:: Outras notícias
»  Missa de Cinzas marca o início da Quaresma e Campanha da Fraternidade
»  Divininho destaca Capítulo Geral e Curso de Gestante
»  Irmãs da Divina Providência projetam os próximos cinco anos da Congregação
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 31/03/2015
Sociedade Sulina Divina Providência oficializa nova Diretoria do Hospital Divina
A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na segunda semana de março, a todos os seus funcionários em todos os níveis, o seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2019. O plano tem como âncora “suas lideranças” operacionais, capazes de conduzir a Instituição a uma “Transformação” assistencial e sustentável. A posse do diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes foi uma das novidades. O novo diretor apresentou a formação do Comitê Gestor, recém-criado, ressaltando o modelo de gestão embasado na circularidade das informações e na tomada de decisões colegiadas. As Irmãs, diretora-geral e assistencial, Maria Eloni Coczenski e Ilani Maria Reis, respectivamente, dizem que “esse é um momento muito importante para que cada um se deixe transformar". “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos e decidirmos que travessias, nós do Hospital, precisamos enfrentar para dar continuidade à missão que nos é confiada” consideraram. A Irmã Elise Zenem, coordenadora da Pastoral da Saúde, salientou que o Hospital, que tem o compromisso de cuidar dos doentes, e sendo uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, reitera que a sua atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano.
.: Leia Mais >
 
::: 31/03/2015
Unidade Endovascular do Divina Providência implanta primeiro stent bioabsorvível
A Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência realizou, na manhã de sexta-feira, dia 27 de março, o primeiro implante de um stent bioabsorvível na instituição. A paciente do sexo feminino é diabética e apresentava doença coronária de múltiplos vasos. O stent farmacológico bioabsorvível foi implantado na coronária direita da paciente guiado pelo ultrassom intracoronário. A informação é do Dr. Gilberto Lahorgue Nunes, coordenador Médico da Unidade Endovascular do Hospital. O médico foi o primeiro cardiologista do estado a receber a certificação necessária para o implante dos stents absorvíveis, após um treinamento realizado em março de 2014, no Toronto General Hospital, no Canadá. A partir de agora, os pacientes cardiopatas atendidos no Divina poderão se beneficiar desta nova e revolucionária tecnologia. Dr. Gilberto explica que os stents farmacológicos bioabsorvíveis representam a mais moderna geração de dispositivos implantáveis por cateter para o tratamento das obstruções das artérias coronárias. Ao contrário dos stents farmacológicos metálicos utilizados atualmente – que são implantes definitivos – os stents bioabsorvíveis, por serem compostos de polilactídeo, são gradualmente absorvidos, permanecendo intactos apenas durante o período necessário para a completa cicatrização do local tratado”, relata.
.: Leia Mais >
 
::: 16/03/2015
Professor João Romildo Bueno palestra no Divina sobre “Psiquiatria, Psicanálise e Literatura”
O Hospital Divina Providência recebeu, no dia 14 de março, no Auditório Pe. Eduardo Michelis – rua da Gruta, 145, bairro Glória –, o I Encontro Científico de 2015, promovido pelo Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM). O evento ocorreu das 9h às 12h e o tema abordado foi “Psiquiatria, Psicanálise e Literatura”. O palestrante convidado foi o professor Dr. João Romildo Bueno (RJ), que também foi homenageado com o título de Sócio Honorário da CCYM, juntamente com o Dr. Luiz Paulo Paim dos Santos. O diretor Técnico do Divina, Dr. Fernando Fernandes, deu as boas-vindas aos convidados e disse esperar que esse fosse apenas o primeiro de uma série de eventos conjuntos a serem realizados pelo Hospital e o Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM). Também prestigiaram o evento a diretora Assistencial do Divina, Irmã Ilani Maria Reis, a Irmã Leonora Welter, do setor de Manutenção, entre outras religiosas e funcionários da instituição. A coordenação científica foi dos Drs. Cláudio Meneghello Martins, diretor-secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e presidente do CCYM e Carlos Barros, diretor do Curso de Especialização em Psiquiatria do CCYM.
.: Leia Mais >
 
::: 16/03/2015
Equipe de Saúde Comunitária realiza, no ESF Belém, 1º mutirão de 2015
Ocorreu no sábado, dia 14 de março, o primeiro Mutirão de Saúde promovido pela Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência, em 2015. Dessa vez, a ação, que beneficiou diretamente 68 pessoas da comunidade, ocorreu na Unida de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Velho, e foi realizada junto à Feira de Saúde do Dia da Mulher, promovida pelo Posto. Além dos procedimentos tradicionais, como Massoterapia, Reiki, Assistência Nutricional, Cromoterapia, Auriculoterapia, medição de pressão arterial e HGT (glicose), a edição ofereceu exames de Colo do Útero e Mamografia. “Outra novidade foi o brechó”, conta a coordenadora de Enfermagem da unidade, Tatiane Oss Emer da Silva. Além disso, houve corte de cabelo, realizados por cabeleireiros parceiros.
.: Leia Mais >
 
::: 13/03/2015
Divina e Centro de Estudos Cyro Martins realizam I Encontro Científico de 2015
O Hospital Divina Providência recebe amanhã, dia 14 de março, no Auditório Pe. Eduardo Michelis – rua da Gruta, 145, bairro Glória –, o I Encontro Científico de 2015, promovido pelo Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM). O evento ocorrerá das 9h às 12h e o tema abordado será “Psiquiatria, Psicanálise e Literatura. O palestrante convidado é o Professor Dr. João Romildo Bueno (RJ) (foto), que também será homenageado com o título de Sócio Honorário da CCYM, juntamente com o Dr. Luiz Paulo Paim dos Santos. A coordenação científica é dos Drs. Cláudio Meneghello Martins, diretor-secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e presidente do CCYM e Carlos Barros, diretor do Curso de Especialização em Psiquiatria do CCYM. Inscrições gratuitas pelo fone (051) 95089767 ou pelo e-mail secretariaccym@gmail.com.
.: Leia Mais >
 
::: 12/03/2015
Divina Providência, Instituto de Doenças Renais e Praia de Belas realizam campanha preventiva no Dia Mundial do Rim
Ter uma alimentação saudável, evitando o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade, fazer exercícios físicos e evitar o uso abusivo e prolongado de substâncias com efeito tóxico nos rins. Essas são algumas providências que as pessoas devem tomar para prevenir doenças renais que estão sendo salientadas na ação a que está sendo realizada pelo Hospital Divina Providência e o Instituto de Doenças Renais (IDR), no 2º Piso (próximo à Praça de Alimentação) do Shopping Praia de Belas. O evento se iniciou às das 10h e vai até às 22h de hoje. Beber muita água e fugir do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas, também ajuda à saúde renal. O nefrologista do IDR, Dr. Dirceu Reis da Silva, explica que o Dia Mundial do Rim, promovido mundialmente na segunda semana de março, em 2015 tem como tema “Rins Saudáveis”.O grupo é formado por um médico e uma enfermeira nefrologistas, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga.
.: Leia Mais >
 
::: 10/03/2015
Sociedade Sulina Divina Providência prestigia posse do novo secretário da Saúde de Porto Alegre
A Direção do Hospital Divina Providência prestigiou a posse do novo secretário da Saúde de Porto Alegre, o odontologista Fernando Ritter, na tarde desta segunda-feira, dia 9 de março. O grupo, que também representou a Sociedade Sulina Divina Providência, esteve integrado pela diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, o diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, o diretor Administrativo, Robson Molares, e o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes. O Hospital Independência, que também é gerido pela Sociedade Sulina Divina Providência, foi representado pelo diretor Executivo, José Clóvis Soares e pelo diretor Técnico, Angelo Chaves. A qualificação da rede integrada de atenção básica à Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram destaque na tarde desta segunda-feira, durante a posse do novo secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Funcionário do quadro da SMS, Ritter, cujo nome foi anunciado pelo prefeito José Fortunati no último dia 2, assumiu a pasta destacando Porto Alegre como referência na área, mas com o comprometimento de que a gestão deve avançar. O prefeito também deu posse à secretária substituta, Fátima Ali, e ao gestor do Fundo Municipal de Saúde, Alcindo Pavan.
.: Leia Mais >
 
::: 09/03/2015
Linhas de cuidado nortearão o Planejamento Estratégico do Divina Providência no quinquênio 2015/2019
A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na manhã de hoje às lideranças da instituição, o seu Planejamento Estratégico para 2015/2019, que tem como norte a “Transformação”. A diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski, disse que esse é um momento muito importante para cada um se deixar transformar. “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos”. A a coordenadora de Planejamento, Olvides Martini, alternou as explicações sobre o trabalho apresentado com a coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, o diretor Administrativo, Robson Morales, o diretor Técnico, Dr. Fernando Fernandes, a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, o diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Frederes e o gerente da CTI Adulto, Dr. Willian Dalpra. A Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, deu sequência à abordagem do tema salientando que o Hospital, que tem como Missão cuidar dos doentes, é uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência. “Portanto, nossa atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano: Nosso horizonte é Jesus Cristo! Como suas discípulas, escolhemos viver a profecia: tecendo relações em movimento, ultrapassando fronteiras, defendendo o cuidado da vida. Somos sinais da Providência Divina".
.: Leia Mais >
 
::: 06/03/2015
CTI Neonatal recebe certificação 100% Sistematizado
A Comissão de Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) concedeu à CTI Neonatal do Divina, na presença da diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis, o Certificado de 100% Sistematizado. A premiação se deve ao êxito do setor em atingir a aplicação do Processo de Enfermagem à totalidade dos pacientes. Em nome da Comissão, a enfermeira Patrícia Nascimento agradeceu a dedicação dos profissionais e o empenho de cada um para o crescimento pessoal e coletivo. A colega também manifestou a preocupação com questões no viés da sustentabilidade da instituição. “Vamos juntos fazer cada vez mais uma Enfermagem científica, crítica, reflexiva e comprometida com o paciente, com preceitos éticos e valores”, conclui.
.: Leia Mais >
 
::: 06/03/2015
Verão exige cuidados redobrados com a alimentação
As altas temperaturas, constantes neste período do ano, que ainda permanecem até o final de março, favorecem o desenvolvimento de bactérias em alimentos mal acondicionados e manipulados sem as condições de higiene adequadas. Segundo a coordenadora do setor de Nutrição, Veridiana Maffassiolli, o verão é a estação do ano mais propensa a casos de intoxicação alimentar. “O consumidor deve ficar atento e obser var os princípios básicos de higiene, tanto no preparo caseiro quanto na alimentação fora de casa”, ressalta. Veridiana explica que, neste período, as responsáveis pelo cardápio dos pacientes e funcionários do Hospital buscam a maior variedade possível de verduras e frutas da estação. “Evitamos preparações pesadas que contenham maionese e molhos encorpados, que dificultam a digestão, causam mal-estar e cansaço ao longo do dia”, conclui. Dicas que podem evitar intoxicação alimentar: - Descongelar alimentos dentro da geladeira e não à temperatura ambiente, como muitas pessoas fazem para acelerar o processo de degelo; - Em restaurantes, bares e lanchonetes, observar a limpeza do local, prestar atenção na organização e higiene do ambiente e dos atendentes (cabelos presos, unhas aparadas e vestimentas limpas).
.: Leia Mais >
 
::: 06/03/2015
Trinta de abril é o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda
O setor de Recursos Humanos informa que chegou a hora de acertar as contas com a Receita Federal. O coordenador do setor de Recursos Humanos, Glademir Bastians, informa que o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda se inicia em dois de março e se estende até 30 de abril de 2015. A multa por atraso é de 1% a 20% do imposto devido, sendo que o valor mínimo é R$165,74. Alguns limites foram corrigidos em 4,5% em relação ao ano assado. Estão obrigados a apresentar a declaração de IR todos os empregados que tiveram rendimentos anuais tributáveis, decorrentes do trabalho assalariado, iguais ou superiores a R$6.816,55, ou rendimentos isentos (não tributáveis) superiores a R$ 40 mil, além de todos os sócios de empresas. Glademir explica que a declaração de rendimentos pagos durante o ano de 2014 pelo Hospital, necessária para a Declaração, encontra-se disponível no RH.
.: Leia Mais >
 
::: 05/03/2015
Divininho destaca conclusões do Capítulo Geral e mudanças no Programa de Orientação Geral
O encerramento do 28º Capítulo Geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência, realizada no dia 31 de janeiro, é destaque na 128ª edição do Divininho. O Capítulo contou com Irmãs capitulares delegadas vindas da Europa, Ásia e América do Sul. O evento também teve a participação de leigos de várias províncias brasileiras. No decorrer do evento foi formulado um novo horizonte para todas as Irmãs da Congregação e eleita uma nova equipe de Coordenação Geral para dinamizar a vida e missão da instituição, no quinquênio 2015-2020. O novo formato do Programa de Orientação Geral (POG) do Divina, inserido desde a edição realizada em 23 e 24 de fevereiro, também é assunto do informativo. Desde então, o Programa acontecerá semanalmente às segundas e terças-feiras. A mudança foi realizada para garantir que todos os colaboradores façam a integração no primeiro e segundo dia de trabalho, atingindo, dessa forma, os principais objetivos.
.: Leia Mais >
 
::: 27/02/2015
Participação e vivência na celebração de encerramento do Capitulo Geral da Congregação
Na Celebração de Encerramento do 28º Capítulo Geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência, em Curitiba, no último dia 31 de janeiro, muitas religiosas, leigos e leigas participaram deste significativo acontecimento. As Irmãs capitulares delegadas vieram da Europa – Alemanha e Holanda –, da Ásia, – Indonésia. África – Malawi e Moçambique – e, da América do Sul, – Bolívia e Brasil. Após avaliações, estudos e aprofundamento de temas, foram tomadas várias decisões e formulado um novo horizonte para todas as Irmãs da Congregação. O Capítulo também fez uma recomendação para a partilha do Carisma e Espiritualidade com leigos e leigas. Entre as muitas responsabilidades do Capítulo, foi eleita uma nova equipe de Coordenação Geral para dinamizar a vida e missão de toda a Congregação no quinquênio 2015-2020. As capitulares eleitas foram: Irmã Márian Ambrosio, da Província de Curitiba - Coordenadora Geral; Irmã Lydia Liong, da Província da Indonésia - Vice-Coordenadora; Irmã Lúcia Weiler, da Província de Lajeado (RS); Irmã Maria Rita Xavier Mendes, da Região de Montes Claros (MG); e Irmã Ursula Kuhlmann, da Província Alemã (Münster).
.: Leia Mais >
 
::: 24/02/2015
Representantes da Shimadzu realizam treinamento no Hospital Divina Providência
Aproximadamente 30 representantes comerciais da Shimadzu Excellence in Science, vindos da Bolívia, México, Chile e Paraguai estão realizando um treinamento em um equipamento (Bransist Alexa F12), da Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência. O primeiro grupo começou hoje, dia 24 de fevereiro, e mais dois grupos concluem o processo de aprendizagem amanhã. Conforme um dos especialistas da empresa, Marcelo Javier, de São Paulo, este equipamento é o mais completo e atualizado em todo o mundo, pois possui alta tecnologia. “Nossos representantes vieram conhecer o modelo para, a partir daí, implementarem o equipamento em instituições de saúde de seus países. Em termos tecnológicos o Divina está muito bem servido”. O presidente da Shimadzu no Brasil, Akihiko Kato, foi recepcionado pela diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski e pelo diretor Médico, Dr. Fernando Fernandes, que os acompanhou até a Unidade Endovascular. O grupo esteve formado pelos representantes da Shimadzu, Luis Alfredo Sanches, Jaime Silva, José Cimarro, Angelo Rostirolla e Agustín Ortega.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >
 
::: 11/12/2014
Parceria entre Rede Divina Providência e Unilasalle Canoas viabiliza Escola de Saúde
Representaram a Rede de Saúde Divina Providência no evento, a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Clair Teresinha Agnes e o assessor jurídico da instituição, Mário Jaeger.O Hospital Divina Providência esteve representado pelos seguintes dirigentes: a diretora-geral, Irmã Maria Eloni Coczenski; diretor Administrativo, Robson Morales; gerente Médico do Centro Cirúrgico, Dr. Sérgio Frederes; coordenadora de Planejamento, Olvides Martini; coordenador de Recursos Humanos, Glademir Bastians; coordenador do Centro de Formação e Investigação, Dr. Willian Dalpra, além das enfermeiras Marilene Bock, do CTI Adulto, Cíntia Correa, do Centro de Educação Continuada (CEC), e do coordenador do setor de Faturamento, Luciano de Araújo Mendonça.Também estiveram presentes na cerimônia, o diretor-Executivo e a gerente Assistencial do Hospital Independência, José Clóvis Soares e a enfermeira Glaucia Trevisan.
.: Leia Mais >