidente do grupo, Gustavo Bernardes, 20 anos, disse que já estão acostumados a realizar estes eventos. “É um movimento de jovens para levar alegria ao próximo, através da música. A grande ideia são as aventuranças, um Natal mais feliz. A esperança é a âncora da alma”, declarou Gustavo. Irmã Elise acompanhou o grupo pelo setor de Emergência e pelos sete andares do Divina.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2015
Enfermeiras do Divina participam do V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas
As enfermeiras Adriana Ferreira da Rosa e Rochelli Bernardes Stefanello, respectivamente, coordenadora das Unidades de Internação integrante da equipe da Unidade de Internação do 5º Andar, participaram, entre os dias 24 e 27 de novembro, do V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, em Florianópolis (SC). O evento aconteceu no Centro de Convenções Centro Sul e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE). As profissionais do Divina participaram com a apresentação com o pôster “Estudo de Caso Terapia com Pressão Negativa – VAC”. Rochelli é uma das integrantes da Equipe de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Divina Providência e Adriana a coordenadora. “Quando um enfermeiro opta por estudar e se aperfeiçoar na prevenção e no tratamento de feridas, sabe que serão muitos os desafios e conflitos, pois deverá envolver-se com o paciente no todo, não apenas com a lesão. A participação nestes eventos possibilita aos profissionais fazer contato com outros colegas que vivem as mesmas situações e tomar conhecimento sobre o que há de mais atualizado no estudo e nos tratamentos das diferentes lesões”, explicou Adriana. Sobre o tratamento de feridas, a coordenadora foi clara. “Deve ser uma ação conjunta da equipe multidisciplinar.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2015
Qualidade na Gestão de Mudança em Rede
O enfermeiro Alex Pereira, coordenador do Núcleo da Qualidade do Hospital Divina Providência participou, no dia 7 de dezembro, da 51º Reunião da Qualidade PGQP, em Porto Alegre, realizada na FIERGS. O evento contou com a participação de representantes de vários segmentos hospitalares, inclusive do governo estadual. Alex conta que a reunião deste ano teve como tema central a Gestão da Mudança em Rede, desafios, oportunidades e resultados. “E, principalmente, as reflexões que são necessárias para que a mudança ocorra, sobretudo, as internas” frisou. Conforme o enfermeiro hoje as conexões são práticas comuns ao ser humano, e são através dessas práticas em formato de rede inteligente, conectadas e com propósitos maiores que se consegue agregar valores “às nossas vidas e à sociedade como um todo”, declarou Alex. Ainda conforme o enfermeiro é nos conceitos da qualidade que se identificam os melhores caminhos e as melhores inspirações para dar seguimento ao processo que garante a solidez dos negócios, num cenário global de constantes mudanças e incertezas.
.: Leia Mais >
 
::: 07/12/2015
Equipe do Divina realiza Mutirão de Saúde no bairro Santo Antônio
Uma equipe do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, do Hospital Divina Providência, realizou, nesta segunda-feira dia 7 de dezembro, um Mutirão de Saúde na Escola Estadual Gabriela Mistral, localizada no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre. Serviços como Auriculoterapia, Cromoterapia, Massoterapia, Reiki e medição de pressão arterial e glicose (HGT) foram oferecidos ao corpo docente, alunos e pais de alunos da escola. A alfabetizadora Ana Maria Behrends optou pela sessão de Massoterapia. “É novidade para mim, nunca tinha feito. E aí está a grande importância desta ação dentro da escola. Muitos aqui não têm acesso a estes serviços e, com o Mutirão, muitos têm estas oportunidades”, explicou a professora.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >