:: Outras notícias
»  Divina implanta sistema de agendamento de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem
»  Tratar as causas da Insuficiência Cardíaca é fundamental
»  Divina realiza ações para prevenir a Sepse
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 11/11/2017
Emergência 24h do Divina volta a funcionar sem restrições
O gente Médico da Emergência do Hospital Divina Providência, Dr. Maurício Menna Barreto, informa que o atendimento no setor voltou a funcionar sem restrições no início da noite deste sábado, dia 11 novembro de 2017. O motivo da restrição havia sido a grande procura de pacientes por atendimento na Emergência, assim como nas demais áreas de internação do Hospital. A medida teve por objetivo garantir a segurança dos pacientes em atendimento. A Direção do Hospital agradece a compreensão de todos. Mais informações sobre o funcionamento da Emergência pelo telefone 051 3320.6007.
.: Leia Mais >
 
::: 10/11/2017
Serviço de Urologia do Divina atua da prevenção à Emergência
Serviço de Urologia do Divina atua da prevenção à Emergência “Aqui temos os tratamentos mais modernos com os recursos das novas tecnologias, que diminuem o tempo de internação, são menos invasivos e possibilitam rápida recuperação”. É assim que o médico urologista do Centro Clínico do Hospital Divina Providência, Dr. Eduardo Terra Lucas define o Serviço de Urologia da instituição. Além dos tratamentos mais avançados para homens e mulheres, como a cirurgia por videolaparoscopia, por exemplo, o serviço também conta com consultas eletivas e escala de atendimento de emergência, todas integradas por equipe de urologistas. O especialista explica que os cânceres mais comuns são os de rim, bexiga, testículo e próstata, sendo este último o que mais acomete os homens. Dr. Eduardo, conta que um em cada seis homens corre risco de desenvolver este tipo de câncer. “A partir dos 50 anos aumenta a incidência de câncer de próstata, que não possui sintomas em seus estágios iniciais. Por isso, é preciso fazer exames regularmente”, afirma o médico.Também de acordo com o urologista o tabagismo está entre as principais causas das neoplasias de bexiga e de rim. Já em relação ao câncer de próstata o médico afirma que a genética tem papel importante. “Portanto, se existe algum familiar de primeiro grau acometido o risco de seus descentes terem doença aumenta em três vezes”, resume.
.: Leia Mais >
 
::: 10/11/2017
Divininho divulga cobertura dos 175 anos da Congregação e os preparativos do Hospital para receber 2018
A mais recente edição do Divininho, nº 160, informativo interno do Hospital Divina Providência, já está circulando. Em matéria de capa, a publicação destaca a comemoração pelos 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que incluiu uma missa celebrada no dia 1º de novembro pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e uma palestra ministrada por Márcio Mâncio, no dia 30 de outubro, que propôs a cada um a busca pelo seu próprio plano de ação, visando à qualificação pessoal e profissional. O Hospital também participou da campanha do Outubro Rosa, fazendo uma mobilização contra o Câncer de Mama através de palestras sobre o tema. A cobertura do evento está na página dois. Também teve seu espaço na publicação os nascimentos, o Programa de Integração dos novos funcionários e o Programa de Desenvolvimento de Líderes, que abordou com os supervisores como encarar as mudanças na vida pessoal e profissional.
.: Leia Mais >
 
::: 08/11/2017
Farmacêutica do Divina apresenta case sobre “Identificação de Medicamentos de Alta Vigilância”
A responsável técnica pela Farmácia do Hospital Divina Providência, farmacêutica Michele John Muller, representou a instituição na III Jornada de Farmácia do Sindihospa, realizada no dia 6 de outubro, no Hotel Sheraton Porto Alegre. Michele palestrou sobre a “Identificação de Medicamentos de Alta Vigilância”, cujo projeto está sento implementado há cerca de um ano no Hospital. A funcionária do Divina falou sobre a importância do controle de medicamentos que causam graves danos ao paciente caso sejam ministradas em doses erradas. Michele explicou como estão sendo implantados entre equipes da Farmácia, mecanismos que fazem com que a identificação destes medicamentos possa ter mais visibilidade e reconhecimento, através de símbolos e cores – no Divina, usa-se uma tarja rosa. A mobilização no Hospital se intensificou a partir das discussões sobre a Acreditação ONA.
.: Leia Mais >
 
::: 07/11/2017
Hospital implementa inovador monitoramento da infecção de Sítio Cirúrgico pós-alta
Visando ampliar o monitoramento da infecção de Sítio Cirúrgico pós-alta, o Serviço de Controle de Infecção do Divina implementou um método de busca de dados. O sistema está associado às informações do prontuário eletrônico e o envio de mensagens de texto para o paciente e o cirurgião, de forma completamente automatizada. A informação é da enfermeira Taiana Lando, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A sistemática é composta pelo envio de duas mensagens. Na primeira o paciente é questionado quanto ao surgimento de sinais ou sintomas que remetam à infecção pós-cirúrgica. “Em caso afirmativo, uma segunda mensagem é enviada ao cirurgião para validação da ocorrência”, esclarece. Taiana conta que o acompanhamento do paciente cirúrgico ocorre durante a hospitalização, como também após a alta, através de diferentes formas de captação adotadas pelo SCIH. “A vigilância do paciente cirúrgico permite a produção de indicadores assistenciais e sua análise oportuniza a melhoria dos processos e a busca ininterrupta pela segurança do paciente”, acrescenta. Conforme a enfermeira, o projeto foi consolidado com o conhecimento e a dedicação da equipe de Tecnologia da Informação, transformando ideias em soluções, otimizando recursos e reduzindo a subnotificação de casos.
.: Leia Mais >
 
::: 01/11/2017
Dom Jaime Spengler preside celebração pelos 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e o capelão do Hospital, Pe. Sérgio Luis Endler, presidiram a Missa de Ação de Graças pelos 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência, realizada hoje no Hospital. A celebração ocorreu, às 13h30min, no Auditório Pe. Eduardo Michelis com a presença das Irmãs da Província Mãe da Providência, das direções da Sociedade Sulina Providência e do Divina, além de dezenas de funcionários. O pronunciamento de abertura foi realizado pela presidente da Sociedade Sulina, Irmã Clair Teresinha Agnes. A religiosa salientou a herança da Missão deixada pelo fundador da Congregação, Pe. Eduardo Michelis. “Principalmente do trabalho realizado em prol dos mais pobres”. Irmã Clair deu os parabéns a todas as colegas pelo aniversário e manifestou a sua alegria imensa pelo encontro. História A coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, apresentou imagens que resumiram a história da Congregação no tempo e no espaço. Lembrou do ato heroico de rebeldia do Pe. Michelis que esteve preso por três anos e meio por defender as liberdades, numa Alemanha envolta em guerras. Lembrou da chegada das Irmãs no Brasil, em 1895, na cidade de Tubarão (SC), e no Rio Grande do Sul em 1918, com atuação nos hospitais Beneficência Portuguesa de Pelotas e Porto Alegre. Hoje a instituição atua em países da Europa, Ásia, África e América Latina.
.: Leia Mais >
 
::: 30/10/2017
Somente pessoas com planos de ação tornam os sonhos realidade
O palestrante Márcio Mancio foi a atração da tarde de hoje, dia 30 de outubro, no Auditório Pe. Eduardo Michelis do Hospital Divina Providência. O evento integrou a programação de aniversário de 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência. Mancio, cujo ponto forte é a transmissão de conteúdos com bom humor, teve como ponto de partida “A humanização que qualifica”. A palestra procurou levar a cada um a busca pelo seu próprio plano de ação, visando a qualificação pessoal e profissional constantes. Márcio Mancio ministra palestras para empresas, faculdades, indústrias, órgãos públicos e outras organizações em todo o Brasil. Iniciou a sua explanação mostrando o vídeo “One Man Band”, produzido pela Pixar. Entre as mensagens do desenho animado Mancio mostrou a necessidade de se fazer mais do que o mínimo nas rotinas do dia a dia e estar sempre disposto a fazer os pequenos e grandes ajustes na “no trabalho e na vida”. O palestrante chamou a atenção para o fato de as pessoas possuírem o livre arbítrio e somente elas poderem decidir fazer bem ou não suas tarefas. “Por mais que as empresas se esforcem em dar treinamento é cada um que vai decidir prestar ou não um bom serviço”. Outro aspecto salientado por Mancio é a possibilidade das pessoas sempre poderem fazer coisas que nunca fizeram antes na vida, independentemente da idade que possuam. “Sempre é hora de voltar a estudar, de aprender a nadar, de cuidar da imagem”, resumiu. Para isso o palestrante enumerou algumas características fundamentais para cada um ir em busca destas conquistas.
.: Leia Mais >
 
::: 25/10/2017
Congregação das Irmãs da Divina Providência completa 175 anos
A instituição foi fundada pelo Pe. Eduardo Michelis, em Münster, na Alemanha, no dia 3 de novembro de 1842. Tinha como objetivo oferecer esperança e um futuro próspero para crianças órfãs em resposta às necessidades daquela época. Foi este o início da Congregação, que significa: “Deus é Pai e providencia o que é melhor para seus filhos. Por isso, ser Irmã da Divina Providência significa ser presença do Amor e da Ternura de Deus Providência pelo nosso ser e agir”. No Hospital Divina Providência, a data será comemorada no dia 1º de novembro, às 13h30min, com Missa no Auditório Pe. Eduardo Micheli, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler . Sempre costumamos celebrar, de alguma forma, o aniversário. Muito maior será o motivo de comemorar quem faz 175 anos. No próximo dia três de novembro a Congregação das Irmãs da Divina Providência celebra 175 anos de vida. Uma história que nasceu em Münster, Alemanha e que se espalhou pelo continente europeu, latino americano, asiático e africano. A Congregação, com sede geral na Alemanha, atualmente conta com aproximadamente 950 membros. As Irmãs da Divina Providência, que atuam na Rede de Saúde Divina Providência, pertencem à Província Mãe da Providência, com sede em Porto Alegre.
.: Leia Mais >
 
::: 20/10/2017
Hospital tem um dia de mobilização pelo Outubro Rosa
O tema Medicina Preventiva e Diagnóstico precoce do Câncer de Mama mobilizou o público interno do Hospital Divina Providência nesta sexta-feira, dia 20 de outubro. O encontro pelo Outubro Rosa, promovido pelo Centro de Quimioterapia do Hospital, ocorreu das 9h às 15h, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. O médico Thiago Izaías Do Vale, representante do Grupo Saúde e Vida, foi o primeiro a falar no turno da tarde. Divulgou conceitos modernos e atualizados sobre a prevenção de doenças. “Precisamos colocar a nossa saúde sempre em primeiro lugar. Informação e prevenção são os melhores remédios”, enfatizou Thiago. A mastologista Vivian Fontana falou sobre como realizar a prevenção, indicou os exames necessários para identificar a doença e também discorreu sobre os riscos, mitos e verdades que cercam o assunto. Ao final da explanação, Vivian respondeu as perguntas dos presentes. “Realizar os exames é fundamental para identificar a doença e planejar o tratamento com antecedência”, finalizou a médica. Pela manhã uma palestra foi ministrada pelo oncologista Márcio Kruter. Uma oficina sobre a Arte de se Cuidar foi ministrada pela consultora Mary Kay, Leila Rosani Guisso, encerrando a primeira parte da programação.
.: Leia Mais >
 
::: 18/10/2017
Divina comemora o Dia do Médico
Os médicos são os responsáveis por cuidar da nossa saúde e, por este motivo, dia 18 de outubro é destinado a homenagear o trabalho destes profissionais. Para comemorar o Dia do Médico, o Hospital Divina Providência, juntamente com a Associação dos Médicos do Rio Grande do Sul (AMRIGS), promoveu um dia com um saboroso coquetel. A homenagem teve início às 8h e irá até as 17h, na Sala de Apoio do Auditório Pe. Eduardo Michelis. A pediatra Luciane Cunha ressalta a importância do trabalho humanizado desenvolvido no Divina para a profissão. “Apesar da tecnologia que temos hoje para nos auxiliar, não podemos esquecer da nossa essência, que é o contato humanizado com os pacientes”. A direção do Hospital Divina Providência agradece o emprenho e dedicação de todos os médicos que atuam na instituição.
.: Leia Mais >
 
::: 11/10/2017
Divininho passa a divulgar notícias da Rede de Saúde Divina Providência
A mais recente edição do Divininho, nº 159, informativo interno do Hospital Divina Providência, já está circulando acompanhada de um encarte especial com notícias dos outros hospitais da Rede de Saúde Divina Providência. No suplemento estão presentes matérias sobre os hospitais São José, de Arroio do Meio; Santa Isabel, de Progresso; e Independência, de Porto Alegre. Em matéria de capa, o Divininho destaca o Setembro Amarelo, que tem por objetivo a prevenção do suicídio, a Semana do Coração, que contou com duas palestras sobre as estratégias de Linhas de Cuidados para os pacientes com insuficiência cardíaca, e os nascimentos. Também teve seu espaço na publicação, a posse dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2017/2018, o Programa de Integração dos novos funcionários e o sistema de agendamento do Centro de Diagnóstico por Imagem e Serviço de Endoscopia. O estacionamento, que recebeu investimentos para melhor acolher as pessoas que vêm cuidar da saúde no Hospital, e o Serviço de Controle de Infecção, que promoveu ações visando ressaltar a importância da identificação e tratamento precoce da Sepse também foram contemplados na publicação.
.: Leia Mais >
 
::: 11/10/2017
Divina presta homenagem à Nossa Senhora Aparecida
Uma Missa Mariana foi celebrada hoje, no início da tarde, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, do Hospital Divina Providência. A celebração foi presidida pelo Pe. Sérgio Luis Endler, novo capelão do Hospital. A Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, conta que a celebração acontece em todo o Brasil, homenageando a Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, pelos seus 300 anos. “Em comunhão com o povo para que Nossa Senhora proteja o nosso País neste momento de crise e desvalorização humana. Para que Ela proteja todos, e em especial as crianças”, resumiu a religiosa. Após a Missa, Pe. Sérgio levou a imagem de Nossa Senhora a vários setores do Hospital para que a bênção pudesse ser compartilhada com todos os que não puderam deixar seus postos de trabalho. Irmã Elise também lembrou que, no dia 3 de novembro próximo, serão comemorados os 175 anos de fundação da Congregação das Irmãs da Divina Providência. Uma celebração no Hospital, no dia 1º, marcará a data.
.: Leia Mais >
 
::: 09/10/2017
O que falar sobre suicídio e sua prevenção
Este foi o tema da palestra ministrada pelos integrantes da equipe de interconsulta psiquiátrica do Instituto Cyro Martins, Dr. Euclides Gomes, e pela Dra. Maria da Graça Cantarelli, no dia 28 de setembro, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A abordagem fez parte do setembro amarelo, mês da prevenção ao suicídio, uma doença que tem atingido cada vez mais as pessoas nos quatro continentes. No mundo, são cerca de 800 mil mortes anuais. Para a Dra. Maria da Graça, o assunto gera dúvidas e ainda carrega muitos mitos. “Por ser um tema difícil de abordar é que precisamos falar e tratar as pessoas doentes”. Estudos mostram que 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. Conforme a psiquiatra, alguns sinais servem de alerta: desespero, desesperança, alucinações auditivas de comando e desamparo são mostras de que algo está errado e é preciso buscar a ajuda de um especialista. Doenças mentais, como transtorno bipolar, também são indicadores de risco à vida. “Nosso olhar tem que mudar. Às vezes, não percebemos a tristeza de quem está ao lado, e um gesto nosso pode salvar uma vida. Grandes transformações são difíceis, mas podemos mudar um pouquinho a nossa volta e fazer a diferença”, concluiu.
.: Leia Mais >
 
::: 09/10/2017
Semana do Coração discutiu estratégias das Linhas de Cuidado
O Dia Internacional do Coração, em 30 de setembro, no Hospital Divina Providência, foi comemorado com a Semana do Coração, que contou com duas palestras realizadas nos dias 25 e 30 do mês. Na apresentação do dia 30, no Auditório da Casa da Acolhida, a proposta foi trazer à discussão a “Atividade Multidisciplinar do Serviço de Cardiologia”. A médica assistente e pesquisadora do Núcleo de Transplante Cardíaco do Instituto do Coração InCor, de São Paulo, Fabiana Goulart Marcondes Braga, trouxe o tema “Otimização do Manejo do Paciente com Insuficiência Cardíaca Dentro da Estratégia de Linhas de Cuidado”. Na explanação, a palestrante propôs uma discussão sobre o caso de um paciente, além de trazer dados sobre as formas de tratamento e protocolo de atendimento para o paciente com insuficiência cardíaca. Já a primeira, “Sessão Clínica Multidisciplinar do Serviço de Cardiologia”, que ocorreu no auditório Pe. Eduardo Michelis, no dia 25, abordou o tema “Atualização Científica – Estudos em Insuficiência Cardíaca” e teve o consultor científico de Cardiovascular do Grupo Farmacêutico Novartis, André Bichels, como palestrante. Bichels apresentou um estudo clínico sobre os novos tratamentos para insuficiência cardíaca, através de interações medicamentosas. O estudo teve como ênfase a utilização do Sacubitril/Valsartana, uma nova droga que chegou ao mercado brasileiro em setembro.
.: Leia Mais >
 
::: 09/10/2017
Ambulatório 1º de Maio realiza mais de 500 procedimentos na Escola Gabriel Obino
O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, que é mantido pelo Hospital Divina Providência, atendeu 221 pessoas e realizou 595 procedimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino, no Bairro Cascata (rua Eng. Ludolfo Boehl, 1402). O Ambulatório levou toda a sua equipe para proporcionar um dia de saúde com as terapias naturais, no dia 30 de setembro das 10h às 16h, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no evento “Prefeitura nos Bairros”. “Fomos muito bem recebidos pela comunidade que procurou o atendimento com as terapias naturais ”, afirma a coordenadora da equipe, enfermeira Daiane Benites. Entre os serviços prestados estiveram: Auriculoterapia, orientações de fitoterapia, teste de Glicemia e aferição de pressão arterial.
.: Leia Mais >
 
::: 04/10/2017
Enfermeira do Divina faz abertura de evento sobre prevenção de infecções em Odontologia e Oftalmologia
A enfermeira coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Divina Providência, Taiana Lando, fez o pronunciamento de abertura do evento “Boas Práticas na Prevenção de Infecções em Odontologia e Oftalmologia”. A atividade foi realizada às 8h30min de hoje, dia 4 de outubro, na sede do Sindicato de Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), em Porto Alegre. Taiana deu início às atividades que duraram toda a manhã. A profissional do Divina agradeceu o convite, alertou para a importância do tema e convidou todos os presentes para a Jornada de Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar que ocorrerá em maio de 2018, em Porto Alegre. As palestras tiveram como foco alertar os profissionais que atuam em hospitais e clínicas nas áreas de Odontologia e Oftalmologia, e profissionais de processamento de produtos para a saúde e controle de infecção.
.: Leia Mais >
 
::: 03/10/2017
Ambulatório de Terapias Naturais 1º de Maio atende a comunidade da Vila Cruzeiro
“Foi um evento muito gratificante, atendemos realmente toda a população que necessitava e tivemos uma boa adesão às Práticas Integrativas e Complementares”. É assim que a coordenadora da equipe do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, enfermeira Daiane Benites, define a ação realizada na comunidade da Vila Cruzeiro, no dia 23 de setembro. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre no evento “Prefeitura nos Bairros”, o Ambulatório levou toda a sua equipe para proporcionar um dia de saúde com as terapias naturais. Daiane relata que foram atendidas 251 pessoas e realizados 964 procedimentos, entre eles Auriculoterapia, orientações de fitoterapia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e assistência nutricional. “Essa parceria com a Prefeitura é muito importante para nós, pois divulga e dá reconhecimento ao nosso projeto social junto às comunidades”, ressalta Daiane.
.: Leia Mais >