:: Outras notícias
»  Residência Médica
»  Cardiologia é responsável por 20% das consultas do Centro Clínico
»  Curso de Gestantes do Divina encerrou outra edição exitosa
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 27/08/2015
Missa das vocações celebra a vida
A Missa das Vocações, celebrada na tarde de hoje, dia 27 de agosto, comemorou a Semana da Nutrição, o dia do profissional de Psicologia, o aniversário de Santa Mônica e o jubilado de 25 anos de religiosa da coordenadora do Centro Cirúrgico, Irmã Glaci Teresinha Willers. A celebração, presidida pelo Pe. Cláudio Castro, Animador Vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre, também contou com a presença do capelão do Hospital, Pe. Cláudio Damé, funcionários e a Direção do Divina. “São momentos de reflexão sobre as vocações e sobre a prudência para preservar o que somos, o trabalho e a missão de cada um de nós”, destacou Pe. Castro. Emocionada, Irmã Glaci contou um pouco de sua vida religiosa e sua dedicação em cuidar de vidas. “Sou muito grata a tudo que eu tenho e ao que eu sou. O foco principal é cuidar do nosso paciente”, finalizou.
.: Leia Mais >
 
::: 25/08/2015
Irmã Glaci comemora 25 anos de vida religiosa
A coordenadora do Centro Cirúrgico, Irmã Glaci Teresinha Willers, comemorou, no dia 1º de agosto, 25 anos como Irmã da Divina Providência. A celebração ocorreu na Paróquia São José, em sua cidade de origem, Alpargatas, em Boa Vista do Buricá. A religiosa agradeceu o carinho com estas palavras: “Neste ano de vida consagrada é uma bênção celebrar o Jubileu de 25 anos. Estou recebendo muitas graças. Celebrar com minha família e comunidade de origem foi um desafio e uma bênção, retomando como vivo hoje minha vida religiosa. Renovei meu SIM com muita alegria, fé, energia nova e consciência no testemunho, que sou chamada a ser como consagrada na vida em missão”, declarou Irmã Glaci. “Obrigada ao Deus vivo e Providente pela presença constante nas alegrias e fraquezas, desafiando e renovando a busca contínua do amadurecimento e crescimento, como Irmã da Divina Providência. Sou sim convidada a olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”, finalizou Irmã Glaci, com gratidão.
.: Leia Mais >
 
::: 24/08/2015
Programa de Medicina Interna do Divina promove palestra com o médico italiano Marco Bobbio
O Programa de Medicina Interna do Hospital Divina Providência promoverá, na sexta-feira, dia 11 de setembro, às 17h, a palestra ‘Fazer mais não necessariamente significa fazer melhor’. O tema será apresentado pelo médico italiano, Marco Bobbio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Médico cardiologista, Dr. Bobbio defende a importância de uma Medicina menos invasiva, que respeite a opinião do paciente e que evite exames e medicações desnecessários, sem respaldo científico. Propõe uma mudança no conceito de saúde, doença e tratamento para que todos possam refletir mais criticamente sobre os tratamentos que prolongam a vida, mas que frequentemente pioram sua qualidade. O professor Dr. Marco Bobbio nasceu na Itália em1951. É médico cirurgião especializado em doenças cardiovasculares e estatística médica. Filho do consagrado filósofo Norberto Bobbio, atuou como pesquisador no Cedars Sinai Medi Cal Center e VA Long Beach Medical Center. Foi professor da Escola de Especialização em Cardiologia da Universidade de Turim, ministrou cursos de Cardiologia e estatística médica, atuou como professor adjunto da Universidade de Ferrara.
.: Leia Mais >
 
::: 17/08/2015
Divina participa do Mutirão de Saúde no bairro Agronomia
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência participou no sábado, dia 15 de agosto, do Mutirão de Saúde, realizado na Escola Estadual Desidério Torquato Finamor, no bairro Agronomia, Zona Leste de Porto Alegre. A escola, que dedicou a data ao “Dia da Família”, abriu as portas para a comunidade no evento já tradicional da instituição, contemplando os visitantes com atividades e atendimento de saúde. Dentre os serviços disponíveis estavam o teste de glicose, medição de pressão, Auricoloterapia, Cromoterapia, Reiki, Massoterapia e um brechó para arrecadação de fundos á escola. A instituição obteve o apoio e auxílio do Movimento dos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA), que ofereceu à comunidade reforço pedagógico. De acordo com a diretora da escola, Nelci Teixeira Possas, a atuação do Divina é de extrema importância. “É uma parceria perfeita que envolve dois pontos essenciais: educação e saúde”, disse.
.: Leia Mais >
 
::: 13/08/2015
Reabilitação fonoaudiológica e alteração na consistência dos alimentos no tratamento de Disfagias
Médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e funcionários do Divina, além de convidados de outras instituições de saúde, participaram da Palestra Atualidades em Disfagia, promovida pela Fresenius Kabi, de São Paulo. O evento ocorreu às 19h desta quarta-feira, dia 12 de agosto, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, do Hospital Divina Providência. A abertura das atividades foi realizada pelo diretor-Médico do Hospital, Dr. Fernando Fernandes, que deu boas-vindas aos presentes. A diretora-Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, também prestigiou a palestra. Disfagia é a dificuldade para deglutir, e que pode ser um sintoma comum de diversas doenças. Entre elas estão as alterações neurológicas, como o Acidente Vascular Cerebral (ACV), derrame ou doenças tumorais do esôfago. O fonoaudiólogo José Ribamar do Nascimento, diretor do Instituto de Gerenciamento em Deglutição, e especialista em motricidade orofacial, e a nutricionista Denise Van Aanholt, mostraram as novidades na prevenção e redução de problemas na deglutição. As novidades consistem em selecionar o melhor tratamento, que varia desde a reabilitação fonoaudiológica até a alteração de consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão.
.: Leia Mais >
 
::: 12/08/2015
“Horizonte, um farol em minha vida”
O Hospital Divina Providência deu prosseguimento, durante esta quarta-feira, dia 12 de agosto, ao retiro com o tema “Horizonte, um farol em minha vida”. A atividade espiritual já havia ocorrido nos dias 5 e 6 de agosto e foi coordenada pelas irmãs Maria Eloni Coczenski, diretora-geral do Hospital, e Janete Maders, integrante da Pastoral da Saúde. A coordenadora de Enfermagem dos andares de internação, Adriana Ferreira da Rosa também teve participação ativa do retiro. Na abertura das atividades da manhã de hoje a irmã Maria Eloni explicou aos participantes sobre o que é retiro. “Retiro é poder compartilhar, é ouvir a palavra de Deus”, resumiu. Em seguida, Irmã Janete Maders assumiu a palavra, destacando o assunto ‘Eu como pessoa’. Os questionamentos ao público foram “quem sou eu?” e “o que busco?”. Dentre as considerações propostas pela Irmã, estiveram: “o mundo nunca mais foi o mesmo depois do meu nascimento”. Irmã Maria Eloni também oportunizou espaço para reflexões individuais e em conjunto. Os assuntos debatidos entre os participantes envolveram o caminho que realizam juntos, com confiança e entusiasmo, para viver a missão de ser Providência de Deus. Por fim, a enfermeira Adriana assumiu a palavra para falar sobre o tema ‘Horizonte, um farol em minha vida’. Novamente, foram feitas reflexões, debates, e desta vez, um convite: assumir o compromisso de “dar o rosto à Providência de Deus”.
.: Leia Mais >
 
::: 06/08/2015
Divina recebe palestra ‘Atualidades em Disfagia’
O Hospital Divina Providência recebe, na quarta-feira, dia 12 de agosto, a palestra ‘Atualidades em Disfagia’, que será realizada no auditório Pe. Eduardo Michelis, às 19h. O evento contará com a presença do fonoaudiólogo José Ribamar do Nascimento, que é diretor do Instituto de Gerenciamento em Deglutição (IGD), especialista em Motricidade Orofacial, mestre em Ciências pelo AC Camargo, professor do CEFAC e membro da Sociedade Brasileira de Fonodialogia (SBF), AMIB e SBNPE. O fonoaudiólogo abordará o tema ‘Da triagem ao Protocolo de Desmame da TNE’. A presença da nutricionista clínica Denise van Aanholt também está confirmada. Denise é especialista em TN, pela SBNPE, e também em Atenção Domiciliar pela Escola de Enfermagem da USP e membro do Conselho Consultivo da SBNPE e do Grupo de Pesquisa ‘Senescência e Senilidade: desafios no cuidar em saúde’ pela Escola de Enfermagem da USP. Denise também integra a Câmara Técnica ‘Nutrição Clínica’ do CRN3, e é presidente do comitê de nutrição da FELANPE, além de ser auditora em TN.
.: Leia Mais >
 
::: 05/08/2015
Centro Clínico disponibiliza 67 médicos de 25 especialidades
O Centro Clínico do Hospital atende atualmente 25 especialidades, sete a mais que no ano passado. Após a remodelagem do setor, realizada em 2014, as transformações tiveram continuidade. Entre as mudanças está a inclusão de 19 novos profissionais nas especialidades do Centro, totalizando 67 médicos em atuação. Conforme o Dr. Ilmar Köhler, estas mudanças ocasionaram aumento no número de consultas e exames mensais, exigindo melhorias já realizadas levando em conta as Linhas de Cuidados, no sistema organizacional e nos equipamentos tecnológicos. Entre os novos profissionais que atendem no Centro Clínico está a mastologista Vívian Fontana (foto), médica graduada pela UFRGS, 2009. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia com Residência Médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Dra. Vivian também é mestranda em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da UFRGS, com linha de pesquisa em Patologias Mamárias.
.: Leia Mais >
 
::: 05/08/2015
Grupo de médicos dá suporte aos pacientes do Divina
O Hospital Divina Providência, sempre na busca por qualidade e segurança no atendimento aos seus pacientes, disponibiliza ao seu corpo clínico, desde setembro de 2014, uma equipe de neurologistas clínicos. Conforme a Dra. Magdalena Schmitt Laser (foto), o serviço fica à disposição de todo o Hospital com plantões de sobreaviso, mas as áreas de maior atuação têm sido a Emergência, CTI Adulto e o atendimento a gestantes, no Centro Obstétrico. O Dr. Gustavo Costa Fernades explica que a atuação é sempre em conjunto com as demais especialidades – ficando à disposição para consultas –, sobretudo a área da Neurocirurgia. “Um caso típico de nossa atuação está no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo, que exige atuação rápida para salvar vidas e evitar sequelas”, frisa o médico. Dra. Magdalena salienta que um novo protocolo para a Emergência está sendo concluído. “Num curto prazo, ampliaremos ainda mais o suporte neste setor”, conclui a médica.
.: Leia Mais >
 
::: 05/08/2015
Divininho de julho destaca Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
A Semana de Prevenção de Acidentes é destaque na edição nº 133 do Divininho, lançada no final de julho. O evento contou com apresentação de teatro, palestras e shows de calouros, alegrando o grande grupo de funcionários participantes. A ‘Terapia do Abraço’, apresentada pela Moojen Produções com muita diversão e humor, desafiou o médico Maurício Menna Barreto, gerente médico da Emergência a chegar todos os dias no trabalho e escolher sete pessoas para abraçar. O objetivo é melhorar o ambiente de trabalho e obter uma melhor disposição dos colegas para a prevenção de acidentes. Também esteve em pauta na 133ª edição, a palestra ‘Ergonomia, a ciência do conforto’, ministrada pela médica do trabalho e ergonomista do Hospital Divina Providência, Niura Noro, no dia 9 de julho. Durante a apresentação, Dra. Niura falou sobre a importância das medidas tomadas pela empresa para o bem-estar de seus funcionários e também frisou o valor da participação ativa dos funcionários na contribuição ao estudo ergonômico. A Reunião de Análise Estratégica (ERA) realizada pelas lideranças do Hospital, também foi noticiada.
.: Leia Mais >
 
::: 05/08/2015
As novas estratégias das Linhas de Cuidados qualificam a assistência integral do paciente
As novas estratégias na assistência integral ao paciente nas Linhas de Cuidados do Hospital Divina Providência foram destaque na edição nº 58 do Gente do Verde, lançado no início de agosto. Cirurgia da Obesidade, Cirurgia Plástica, Cardiologia, Neurologia, Traumatologia/Ortopedia, Aparelho Urinário, Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Paciente Crítico e Saúde da Mulher são as especialidades eleitas no Planejamento Estratégico. Elas terão atenção especial no período 2015/2019. Também entraram em pauta, na 58ª edição, as transformações administrativas e assistenciais que priorizam o bem-estar dos pacientes atendidos. De acordo com o diretor-técnico, o emergencista, Dr. Fernando Fernandes, as alterações só serão finalizadas com plenitude dentro de um prazo de cinco anos. Sobre o Paciente Crítico, o informativo apresenta as diretrizes que possibilitam uma assistência resolutiva e segura, bem como as ações que visam o atendimento integral e que também se encontram na Emergência do Hospital.
.: Leia Mais >
 
::: 04/08/2015
Radiologia intervencionista revoluciona o tratamento de doenças complexas
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e o setor de Hemodinâmica do Divina Providência também passoram a contar, em 2015, com os serviços especializados dos radiologistas intervencionistas Eduardo Medronha e Enio Ziemieck Júnior (foto). Dr. Medronha explica que a Radiologia Intervencionista é uma área da Medicina que realiza procedimentos minimamente invasivos, guiados por métodos de imagem – ultrassonografia, tomografia, RX. “A especialidade está em rápida expansão, revolucionando a forma como algumas das doenças mais complexas do mundo são tratadas”, frisa o médico. O especialista acrescenta que os procedimentos são realizados por meio de uma pequena punção na pele (sem cortes), com a introdução de cateteres ou agulhas, na maioria das vezes realizados sob sedação, sem a necessidade da anestesia geral, o que torna o tratamento mais adequado para os pacientes mais debilitados. Dr. Medronha conta que a especialidade tem como características ser pouco invasiva, eficaz, inovadora, segura e extremamente versátil, atuando em diversas áreas: oncologia, vascular, ginecologia, entre outras. “Tratamentos minimamente invasivos permitem que os pacientes se recuperem mais rapidamente, muitas vezes sem a necessidade de internação hospitalar, retornando logo às suas atividades”, relata.
.: Leia Mais >
 
::: 04/08/2015
Mapeamento cardíaco tridimensional qualifica o tratamento das arritmias cardíacas
A Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência contará em breve com o sistema EnSite de mapeamento cardíaco. O método é o mais avançado e seguro no mundo tanto para o melhor diagnóstico como para o tratamento das arritmias cardíacas. O médico eletrofisiologista Pablo da Costa Soliz explica que a inovação permite uma reconstrução tridimensional do coração, oferecendo a possibilidade de melhor compreensão e tratamento das arritmias. “Esse tratamento tem inúmeras vantagens para o paciente, pois além de aumentar a segurança e a eficácia do procedimento, também proporciona a redução do uso do Raio X”, explica o médico. O Sistema EnSite deverá estar em funcionamento até o início de agosto. Também integram a equipe os eletrofisiologistas Carlos Kalil, Eduardo Bartholomay e Guilherme Gazzoni. O mapeamento eletroanatômico do coração é uma ferramenta indispensável para os procedimentos de eletrofisiologia mais complexos. O sistema, além de permitir a criação de exibições gráficas tridimensionais (3D) das estruturas cardíacas, proporciona a visualização dos circuitos das arritmias com a possibilidade de navegação dos cateteres em tempo real sem o uso de fluoroscopia (Raio X).
.: Leia Mais >
 
::: 03/08/2015
Transformações administrativas e assistenciais das Linhas de Cuidados priorizam o bem-estar das pessoas atendidas
O Hospital Divina Providência está em fase de estruturação das Linhas de Cuidados para melhor atender os seus pacientes. O objetivo do sistema de atendimento é implementar estratégias para uma transformação administrativa e assistencial que priorize o bem-estar das pessoas atendidas. De acordo com o diretor-técnico do Hospital, o emergencista Dr. Fernando Fernandes, o processo será finalizado em sua plenitude, em cinco anos. “Estamos identificando as lideranças em cada especialidade, para fechar as equipes.” Ainda conforme o médico, o trabalho busca eliminar quaisquer dificuldades estruturais na linha de atendimento de cada paciente. “Trabalhamos para que os procedimentos não sejam interrompidos por desvios e esperas. O paciente deve chegar aqui e não ter com o que se preocupar, desde o momento em que é internado até o dia de sua alta”, explica Dr. Fernando. O diretor técnico acrescenta que o setor de Cardiologia está em fase mais adiantada de estruturação. Já a Neurologia vem de um processo de formação há cerca de um ano. “Neste momento o Hospital prioriza a adequação tecnológica e a aquisição de novos equipamentos, como um aspirador ultrassônico e um novo microscópio cirúrgico”, frisa o médico.
.: Leia Mais >
 
::: 31/07/2015
Centro de Diagnóstico por Imagem agrega especialistas em Neuroimagem
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital continua investindo em qualidade. A radiologista Renata Osório, que divide a gerência Médica do setor com o Dr. Rafael Cardoso de Mello, explica que o CDI acabou de agregar à equipe mais dois médicos especialistas em Neuroimagem que, além de qualificar o diagnóstico, darão mais agilidade aos exames. Os especialistas Ivo Maximiliano Strimitzer Júnior e Fábio Onuki Castro, que são membros do Corpo Clínico, explicam que o acréscimo que darão ao serviço é na análise dos exames em no máximo 24 horas e na possibilidade de discussão de casos a qualquer momento. Dr. Ivo acrescenta que novos protocolos adquiridos facilitarão os diagnósticos de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças infecciosas, tumores, angioressonâncias cervicais e encefálicas. Dra. Renata informa ainda que também irá integrar à equipe um médico radiologista que fará ecografias obstétricas, morfológicas e de rastreamento.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >