:: Outras notícias
»  Divininho destaca XI Semana Científica e 46º aniversário do Hospital
»  Circuito Papo Reto 2015 inicia com apoio do Hospital Divina Providência
»  Comissão organizadora é homenageada após XI Semana Científica do Divina
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 03/08/2015
Transformações administrativas e assistenciais das Linhas de Cuidados priorizam o bem-estar das pessoas atendidas
O Hospital Divina Providência está em fase de estruturação das Linhas de Cuidados para melhor atender os seus pacientes. O objetivo do sistema de atendimento é implementar estratégias para uma transformação administrativa e assistencial que priorize o bem-estar das pessoas atendidas. De acordo com o diretor-técnico do Hospital, o emergencista Dr. Fernando Fernandes, o processo será finalizado em sua plenitude, em cinco anos. “Estamos identificando as lideranças em cada especialidade, para fechar as equipes.” Ainda conforme o médico, o trabalho busca eliminar quaisquer dificuldades estruturais na linha de atendimento de cada paciente. “Trabalhamos para que os procedimentos não sejam interrompidos por desvios e esperas. O paciente deve chegar aqui e não ter com o que se preocupar, desde o momento em que é internado até o dia de sua alta”, explica Dr. Fernando. O diretor técnico acrescenta que o setor de Cardiologia está em fase mais adiantada de estruturação. Já a Neurologia vem de um processo de formação há cerca de um ano. “Neste momento o Hospital prioriza a adequação tecnológica e a aquisição de novos equipamentos, como um aspirador ultrassônico e um novo microscópio cirúrgico”, frisa o médico.
.: Leia Mais >
 
::: 31/07/2015
Centro de Diagnóstico por Imagem agrega especialistas em Neuroimagem
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital continua investindo em qualidade. A radiologista Renata Osório, que divide a gerência Médica do setor com o Dr. Rafael Cardoso de Mello, explica que o CDI acabou de agregar à equipe mais dois médicos especialistas em Neuroimagem que, além de qualificar o diagnóstico, darão mais agilidade aos exames. Os especialistas Ivo Maximiliano Strimitzer Júnior e Fábio Onuki Castro, que são membros do Corpo Clínico, explicam que o acréscimo que darão ao serviço é na análise dos exames em no máximo 24 horas e na possibilidade de discussão de casos a qualquer momento. Dr. Ivo acrescenta que novos protocolos adquiridos facilitarão os diagnósticos de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças infecciosas, tumores, angioressonâncias cervicais e encefálicas. Dra. Renata informa ainda que também irá integrar à equipe um médico radiologista que fará ecografias obstétricas, morfológicas e de rastreamento.
.: Leia Mais >
 
::: 31/07/2015
Cardiologia é responsável por 20% das consultas do Centro Clínico
A Linha de Cuidados do Serviço de Cardiologia do Divina Providência está em fase de evolução. As mudanças vão desde a logística até novos equipamentos tecnológicos em implantação, que prometem cumprir com excelência o crescimento da demanda de consultas e exames. De acordo com o gerente médico do Serviço e do Centro Clínico, Dr. Ilmar Köhler, “o crescimento é constante, impulsionado pela recente criação do Setor Comercial do Hospital, que está investindo em novas parcerias e convênios”. O setor de Cardiologia já atende cerca de 20% das consultas mensais do Centro Clínico, confirmando este aumento gradual e constante nas consultas atendidas e na realização de exames complementares. De 1.510 consultas totais no Centro Clínico em maio de 2015, próximo de 300 foram na Cardiologia. “O Centro Clínico realizou em 2014 a média de 1.300 consultas e atualmente está atendendo, em média, cerca de 1.500 consultas por mês, devendo alcançar a meta para 2015, fixada em 1.600 consultas”, declara Dr. Ilmar.
.: Leia Mais >
 
::: 21/07/2015
Curso de Gestantes do Divina encerrou outra edição exitosa
A edição do mês de julho do Curso de Gestantes do Hospital Divina Providência se encerrou nessa segunda-feira, dia 20. A formação é gratuita – paga-se apenas o custo do estacionamento –, e consiste em abordar questões como o início da gravidez até os primeiros meses do bebê, os tipos de partos e suas vantagens, a formação da nova família, amamentação, alimentação da gestante e do bebê, cuidados com a higiene, entre outros assuntos. A agente de viagens, Tatiana Cardoso Vieira, que espera o seu primeiro filho Heitor, há 34 semanas, foi uma das participantes. “Fui buscar experiências teóricas antes de praticar. Foi importante descobrir que as mesmas dúvidas que eu tinha outros pais de primeira viagem também tinham, e isso me conforta de certa forma. A descoberta mais importante foi saber que o neném, em seus primeiros meses, não tem a capacidade de respeitar horários para mamar, por exemplo, isso é muito particular de cada um.”, contou Tatiana. Até o final deste ano haverá mais duas edições do curso para os inscritos previamente. As mamães que estão mais próximas do parto têm prioridade na realização. “A procura é imensa, por isso precisamos utilizar este critério, temos muitos inscritos", informou a coordenadora do Centro Materno-Infantil, enfermeira Neuza Richetti Polesello.
.: Leia Mais >
 
::: 20/07/2015
Dr. Renato Souza é palestrante no LAF Masters Bariatrics, nos EUA
O responsável técnico do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade Mórbida (CITOM), do Hospital Divina Providência, Dr. Renato Souza da Silva, participou como palestrante do LAF Masters Bariatrics. O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de julho, no Harvard Medical School, em Boston, em Massachussets, EUA. O grande objetivo do evento é a de troca de experiências e conhecimentos sobre Cirurgia Bariátrica entre os centros mais avançados de todo o mundo. O tema abordado na palestra do Dr. Renato foi "Sleeve Gastrectomy" (Gastrectomia vertical).
.: Leia Mais >
 
::: 20/07/2015
ESF Nossa Senhora de Belém participa do 2º Chá Bingo no CTG Estância da Figueira
O Grupo Mexa-se, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora de Belém, em Belém Velho, realizou o 2º Chá Bingo, evento beneficente voltado aos idosos da comunidade. A atividade aconteceu no CTG Estância da Figueira, na tarde de sexta-feira, dia 17 de julho. Conforme a enfermeira Daiane Benites, coordenadora das ESFs administradas pelo Hospital Divina Providência, o evento é um espaço de lazer e descontração e contribuiu com a arrecadação de fundos para uso do Grupo Mexa-se, que investe em camisetas, passeios de final de ano e outras ações que visam uma melhor qualidade de vida para todos. Cerca de 150 pessoas se fizeram presentes no Chá Bingo, que contou também com os brindes doados por parceiros voluntários e por comerciantes locais.
.: Leia Mais >
 
::: 10/07/2015
SIPAT se encerra com show de mágica e apresentação de calouros
Um show de mágica e uma apresentação de calouros encerrou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência de 2015. O evento se encerrou nesta sexta-feira, dia 10 de julho, às 14h, no auditório Pe. Eduardo Michelis, coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O presidente da CIPA, Leandro Berezanskyj disse que “segurança é importante todos os dias, mas a SIPAT é um período de reflexão sobre os comportamentos e as atitudes no ambiente de trabalho. É a semana da conscientização”, destacou. Após a declaração do presidente da CIPA, apresentou-se o mágico e ilusionista Le Denier, interpretado por Daniel Pereira, um dos supervisores do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Daniel realizou mágicas que envolveram a atenção do público, sempre fazendo analogias aos cuidados e atenção que os funcionários do Hospital devem ter no dia a dia de trabalho. Durante a apresentação, Daniel contou com o auxílio de Maria Ivone, da Lavanderia, da enfermeira Marilene e de Daniela, que trabalha na CTI Neonatal. Dando seguimento ao evento, apresentaram-se juntos o mensageiro Luis Fernando, no violão, e a colega do CDI, Renata dos Santos Pires, que cantou três canções: ‘Versos simples’, da banda Chimarruts, ‘Boa sorte’, de Vanessa da Mata, e ‘O trem azul’, de Lô Borges.
.: Leia Mais >
 
::: 09/07/2015
Conforto no trabalho gera satisfação e felicidade
A palestra ‘Ergonomia, a ciência do conforto’, ministrada pela médica do trabalho e ergonomista do Hospital Divina Providência, Dra. Niura Noro deu continuidade à Semana de Prevenção de Acidentes (SIPA) de 2015. O evento foi realizado no auditório Pe. Eduardo Michelis na manhã desta quinta-feira, dia 9 de julho. “Quanto mais confortável eu estiver, mais feliz estarei” disse Dra. Niura no início de sua apresentação. O estudo das normas do trabalho paralelas à ciência do conforto tem como objetivo melhorar as relações humanas, facilitar a interação entre as pessoas e tornar o trabalho mais saudável, aplicando suas regras a todos os ambientes onde há atuação humana: no lar, no transporte, no lazer, na escola e, principalmente, no trabalho. Ao citar exemplos reais de trabalhadores envolvidos diretamente em situações com riscos prejudiciais ao físico e à mente, Dra. Niura alertou: “Toda empresa tem dificuldades e riscos. Para compreender e resolver esses problemas é necessário conhecer a instituição, entender seus pontos fortes e fracos para então encontrar soluções realistas”.
.: Leia Mais >
 
::: 07/07/2015
SIPAT inicia com a peça teatral “Prevenção de Acidentes”
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Divina Providência teve início nesta segunda-feira, dia 6 de julho. A palestra em cena representada pelo teatro “Prevenção de Acidentes”, da Moojen Produções, foi a atração da tarde, no auditório Pe. Eduardo Michelis. Hoje, terça-feira, a SIPAT teve sequência, às 10h30min, com a palestra “Alcoolismo: em que fase você está?”, ministrada pela médica do trabalho, Dra. Niura Noro. Para abrir o evento, a diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, introduziu o assunto questionando o público sobre como atuar para diminuir o número de acidentes e se “nós evoluímos no cuidado conosco e com o próximo?” Para ilustrar suas colocações, a irmã Maria Eloni citou um exemplo real que ela presenciou com o mensageiro Carlos Eduardo. Ele dispensava muito carinho e atenção com muita dedicação a um paciente no corredor do Hospital. “Era tanto jeito, bondade, ternura, que eu o chamei para agradecer pelo que estava fazendo”, disse a Irmã. A deixa final de Maria Eloni foi um pedido para a Semana: “aproveitemos este momento para fazermos uma autoavaliação”, referindo-se às atitudes e gestos que cada um dos funcionários da casa realiza dia pós dia na ajuda ao próximo e na prevenção de acidentes de trabalho.
.: Leia Mais >
 
::: 26/06/2015
Divina implanta Protocolo de Prevenção de Quedas para reduzir danos ao paciente
Reduzir a ocorrência de quedas de pacientes hospitalizados e os danos delas decorrentes. Estes são os objetivos da implantação do Protocolo de Prevenção de Quedas do Divina, cujo lançamento ocorreu no dia 24 de junho, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Na ocasião, a Equipe de Gestão de Risco promoveu uma mesa redonda que apresentou a vivência com a prevenção de quedas da enfermeira Patrícia dos Santos Bopsin (ao microfone), do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco (SEGER) do Hospital Mãe de Deus. A diretora Assistencial do Hospital, Irmã Ilani Maria Reis, e o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes representaram a Direção no evento que contou com grande participação dos colaboradores da instituição. O enfermeiro Alex Pereira, Gestor de Risco e coordenador do Núcleo da Qualidade do Divina explica que a iniciativa visa implementar medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente. “A meta é garantir o cuidado multiprofissional e um ambiente seguro e promover a educação do paciente, familiares e profissionais”, resume. A enfermeira Patrícia citou entre as medidas adotadas em sua instituição a implantação do uso de cinto de segurança nas poltronas. “Há uma busca constante para reduzir lesões decorrentes de quedas, e isso também inclui o acompanhante do paciente”, finalizou a palestrante.
.: Leia Mais >
 
::: 24/06/2015
III Fórum da Fé e Espiritualidade na Saúde expõe a Missão das Irmãs da Divina Providência pelo mundo
A Pastoral da Saúde do Hospital Divina Providência realizou nesta terça-feira, dia 23 de junho, o III Fórum da Fé e Espiritualidade na Saúde, o Fórum do Carisma. O evento, que ocorreu no auditório Pe. Eduardo Michelis foi moderado pelo contador da Sociedade Sulina Divina Providência, João Berto. A primeira mesa redonda contou com a presença das Irmãs Elise Sehnem, Lurdes Luke e Maria Beatriz Mohr. O Fórum se iniciou às 14h30min com a acolhida realizada pelo capelão do Hospital, Pe. Cláudio Damé. Irmã Elise foi a primeira palestrante e falou sobre “A História da Congregação”. A religiosa contou cada passo dado pelo fundador da ordem, Pe. Eduardo Michelis, do nascimento à morte, passando pela nomeação como secretário do arcebispo da cidade de Colônia, pela prisão, que durou cerca de três anos e meio, e pela fundação do 1º Orfanato, em Müster, na Alemanha, em novembro de 1842. A segunda apresentação foi da Irmã Lurdes Luke, que falou sobre o “Carisma das Irmãs da Divina Providência”. Irmã Lurdes contou que conheceu todos os recantos missionários da Congregação pelo mundo. Eles estão distribuídos pela Alemanha, Holanda, Brasil, Bolívia, Paraguai, Malawi, Moçambique, Indonésia e Timor Leste. A religiosa também dissertou sobre o que é Carisma, o que se entende por ele e o definiu como a sensibilidade aguçada a um aspecto do Mistério de Deus.
.: Leia Mais >
 
::: 15/06/2015
Equipe do Divina realiza 260 procedimentos na Escola Gabriel Obino
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência participou, no sábado, dia 13 de junho, de Mutirão da Saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino. Foram 260 procedimentos dedicados à comunidade local em um total de 76 pessoas atendidas. Auriculoterapia, Cromoterapia, Reiki, Massagem, orientação homeopática, nutricional, medição de pressão arterial e de glicose foram alguns dos serviços oferecidos durante o evento. Além dos procedimentos de saúde, alunos de vários cursos da Ufrgs realizaram oficinas para orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, além de dicas para prevenção contra doenças como gripe e dengue. O Mutirão também contou com a participação de crianças da comunidade em uma oficina de grafite e, ao meio dia, foi servido um almoço comunitário. O trabalho da Equipe de Saúde Comunitária do Divina conta com voluntários dos do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio. A ação é realizada frequentemente em várias escolas da Capital com o objetivo de atender ao público com maior vulnerabilidade social que não tem facilidade no acesso à informação e não realiza consultas médicas com a frequência necessária.
.: Leia Mais >
 
::: 10/06/2015
13 dicas para médicos criarem um bom relacionamento com a imprensa
O Portal Setor Saúde, da Fehosul, desenvolveu um tutorial com 13 dicas para ajudar o profissional da Medicina ou da saúde a manter um bom relacionamento com a imprensa. Confira a seguir a matéria publicada no dia 5 de junho: A saúde é, de acordo com uma pesquisa de 2014 da Datafolha, o maior problema do Brasil. Esta preocupação, invariavelmente desperta a atenção dos veículos de comunicação, que buscam abordar os temas que despertam maior interesse para a população. Mais do que discutir a “crise” na saúde pública e privada, temas sobre qualidade de vida, novas pesquisas e dicas de saúde aparecem diariamente com destaque nos principais jornais, revistas e portais de notícias. Em algum momento um repórter poderá telefonar para o seu hospital ou consultório, solicitando uma entrevista sobre questões médicas, temas atuais relacionados à saúde, ou ainda em busca de uma boa história de superação. Enquanto alguns médicos conseguem lidar com essa situação com naturalidade, outros podem ter complicações ao tentar contar ou explicar algo. Por isso, a equipe de assessoria de imprensa da Fehosul e do Portal Setor Saúde desenvolveu um pequeno “manual” com 13 dicas para ajudar o profissional da medicina – ou da saúde – a adquirir noções de como criar e manter um bom relacionamento com a imprensa.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >