:: Outras notícias
»  Dicas de alimentação pós-férias
»  Divininho destaca nomeação do primeiro diretor-geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência
»  Dia Mundial do Rim alerta para a necessidade da prevenção de doenças na infância
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 11/04/2016
Divina participa de atividades do Dia Mundial da Saúde
O Ambulatório 1º de Maio do Hospital Divina Providência participou, na quinta-feira dia 7 de abril, das 9h às 16h, das atividades do Dia Mundial da Saúde. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, no Centro. De acordo com a coordenadora do Ambulatório, enfermeira Daiane Benites, foram disponibilizados à população, atendimentos de Auriculoterapia; Reiki; Orientação nutricional e Orientação homeopática, totalizando 845 procedimentos em 437 pessoas atendidas. A aposentada Elci Cenzi, de 73 anos, passava pelo local e parou para realizar o procedimento de Auriculoterapia. “Eu nunca havia feito antes em toda minha vida, achei muito bom”, declarou. Leci Wiciswski, de Passo Fundo, também passava pelo local quando avistou a tenda do Ambulatório. “Sou adepta da Auriculoterapia há 20 anos. Acho que esta ação é importante, é uma cultura diferente, que dá à sociedade acesso à saúde sem medicamentos”, declarou a cidadã.
.: Leia Mais >
 
::: 11/04/2016
Associação de Funcionários comemora 45 anos de atividades
A Associação de Funcionários do Hospital Divina Providência está completando 45 anos de atividades. Para celebrar a data, uma comemoração foi realizada em sua sede, na segunda-feira dia 28 de março, durante todo o dia. Fatias do bolo de aniversário e refrigerantes foram servidos aos associados, que se alternaram em seus horários livres e participaram da festa. O presidente, Glademir Bastians (de pé na foto), participou do evento e acolheu os associados. A analista de faturamento, Daniela Romero, associada há cerca de 20 anos, marcou presença e comentou os benefícios de fazer parte da Associação. “Já aproveitei muita coisa nesses anos, incluindo o espaço para aluguel, onde fiz o aniversário de minha filha Pyetra, quando ela ainda era pequena. Sempre aproveito as ofertas em cinemas, além dos eventos que têm aqui”, testemunhou. O auxiliar administrativo Gilmar Feijó, que trabalha na Farmácia, é associado desde setembro de 2009. “Para mim, o mais importante é a facilidade de comprar em supermercados e postos de gasolina, pois não preciso pagar na hora, tudo é descontado em folha”, resumiu. Além deste benefício, Gilmar conta que ele e as duas filhas menores ainda utilizam o serviço odontológico, que é mais barato e está disponível para a família toda.
.: Leia Mais >
 
::: 11/04/2016
Curso de Gestantes tem avaliação positiva de papais e mamães
A primeira edição de 2016 do Curso de Gestantes do Hospital foi realizada nos dias 14, 16 e 21 de março, e teve a inscrição de 54 casais. Entre os papais e mamães presentes estavam Roberta e Fabiano Dutra (foto). O casal aguarda pelo nascimento de Benjamin, previsto para o dia 23 de abril. Para Fabiano, a experiência de participar do Curso foi fundamental na sua preparação para a chegada do primeiro filho. “Acrescentou muito. É comum ler para se preparar. Mas nós tivemos interação com profissionais, todos ótimos, com boa comunicação. Com eles, iniciamos um processo de aprendizagem e todos os encontros tiveram um clima muito bom”, declarou Fabiano. O Curso é realizado no Auditório Pe. Eduardo Michelis e na Sala de Apoio, das 19h às 21h45min.
.: Leia Mais >
 
::: 08/04/2016
Separação correta do lixo reciclável gera renda e evita acidentes
O descarte dos resíduos gerados em um hospital exige um plano baseado nas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e demais órgãos ligados ao meio ambiente. Neste plano, os resíduos são divididos em cinco grupos: reciclável, comum, biológico, perfurocortante e químico. O engenheiro de Segurança do Trabalho do Divina, Leandro Berezanskyj, explica que as coletas do lixo reciclável ocorrem uma vez ao dia, de segunda a sábado. “Em cada coleta são arrecadados aproximadamente 9 metros cúbicos do que chamamos de ‘lixo seco’”, informa. As lixeiras para resíduos recicláveis são identificadas com sacos na cor verde. “Destacam-se, entre os principais materiais reaproveitáveis, papéis, embalagens dos produtos de saúde, copos plásticos, papelão e frascos de soro, entre outros.” Leandro salienta que todo resíduo reciclável não pode estar contaminado por material biológico (secreções, sangue) ou produtos químicos como óleos e graxas. “Uma vez contaminado, deixa de ser reciclável.”
.: Leia Mais >
 
::: 08/04/2016
Divina reforça prevenção de infecção no trato urinário
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Divina reforçou, nos dias 8 e 9 em março, a prevenção da Infecção de Trato Urinário (ITU). A enfermeira Taiana Lando, coordenadora do setor, explica que as ações de prevenção focam as ITU relacionadas ao uso do cateter vesical, visto que a maioria das infecções está relacionada a este procedimento. De acordo com a enfermeira Taiana a execução destes cuidados envolve diretamente as equipes médicas e de enfermagem. “São estes profissionais responsáveis pela indicação do procedimento e a inserção e manipulação do dispositivo, conforme as competências de cada categoria”, finaliza. Em maio, o tema do tratamento será Higienização das Mãos.
.: Leia Mais >
 
::: 08/04/2016
Divininho destaca formação de 28 colaboradores em cursos de MBA
A edição de número 141 do Divininho, destaca a formação de 28 colaboradores da Rede de Saúde Divina Providência em três diferentes cursos de MBA, oferecidos em uma parceria com o Unilasalle/Canoas. Entre os destaques também estão a Missa de Páscoa, celebrada na Semana Santa, e os nascimentos de filhos de funcionários. A segunda Reunião Mensal de Desempenho Operacional (RMDO) com a presença do novo diretor-geral de Operações, José Clóvis Soares, também está na edição. Outro tema abordado são as dicas do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) para prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus. O Programa de Integração de março, que reuniu 12 novos funcionários e o processo da separação correta do lixo reciclável no Hospital também aparecem na publicação. Outros assuntos que constaram na pauta foram o treinamento proposto aos funcionários pelo SCIH para prevenção de infecção no Trato Urinário e as ações do Dia Mundial do Rim, comemorado neste ano em 10 de março.
.: Leia Mais >
 
::: 07/04/2016
Como se prevenir contra a dengue, chikungunya e zika vírus
O país está em alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O Divina, diante desta realidade, acredita na importância de reforçar a divulgação das medidas de prevenção às doenças e controle do mosquito. A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Taiana Lando, explica que o zika é um flabirídeo do grupo dos arbovírus, similar ao vírus da dengue e do chikungunya. Foi identificado pela primeira vez em florestas africanas (Floresta Zika) e, posteriormente, relacionado a quadros infecciosos em humanos. “É provável que tenha entrado no Brasil, durante a Copa do Mundo de 2014”. “Evite o acúmulo de água parada” Atualmente, o vetor está presente na maioria das cidades gaúchas, criando uma situação de risco elevado. “Portanto, é imprescindível a mobilização da população no controle dos focos onde as larvas do mosquito possam de desenvolver”, resume a enfermeira. Taiana alerta para cuidados simples em casa e no pátio, com o objetivo de evitar potenciais focos de desenvolvimento das larvas do inseto. “Deve-se, principalmente, evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito se reproduz, usar repelente, mosquiteiros e telas de proteção".
.: Leia Mais >
 
::: 06/04/2016
Funcionários lotam capela na acolhida ao Pe. Roberto, novo capelão do Hospital
A Capela do 4º andar completamente lotada de funcionários de vários setores do Hospital Divina Providência, com a presença do Grupo de Canto, acolheu, na tarde de hoje, dia 6 de abril, o Pe. Roberto Santos Gomes, novo capelão da instituição. Pe. Roberto é natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, deu as boas-vindas ao sacerdote: “Agradeço a alegria de ter a presença do Pe. Roberto e de representantes de tantos setores do Hospital. Levemos essa bênção aos nossos colegas que não puderam vir”. O novo capelão, em sua primeira missa no Divina, afirmou estar muito feliz pela missão de continuar pregando a palavra de Cristo longe de sua terra natal. E, depois, citou várias personalidades da história como Sigmund Freud, Isaac Newton e Fernando Pessoa que, em algum momento de suas vidas questionaram a existência de Deus. “Mas, Deus existe independente da nossa vontade. Somos filhos de Deus, filhos da luz”, afirmou Pe. Roberto. Para encerrar a celebração citou o cientista Albert Einstein: “Meu universo não será mais o mesmo após conhecer vocês. Muito obrigado”, concluiu o religioso. O Pe. Cláudio Damé, que cumpriu sua jornada no Divina por vários anos, continuará sua missão na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.
.: Leia Mais >
 
::: 05/04/2016
Reforçando valores para uma Cultura de Segurança
O Núcleo de Qualidade do Hospital realizou, nos dias 28 e 29 de março, treinamento com funcionários de vários setores, visando aprimorar a “Cultura da Segurança. O gestor de risco, enfermeiro Alex Pereira, explica que a revisão dos conteúdos tem como objetivo reforçar os valores, experiências, atitudes e práticas seguras para os colaboradores. “Fortalecer o compromisso em discutir e aprender com os erros, identificar proativamente as ameaças latentes e a incorporação de um sistema não punitivo para o relato e análise dos eventos adversos”, estão entre as metas. Ainda conforme Alex, segurança do paciente é um componente fundamental da qualidade dos cuidados com saúde. O Divina se esforça continuamente em busca de melhorias. “Há um reconhecimento crescente sobre a importância de uma cultura de segurança do paciente”, comemora. Conforme o enfermeiro, alcançar esta meta requer um entendimento de valores, crenças e normas sobre o que é importante em uma instituição e que atitudes e comportamentos relacionados à segurança do paciente são esperados. O maior desafio em um movimento para um sistema de saúde seguro é, muitas vezes, cultural. “Uma cultura de culpa em que os erros são vistos apenas como fracassos pessoais, deve ser substituída por uma cultura em que os erros sejam encarados como oportunidades de melhorar o sistema”, conclui Alex.
.: Leia Mais >
 
::: 24/03/2016
Parceria entre Rede de Saúde Divina Providência e Unilasalle forma 28 funcionários em MBAs
Alunos da Escola de Saúde Divina Providência, resultado da parceria entre a Rede de Saúde Divina Providência e o Unilasalle/Canoas concluíram cursos de MBA, em 2015. O projeto formou 28 estudantes, divididos entre turmas de Gestão de Pessoas Liderança Coach, Gestão de Projetos e Gestão da Cadeia de Suprimentos. A cerimônia de formatura ocorreu na terça-feira, dia 22 de março, às 16h30, na Sala de Apoio do Hospital Divina Providência. O evento contou com a presença da diretora Assistencial do Divina, Irmã Ilani Maria Reis, e com a vice-presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Glaci Willers, que também é a diretora de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Divina. O grande objetivo da parceira é proporcionar capacitação aos gestores da Rede para que, em suas rotinas, aperfeiçoem seus trabalhos executando as lições aprendidas. “Posso dizer que foi uma experiência rica em descobertas, trocas, sentimentos, sensações, valores e novos conhecimentos. Tudo isso estará presente em nosso dia a dia, ao colocarmos em prática o que aprendemos”, declarou o coordenador do setor de Recursos Humanos do Divina, também formando, Glademir Bastians. Atuação em equipe Glademir formou-se em Gestão de Pessoas Liderança Coach, ao lado de outros 22 colegas da Rede.
.: Leia Mais >
 
::: 23/03/2016
Direção e funcionários do Divina celebram a Semana Santa
A tarde de hoje, no Hospital Divina Providência, foi marcada pela Missa de Páscoa, celebrada todos os anos na semana mais importante do ano, de acordo com o Pe. Cláudio Damé ao discorrer sobre a Semana Santa. A celebração foi realizada no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A coordenadora das Unidades de Internação, enfermeira Adriana Ferreira da Rosa, deu início ao evento introduzindo o Grupo de Canto do Divina. Palavras de agradecimento, orações e músicas foram intercaladas durante a cerimônia apresentada pelo Pe. Cláudio, pela Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, pelo coordenador do setor de Recursos Humanos, Glademir Bastians, e outros funcionários convidados. Bênçãos e palavras foram proclamadas em alusão ao Domingo de Ramos, ocorrido no último dia 20. A proclamação do evangelho foi realizada em uma encenação de ‘O bom samaritano’, que, de acordo com o Pe. Cláudio, “representa Jesus, que desce do céu para ajudar o próximo”.
.: Leia Mais >
 
::: 14/03/2016
Ambulatório 1º de Maio participa do 10º Encontro Holístico do RS
A equipe de profissionais do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio do Hospital Divina Providência participou, no sábado dia 12 de março, do 10º Encontro Holístico, realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A enfermeira Daine Benites, coordenadora do Ambulatório, informa que o grupo disponibilizou alguns procedimentos, como medição de pressão arterial; exame de glicose; auriculoterapia; consulta homeopática e assistência nutricional, totalizando 766 procedimentos e 240 pessoas atendidas. Na sexta-feira, dia 11, o Ambulatório recebeu a TV Bandeirantes, para divulgação dos serviços de saúde que são oferecidos pelo Ambulatório 1º de Maio. A matéria também informou como funciona o acesso dos usuários aos serviços prestados pela entidade, que são totalmente gratuitos à comunidade do bairro.
.: Leia Mais >
 
::: 10/03/2016
Divina Providência, IDR e Shopping Praia de Belas estimulam a prevenção de doenças renais na infância
“As doenças renais são inicialmente silenciosas. Quando os sintomas aparecem, o estágio já pode estar avançado”. A explicação é da nefrologista do Instituto de Doenças Renais (IDR) do Hospital Divina Providência, Dra. Ximene Bartmann, justificando o tema da Semana Mundial do Rim de 2016, reforça a necessidade de antecipar os cuidados: ‘A prevenção começa na infância’. Uma ação, promovida pelo IDR, em parceria com o Hospital Divina Providência e o Shopping Praia de Belas, está sendo realizada das 10h às 22h de hoje, em frente ao supermercado, no 1º andar do shopping. A ação atende ao público para exames de pressão arterial, glicose e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de um bate-papo com nutricionista e médicos. Para o público a ação tem sido interessante. Claudia Midon, 48 anos, que trabalha no complexo do shopping parou para fazer os procedimentos básicos de verificação de pressão, pesagem e medição de glicose, mesmo sem histórico de doenças.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >