:: Outras notícias
»  O cardiologista Gilberto Lahorgue Nunes assume a gerência médica da Unidade Endovascular
»  Mutirão de Saúde é realizado em escola do bairro Medianeira
»  Divina apoia Novembro Azul e alerta homens com 45 anos ou mais sobre câncer de próstata
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 03/02/2016
Rede Divina Providência e Advisory firmam parceria para qualificar práticas assistenciais
O relacionamento com o Corpo Clínico, o aprimoramento do pensamento crítico na Enfermagem e o aperfeiçoamento das operações custo/efetivas, que envolvem a aplicação de protocolos corretos. Estes são os principais objetivos da parceria apresentada hoje, às 10h, pela Rede de Saúde Divina Providência e a Advisory Board Company, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. O diretor técnico do Divina, Dr. Fernando Fernandes, fez a abertura do evento e acrescentou que esta é mais uma medida para o desenvolvimento das práticas assistenciais. A assessora da Advisory, Gabrieli Baretta, que é graduada em Nutrição pela Unisinos e especializada em Comércio Exterior, apresentou os serviços disponibilizados pela empresa. A companhia tem sede em Washington DC (EUA) e é especializada na realização de pesquisas e formatação de soluções para os diversos problemas de seus afiliados. “Uma boa parte das dificuldades das instituições são custos elevados e a superlotação, devido ao aumento populacional”, resumiu Gabrieli.
.: Leia Mais >
 
::: 29/01/2016
Rede de Saúde Divina Providência firma parceria com a Advisory para aprimorar práticas assistenciais
O próximo dia três de fevereiro será marcado pela apresentação de uma nova parceria, que já está em vigor, entre a Rede de Saúde Divina Providência e a Advisory Board Company, com o objetivo comum de desenvolver melhores práticas assistenciais. A apresentação acontecerá das 10h às 12h no Auditório Pe. Eduardo Michelis e será realizada pela assessora da Advisory, Gabrieli Baretta. A acolhida será feita pelo diretor Técnico do Hospital Divina Providência, Dr. Fernando Fernandes. Conforme o médico, o processo acontecerá tanto na Área Médica quanto na Enfermagem, com duração mínima de três anos e abrangendo toda Rede Divina Providência. Ou seja, o Divina e os hospitais Independência, de Porto Alegre, Santa Izabel, de Progresso, e São José, de Arroio do Meio. “Essa parceria, paralelamente às ações visando à Acreditação ONA, é um somatório de esforços que busca a excelência no atendimento”, resume Dr. Fernando.
.: Leia Mais >
 
::: 19/01/2016
Imigrantes do Haiti e Senegal integram a equipe do Divina
Sete haitianos e um senegalês, refugiados de seus países no Brasil, passaram a integrar esta semana o quadro de funcionários do Divina. O grupo integra um programa da Paróquia Pompéia, de Porto Alegre, que apoia os imigrantes no Estado. Resolvidas as questões legais, os estrangeiros foram encaminhados às vagas disponíveis na instituição. O senegalês Abedou Faye e os haitianos Pascal Saint Fleury, Frantzdie Remy, Rosenette Singleton Daniel, Kott Love Paul, Gisberthe Pierre, Wesly Merzius e Kenny Nestan atuarão nos setores de Higienização e Lavanderia. Assim como os demais contratados no mês de janeiro, participaram do Programa de Integração do Hospital. A diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, disse que a acolhida aos estrangeiros é um compromisso com o Evangelho, uma Missão. Já o diretor Administrativo, Robson Morales, declarou aos recém-chegados que a Direção do Divina “está muito feliz pelo grupo estar integrando o nosso time, a nossa família. Acolhendo vocês, estamos cumprindo uma Missão: fazer vocês se sentirem em casa”, frisou. Robson salientou que a política de pessoal e plano de carreira será a mesma aplicada a todos os funcionários. “Ou seja, todos os estrangeiros receberão as mesmas oportunidades que os brasileiros”, concluiu.
.: Leia Mais >
 
::: 21/12/2015
Grupo Serrote executa canções natalinas para pacientes do Divina
O Grupo Serrote, de Porto Alegre, alegrou os pacientes e funcionários do Hospital Divina Providência no último sábado, dia 19 de dezembro. Com o apoio da Pastoral da Saúde da instituição, foram entoados cantos de Natal nos apartamentos, corredores e CTI Adulto. Conforme a Irmã Elise Sehnen, coordenadora da Pastoral, na quarta-feira, dia 9, um grupo da Faculdade da Terceira do IPA – incluindo uma integrante com 89 anos – também realizou apresentações no Hospital, bem como fez o grupo de jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), no sábado, dia 12 de dezembro. Jovens Ao todo, 22 jovens cantaram canções como Noite Feliz, Anoiteceu, e, Então é Natal, e emocionaram pacientes, familiares e funcionários que se faziam presentes no início da tarde, nas dependências da instituição. O vice-presidente do grupo, Gustavo Bernardes, 20 anos, disse que já estão acostumados a realizar estes eventos. “É um movimento de jovens para levar alegria ao próximo, através da música. A grande ideia são as aventuranças, um Natal mais feliz. A esperança é a âncora da alma”, declarou Gustavo.
.: Leia Mais >
 
::: 21/12/2015
Equipe de Saúde Comunitária do Divina encerra o ano com Mutirão na Vila Orfanatrófio
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência realizou no domingo, dia 20 de dezembro, o último Mutirão de Saúde do ano, na Vila Orfanatrófio, ao lado da creche comunitária do bairro, em Porto Alegre. Foram atendidas 62 pessoas, totalizando 124 procedimentos, que ocorreram das 15h às 17h30. Aferição da Pressão Arterial e Auriculoterapia foram os atendimentos prestados pela equipe que estava integrada por quatro profissionais. Dentre eles estavam técnica de enfermagem, enfermeira, terapeuta holística e assistente social. Atendimentos jurídicos, confecção de documentos e indicação para empregos foram serviços extras oferecidos, bem como recreação para as crianças e distribuição de doces de Natal e cestas básicas. O evento foi promovido pelo Hospital Divina Providência em parceria com a Secretaria de Segurança da Prefeitura.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2015
Celebração revive nascimento de Cristo e reedita solidariedade às crianças
Uma iniciativa da Pastoral da Saúde promoveu, na quarta-feira, dia 16 de dezembro, um encontro entre os representantes dos setores do Hospital Divina Providência para o recolhimento de doações que serão destinadas às crianças em vulnerabilidade social no período do Natal. O evento aconteceu no Auditório Pe. Eduardo Michelis, às 13h30 min, e contou com a presença do Grupo de Canto e com encenação do nascimento de Cristo, realizado por um grupo de funcionários. Pacotinhos com doces foram entregues e organizados para serem doados às creches das proximidades, conforme acontece todos os anos. Em 2014, aproximadamente 30 creches foram visitadas e cerca de 1.800 crianças agraciadas com os presentes. “Esse é o momento em que podemos levar um pouco de alegria para as crianças. Muitas delas não ganharão mais nada no Natal”, declarou a coordenadora da Pastoral, Irmã Elise Sehnem. “O Natal é a festa do encontro, do reencontro. Aquelas crianças já estão nos esperando. Então, agradecemos imensamente os funcionários que se esforçaram para viabilizar esse momento de felicidade”, concluiu Irmã Elise.
.: Leia Mais >
 
::: 14/12/2015
Grupos de voluntários alegram pacientes com cantos de Natal
O grupo de jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) do Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, Zona Sul de Porto Alegre, alegrou os pacientes e funcionários do Hospital Divina Providência no último sábado, dia 12 de dezembro. Com o apoio da Pastoral da Saúde do Hospital, foram entoados cantos de Natal nos apartamentos e corredores. Conforme a Irmã Elise Sehnen, coordenadora da Pastoral, na quarta-feira, dia 9, um grupo da Faculdade da Terceira Idade do IPA – incluindo uma integrante com 89 anos – também realizou apresentações no Hospital. No, próximo sábado, dia 19 de dezembro, será a vez do Grupo Serrote fazer a sua apresentação. Ao todo, 22 jovens cantaram canções como Noite Feliz, Anoiteceu, e, Então é Natal, e emocionaram pacientes, familiares e funcionários que se faziam presentes no início da tarde, nas dependências da instituição. O vice-presidente do grupo, Gustavo Bernardes, 20 anos, disse que já estão acostumados a realizar estes eventos. “É um movimento de jovens para levar alegria ao próximo, através da música. A grande ideia são as aventuranças, um Natal mais feliz. A esperança é a âncora da alma”, declarou Gustavo. Irmã Elise acompanhou o grupo pelo setor de Emergência e pelos sete andares do Divina.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2015
Enfermeiras do Divina participam do V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas
As enfermeiras Adriana Ferreira da Rosa e Rochelli Bernardes Stefanello, respectivamente, coordenadora das Unidades de Internação integrante da equipe da Unidade de Internação do 5º Andar, participaram, entre os dias 24 e 27 de novembro, do V Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, em Florianópolis (SC). O evento aconteceu no Centro de Convenções Centro Sul e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE). As profissionais do Divina participaram com a apresentação com o pôster “Estudo de Caso Terapia com Pressão Negativa – VAC”. Rochelli é uma das integrantes da Equipe de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Divina Providência e Adriana a coordenadora. “Quando um enfermeiro opta por estudar e se aperfeiçoar na prevenção e no tratamento de feridas, sabe que serão muitos os desafios e conflitos, pois deverá envolver-se com o paciente no todo, não apenas com a lesão. A participação nestes eventos possibilita aos profissionais fazer contato com outros colegas que vivem as mesmas situações e tomar conhecimento sobre o que há de mais atualizado no estudo e nos tratamentos das diferentes lesões”, explicou Adriana. Sobre o tratamento de feridas, a coordenadora foi clara. “Deve ser uma ação conjunta da equipe multidisciplinar.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2015
Qualidade na Gestão de Mudança em Rede
O enfermeiro Alex Pereira, coordenador do Núcleo da Qualidade do Hospital Divina Providência participou, no dia 7 de dezembro, da 51º Reunião da Qualidade PGQP, em Porto Alegre, realizada na FIERGS. O evento contou com a participação de representantes de vários segmentos hospitalares, inclusive do governo estadual. Alex conta que a reunião deste ano teve como tema central a Gestão da Mudança em Rede, desafios, oportunidades e resultados. “E, principalmente, as reflexões que são necessárias para que a mudança ocorra, sobretudo, as internas” frisou. Conforme o enfermeiro hoje as conexões são práticas comuns ao ser humano, e são através dessas práticas em formato de rede inteligente, conectadas e com propósitos maiores que se consegue agregar valores “às nossas vidas e à sociedade como um todo”, declarou Alex. Ainda conforme o enfermeiro é nos conceitos da qualidade que se identificam os melhores caminhos e as melhores inspirações para dar seguimento ao processo que garante a solidez dos negócios, num cenário global de constantes mudanças e incertezas.
.: Leia Mais >
 
::: 07/12/2015
Equipe do Divina realiza Mutirão de Saúde no bairro Santo Antônio
Uma equipe do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, do Hospital Divina Providência, realizou, nesta segunda-feira dia 7 de dezembro, um Mutirão de Saúde na Escola Estadual Gabriela Mistral, localizada no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre. Serviços como Auriculoterapia, Cromoterapia, Massoterapia, Reiki e medição de pressão arterial e glicose (HGT) foram oferecidos ao corpo docente, alunos e pais de alunos da escola. A alfabetizadora Ana Maria Behrends optou pela sessão de Massoterapia. “É novidade para mim, nunca tinha feito. E aí está a grande importância desta ação dentro da escola. Muitos aqui não têm acesso a estes serviços e, com o Mutirão, muitos têm estas oportunidades”, explicou a professora.
.: Leia Mais >
 
::: 04/12/2015
Divininho destaca a acreditação da Equipe de Cirurgia Bariátrica e os 173 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência
A edição 137 do Divininho dá destaque para missa de celebração em comemoração aos 173 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência, realizada em 3 de novembro no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A conquista do selo de Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica do Divina e do CITOM e os alertas aos cuidados e à prevenção do câncer de próstata, relembrados na campanha do Novembro Azul, também estão na publicação. Um convite aos setores para a organização das doações de Natal, que serão distribuídas às crianças de creches das proximidades do Hospital, também é motivo da matéria no infirmativo. O nascimento de Clara, filha da funcionária Michele Lopes dos Santos, do Centro Obstétrico, também está na pauta. O recurso para checagem eletrônica de medicamentos e a TV Corporativa são novidades e integram a edição. Da mesma forma, uma nova parceria da Associação dos Funcionários com o Clube Parque das Águas e um Mutirão de Saúde realizado na Escola Estadual Presidente Costa e Silva foram noticiadas.
.: Leia Mais >
 
::: 04/12/2015
Funcionários do Divina diminuem o consumo de cigarros após início de oficinas
Em continuidade à campanha Tabagismo Zero, iniciada em setembro, as oficinas de apoio aos funcionários interessados em parar de fumar tiveram início no dia 13 de outubro. Os encontros acontecem nas segundas e quintas-feiras e são ministrados pela Irmã Janete Maders, que é psicóloga, e pela enfermeira do trabalho Adriane Bagio. O atendimento da médica do trabalho, Niura Noro, da psicóloga, Leticia Leite, da nutricionista, Janete Serafin, e da técnica de terapias naturais, Débora Arregui, também estão disponíveis. Enquanto houver necessidade de atendimento, as consultas podem ser marcadas na Enfermagem do Trabalho. “O cheiro do cigarro é vergonhoso” Desde o dia 10 de outubro, a técnica em enfermagem do 4º andar, Tatiane Filipini, está sem fumar. As oficinas começaram poucos dias depois, o que a motivou. “Meu marido não fuma, eu trabalho num hospital. Fumar é feio para mim, o cheiro do cigarro é vergonhoso. Às vezes até tenho vontade, mas passa rápido”, contou. A técnica declarou que, além de abrir o apetite, a ausência do cigarro faz com que não sinta mais falta de ar. “O atendimento da Débora é fantástico, a Adriane está sempre disponível, isto é muito bom. As oficinas ajudam muito, mas apenas quem realmente quer parar de fumar”, alertou. O coordenador de suprimentos, Almério Ogliari, diminuiu consideravelmente o consumo de tabaco.
.: Leia Mais >
 
::: 04/12/2015
Divina implanta sistema para checagem eletrônica de medicamentos
O Hospital Divina Providência, com o objetivo de ampliar a segurança do paciente e otimizar os serviços realizados na instituição utiliza, desde o dia 16 de novembro, a checagem eletrônica de medicamentos. A novidade consiste em um carrinho equipado com um notebook e um sistema específico para o serviço. O sistema vincula os dados do paciente – conferindo a pulseira de identificação –, e verifica se o medicamento está correto e prescrito no horário certo, além de possibilitar registros à beira do leito. A diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, explica que a maior importância desta inovação está na segurança do paciente. “Este equipamento permite a agilidade da informação e a qualidade do atendimento às pessoas, que estarão seguras”, frisa. O supervisor de sistema assistencial, enfermeiro Murilo Graeff, foi o responsável por ministrar os treinamentos.
.: Leia Mais >
 
::: 02/12/2015
Divina participa da I Feira da Aprendizagem Profissional
A enfermeira de treinamento do Centro de Educação Continuada (CEC) do Hospital Divina Providência, Cintia Correa, representou a instituição na I Feira da Aprendizagem Profissional, que aconteceu entre os dias 1 e 2 de dezembro, no Estacionamento E5 do Shopping Bourbon Wallig, em Porto Alegre. Ao lado da psicóloga da Domínio RH, marca do setor de Recursos Humanos do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Doris Colares, Cintia colaborou na promoção, divulgação e esclarecimentos aos visitantes do evento. A Feira, que teve como tema principal “Aprendizagem criando oportunidades”, é uma promoção do Programa Jovem Aprendiz, do qual o SINDIHOSPA e o Divina participam. O Programa é uma parceria entre o Sindicato e o Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), e esta união tem como objetivo oferecer capacitação profissional na área da saúde para jovens em vulnerabilidade social. Cursos de Auxiliar de Alimentação, Auxiliar de Higienização e Auxiliar Administrativo são disponibilizados para as instituições parceiras, a exemplo do Divina.
.: Leia Mais >
 
::: 27/11/2015
Funcionárias do Divina participam do I Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Processos e Inovação na Área da Saúde
A coordenadora das USFs Daiane Freire Benites, a administradora Rosana Santos, a secretária executiva Fernanda Back e a nutricionista Viviane Schuh, participaram do I Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Processos e Inovação na Área da Saúde, realizado nos dias 12 e 13 de novembro no Hospital Albert Einstein em São Paulo. A participação no evento fez parte do encerramento do MBA Gerenciamento de Projetos da Unilassale, em parceira com o Hospital Divina Providência. O Trabalho de Conclusão de Curso das funcionárias será a avaliação e viabilidade de implantação de um escritório de gerenciamento de projetos em uma unidade hospitalar, o que está em desenvolvimento no Divina. Em dezembro, as funcionárias receberão certificado como Especialistas em Gerenciamento de Projetos.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >