:: Outras notícias
»  Solidariedade será o tema central do primeiro dia, na XI Semana Científica do Divina
»  Hospital Independência recebe a primeira palestra do Projeto Papo Reto
»  Mutirão de Saúde na ESF Rincão realiza mais de 500 procedimentos
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 28/05/2015
Missa de Ação de Graças é celebrada em homenagem aos 46 anos do Divina
Uma Missa de Ação de Graças em comemoração aos 46 anos do Hospital Divina Providência, e em continuidade à XI Semana Científica foi celebrada nessa quinta-feira, dia 28 de maio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. Presidido pelo Pe. Cláudio Damé, o momento foi marcado pela alegria e reuniu os funcionários que fizeram coro nas músicas religiosas. A diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, deu início à celebração agradecendo a presença de todos. “Como é bom estarmos aqui”, disse a religiosa. O Pe. Cláudio Damé prosseguiu a Missa com citações da Bíblia, sempre estabelecendo relações com o aniversário do Hospital e com a importância de agradecer por toda a história construída durante os últimos 46 anos. “Acreditar na Providência é transformar o mundo, falar de Providência é dizer que o universo não é fechado nele mesmo”, frisou Pe. Cláudio. O religioso também buscou instigar os funcionários do Divina a estarem sempre abertos à evolução: “Podemos fazer o melhor, somos todos filhos de Deus”, disse. A coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, também participou do evento e agradeceu os benefícios recebidos nos 46 anos. O coordenador de Recursos Humanos do Hospital, Glademir Bastians, também se dirigiu aos presentes: “Obrigado a cada um de vocês que aqui trabalham. E aos colegas que não estiverem aqui agora porque estão trabalhando.
.: Leia Mais >
 
::: 27/05/2015
Olho no olho no terceiro dia da XI Semana Científica
A Dra. Maria de Lourdes Borges, do Unilasalle, realizou a primeira palestra desta quarta-feira, dia 27, na XI Semana Científica do Divina. Às 14h, a professora abordou o tema ‘Comprometimento com a capacitação técnica e humana’. O valor destacado foi a socialização do conhecimento. Maria de Lourdes usou a Metáfora da Árvore para criar uma nova representação para o termo instituição. “Os elementos como tronco, ramos e folhas fazem trocas com o ambiente bem como os humanos, e essa interação é o importante. Temos que entender que, para interagir, precisamos olhar nos olhos, dizer verdades, nos colocarmos no lugar do outro”, explicou. As atividades da tarde se iniciaram com a acolhida da diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski. A religiosa enumerou valores como solidariedade, partilha de experiências e evolução dos conhecimentos técnicos e pessoais como pontos positivos da Semana Científica. Irmã Maria Eloni também lembrou que nada se faz sozinho. “Nós empobrecemos quando guardamos de forma egoísta o conhecimento, pois, ninguém é capaz de roubar o que aprendemos e a nossa alegria de viver”, frisou. Antes de se iniciar a primeira palestra, a diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis e a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), enfermeira Daiane Benites, apresentaram aos presentes o troféu e o certificado conquistados pelo Hospital.
.: Leia Mais >
 
::: 26/05/2015
XI Semana Científica: como devolver a saúde às pessoas
A professora Kátia Magni, da empresa 3UP Talentos, que é especialista em coach, foi a primeira palestrante da tarde no segundo dia da XI Semana Científica do Divina. Kátia, que é pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas, abordou o tema “Corresponsabilidade pela vida e pela auto-sustentação da Instituição”. Sempre pensando no bom atendimento do paciente, a professora orientou os presentes sobre como organizar o cérebro para que ele aprenda a transformar o ambiente hospitalar, que é naturalmente tenso, em um local de trabalho harmonioso que devolve a saúde às pessoas. Kátia salientou que cada pessoa precisa focar nas atitudes que a aproxima das outras, sejam colegas ou pacientes. “Olhando olho no olho, sendo imparciais, passando segurança e ao mesmo tempo dando autonomia aos interlocutores, criamos condições para um trabalho integrado e, consequentemente, a condição propícia para a recuperação da saúde”, resumiu. A especialista defende que a primeira coisa que devemos fazer é evitar atitudes que nos afastem dos outros. “Trazendo incertezas, focando nos problemas e postergando decisões, não contribuímos para aproximar positivamente as pessoas”, frisou.
.: Leia Mais >
 
::: 25/05/2015
XI Semana Científica do Divina inicia com casa cheia
“Postura permanente de ajuda ao próximo, no sentir e no agir” foi a primeira palestra de 2015 da XI Semana Científica do Hospital Divina Providência, iniciada hoje, dia 25 de maio, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. A painelista foi a diretora-geral do Hospital, Irmã Maria Eloni Coczenski, que destacou a necessidade das pessoas evoluírem a partir da mudança interior de cada um. “Quando se serve a Deus, se ajuda ao próximo”, resumiu. A abertura da Semana foi conduzida pela diretora Assistencial, Irmã Ilani Maria Reis. “Em nome da comunidade hospitalar, saúdo e acolho todos os presentes. Em especial os colegas da Direção e da Equipe Científica que se empenharam na concretização deste evento”, saudou Irmã Ilani. A religiosa parabenizou os profissionais da Enfermagem pelo transcurso da Semana da Enfermagem – que vai de 12 a 20 de maio –, incluindo os demais funcionários: “Culminando com o aniversário dos 46 anos do nosso Hospital Divina Providência, a ser comemorado dia 30 do mês em curso”. A diretora Assistencial disse que a instituição tem muitos motivos para celebrar e agradecer a proteção Divina “que sempre nos amparou”. Irmã Ilani afirmou que atualmente precisa-se de pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas, capazes de sonhar, sem medo. “Tão idealistas que os transformem em metas e tão práticas que sejam capazes de tornar suas metas realidades”.
.: Leia Mais >
 
::: 22/05/2015
Diretora-geral do Divina fala sobre ação em rede na III Semana de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Independência
A diretora-geral do Hospital Divina Providência, Irmã Maria Eloni Coczenski, participou hoje, dia 22 de maio, das atividades de encerramento da III Semana de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Independência, que se estenderá ao longo do dia com diversas palestras. A diretora-geral da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Clair Teresinha Agnes, a direção do Independência e vários funcionários, também prestigiaram o evento. Irmã Maria Eloni ressaltou a criatividade, a inovação e os benefícios de trabalhar em Rede diante dos desafios internos e externos das instituições de saúde. Reafirmou a necessidade de cada um se importar com o outro, pois é em grupo que se faz a partilha. “Temos a missão de construir, e trabalhar em rede é compreender a nossa missão e planejar para atingir os objetivos. Mas é um longo trabalho, que já vem sendo realizado há quase dois anos”. A diretora-geral do Divina explicou ainda que o planejamento da Rede se deu diante da necessidade de uma melhor organização para o desenvolvimento e realização da Missão da Província das Irmãs da Divina Providência. “Este planejamento ocorre para organizar as ações de saúde, na construção de uma dinâmica participativa corresponsável”.
.: Leia Mais >
 
::: 21/05/2015
Equipe de Saúde Comunitária realiza mais de 800 procedimentos em dois mutirões
A Equipe de Saúde Comunitária do Hospital Divina Providência atendeu 222 pessoas e realizou 817 procedimentos nos dois Mutirões de Saúde realizados no sábado, dia 16, e na segunda-feira, dia 18 de maio. O primeiro ocorreu na Escola Gabriela Mistral, no bairro Santo Antônio, e o segundo na Escola Estadual Genoveva da Costa Bernardes, no bairro Lami, Zona Sul de Porto Alegre. A assistente social, Nelci Tolotti, coordenadora do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, informa que foram realizados atendimentos em Cromoterapia, Reiki, Auriculoterapia, Orientação Nutricional, Massoterapia e feitas medições de HGT (glicose) e Pressão Arterial. “No sábado, foram atendidas 82 pessoas e realizados 360 procedimentos”, resumiu. Já na segunda-feira o atendimento majoritário foi de alunos, professores e funcionários da Escola Genoveva da Costa Bernardes. “Tivemos um total de 140 atendidas e 457 procedimentos realizados. A comunidade nos recebeu muito bem”, concluiu Nelci.
.: Leia Mais >
 
::: 20/05/2015
Projeto Mutirão de Saúde recebe prêmio Destaque do Município
A diretora Assistencial do Hospital Divina Providência, Irmã Ilani Maria Reis, recebeu, no início da noite de 19 de maio, troféu e diploma da 6ª edição do Prêmio Destaque em Saúde do Município de Porto Alegre. O projeto premiado foi o Mutirão de Saúde. A distinção é concedida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) a iniciativas e pessoas que contribuíram, no ano passado, para a consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) inclusivo, universal e humanizado. A solenidade ocorreu no Plenário da Câmera de Vereadores de Porto Alegre. Irmã Ilani esteve acompanhada de funcionários das Estratégias de Estratégia de Saúde da Família Rincão e Nossa Senhora de Belém. Em seu discurso, Irmã Ilani destacou a alegria e gratidão aos profissionais do Hospital que não medem esforços para atender a comunidade no acesso à promoção e à saúde. “Acreditamos que os mutirões de saúde fazem a diferença na qualidade de vida dessas pessoas atendidas por estas unidades”. A coordenadora das EPSFs, Daiane Benites, também falou sobre a satisfação de receber esta valorização. “É o reconhecimento do nosso trabalho por parte do controle social, que é basicamente formado pela comunidade, a qual merece ter acesso a um serviço de qualidade através do Sistema Único de Saúde".
.: Leia Mais >
 
::: 08/05/2015
Edição Especial do Divininho detalha o Planejamento Estratégico para 2015/2019
A 130ª edição do Divinho traz uma abordagem especial sobre o novo Planejamento Estratégico do Hospital para o período 2015/2019, lançado entre os dias 9 e 13 de março. Na edição, alguns detalhes do Planejamento são expostos com o objetivo de divulgar o Planejamento e fortificar a sua mensagem principal: a Transformação. As Linhas de Cuidado, especialidades e ações médicas que nortearão o Hospital nos próximos cinco anos, têm destaque na capa da publicação que também exibe o Mapa Estratégico 2014-2018 do Divina. Além disso, a edição traz um quadro explicativo sobre os objetivos de cada segmento: Clientes e Mercados, Financeiro e Sustentabilidade, Processos Internos e Aprendizado e Desenvolvimento. A publicação divulgou, também, os novos conselheiros da Associação dos Funcionários do Hospital. A eleição ocorreu no dia 2 de abril e foi apresentada pelo presidente da Associação, Glademir Bastians. O Programa de Integração, também é tema do informativo, que traz o depoimento do funcionário Anderson Urbano sobre a sua inserção no Hospital.
.: Leia Mais >
 
::: 27/04/2015
Prevenção de infecção hospitalar do Divina é case positivo no Jornal da Band
O Hospital Divina Providência foi um case positivo na matéria sobre prevenção de infecção hospitalar, exibida no Jornal da Band em rede nacional, na sexta-feira, dia 24 de abril. Em entrevista ao repórter Felipe Peixoto – com imagens do cinegrafista Cristiano Melo – o médico infectologista Sidnei Alves dos Santos Junior falou sobre o perigo das infecções hospitalares e os cuidados para evitá-las. Para Dr. Sidnei, lavar as mãos é a principal medida para evitar a proliferação de vírus e bactérias. “Lavar as mãos é a atitude mais simples e barata que podemos tomar”, relatou o infectologista. Dentre os cuidados mais importantes estão: utilização de álcool gel, esterilização dos materiais, limpeza do ambiente hospitalar, uso de roupas adequadas (luvas, toucas e aventais). No caso do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), a restrição de visitas e a redução máxima do tempo de internação, são medidas importantes na prevenção de infecções e bactérias. Na ocasião, a enfermeira Taiana Lando acompanhou a equipe e demonstrou várias medidas preventivas tomadas pelo setor. O Hospital Divina Providência é uma das instituições de saúde com menor índice de infecção hospital do Estado.
.: Leia Mais >
 
::: 16/04/2015
Divina agrega ao quadro funcional 43 técnicos em radiologia terceirizados
Pela necessidade de qualificar cada vez mais a Assistência e com o intuito de tornar os processos mais eficientes, o Divina optou por agregar ao quadro funcional a totalidade dos seus técnicos de Radiologia, ue atuavam de forma terceirizada. Os 43 funcionários, que prestavam serviços através de uma cooperativa, fizeram a transição no início de março. A coordenadora de Enfermagem do CDI, Soraia Coimbra Pahim, explica que a decisão tem por objetivo unificar os processos de treinamento e atendimento, buscando ainda mais qualidade dos serviços prestados. Os supervisores de aplicação de técnicas radiológicas, Daniel Silveira Pereira e Tanize Dias Ferreira, destacam a importância dessa mudança. “A contratação de 100% do quadro anterior significa a valorização profissional de cada um”, relatam.
.: Leia Mais >
 
::: 31/03/2015
Sociedade Sulina Divina Providência oficializa nova Diretoria do Hospital Divina
A Direção do Hospital Divina Providência apresentou, na segunda semana de março, a todos os seus funcionários em todos os níveis, o seu Planejamento Estratégico para o período 2015/2019. O plano tem como âncora “suas lideranças” operacionais, capazes de conduzir a Instituição a uma “Transformação” assistencial e sustentável. A posse do diretor de Relações Institucionais, Dr. Sérgio Albuquerque Frederes foi uma das novidades. O novo diretor apresentou a formação do Comitê Gestor, recém-criado, ressaltando o modelo de gestão embasado na circularidade das informações e na tomada de decisões colegiadas. As Irmãs, diretora-geral e assistencial, Maria Eloni Coczenski e Ilani Maria Reis, respectivamente, dizem que “esse é um momento muito importante para que cada um se deixe transformar". “Esse encontro é um impulso no conhecimento para podermos dar novos passos e decidirmos que travessias, nós do Hospital, precisamos enfrentar para dar continuidade à missão que nos é confiada” consideraram. A Irmã Elise Zenem, coordenadora da Pastoral da Saúde, salientou que o Hospital, que tem o compromisso de cuidar dos doentes, e sendo uma unidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, reitera que a sua atuação deve estar subordinada ao Carisma das Irmãs, cujo horizonte foi modificado em janeiro desse ano.
.: Leia Mais >
 
::: 31/03/2015
Unidade Endovascular do Divina Providência implanta primeiro stent bioabsorvível
A Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência realizou, na manhã de sexta-feira, dia 27 de março, o primeiro implante de um stent bioabsorvível na instituição. A paciente do sexo feminino é diabética e apresentava doença coronária de múltiplos vasos. O stent farmacológico bioabsorvível foi implantado na coronária direita da paciente guiado pelo ultrassom intracoronário. A informação é do Dr. Gilberto Lahorgue Nunes, coordenador Médico da Unidade Endovascular do Hospital. O médico foi o primeiro cardiologista do estado a receber a certificação necessária para o implante dos stents absorvíveis, após um treinamento realizado em março de 2014, no Toronto General Hospital, no Canadá. A partir de agora, os pacientes cardiopatas atendidos no Divina poderão se beneficiar desta nova e revolucionária tecnologia. Dr. Gilberto explica que os stents farmacológicos bioabsorvíveis representam a mais moderna geração de dispositivos implantáveis por cateter para o tratamento das obstruções das artérias coronárias. Ao contrário dos stents farmacológicos metálicos utilizados atualmente – que são implantes definitivos – os stents bioabsorvíveis, por serem compostos de polilactídeo, são gradualmente absorvidos, permanecendo intactos apenas durante o período necessário para a completa cicatrização do local tratado”, relata.
.: Leia Mais >
 
::: 13/03/2015
Divina e Centro de Estudos Cyro Martins realizam I Encontro Científico de 2015
O Hospital Divina Providência recebe amanhã, dia 14 de março, no Auditório Pe. Eduardo Michelis – rua da Gruta, 145, bairro Glória –, o I Encontro Científico de 2015, promovido pelo Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM). O evento ocorrerá das 9h às 12h e o tema abordado será “Psiquiatria, Psicanálise e Literatura. O palestrante convidado é o Professor Dr. João Romildo Bueno (RJ) (foto), que também será homenageado com o título de Sócio Honorário da CCYM, juntamente com o Dr. Luiz Paulo Paim dos Santos. A coordenação científica é dos Drs. Cláudio Meneghello Martins, diretor-secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e presidente do CCYM e Carlos Barros, diretor do Curso de Especialização em Psiquiatria do CCYM. Inscrições gratuitas pelo fone (051) 95089767 ou pelo e-mail secretariaccym@gmail.com.
.: Leia Mais >
 
::: 12/03/2015
Divina Providência, Instituto de Doenças Renais e Praia de Belas realizam campanha preventiva no Dia Mundial do Rim
Ter uma alimentação saudável, evitando o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade, fazer exercícios físicos e evitar o uso abusivo e prolongado de substâncias com efeito tóxico nos rins. Essas são algumas providências que as pessoas devem tomar para prevenir doenças renais que estão sendo salientadas na ação a que está sendo realizada pelo Hospital Divina Providência e o Instituto de Doenças Renais (IDR), no 2º Piso (próximo à Praça de Alimentação) do Shopping Praia de Belas. O evento se iniciou às das 10h e vai até às 22h de hoje. Beber muita água e fugir do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas, também ajuda à saúde renal. O nefrologista do IDR, Dr. Dirceu Reis da Silva, explica que o Dia Mundial do Rim, promovido mundialmente na segunda semana de março, em 2015 tem como tema “Rins Saudáveis”.O grupo é formado por um médico e uma enfermeira nefrologistas, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicóloga.
.: Leia Mais >
 
::: 06/03/2015
Trinta de abril é o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda
O setor de Recursos Humanos informa que chegou a hora de acertar as contas com a Receita Federal. O coordenador do setor de Recursos Humanos, Glademir Bastians, informa que o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda se inicia em dois de março e se estende até 30 de abril de 2015. A multa por atraso é de 1% a 20% do imposto devido, sendo que o valor mínimo é R$165,74. Alguns limites foram corrigidos em 4,5% em relação ao ano assado. Estão obrigados a apresentar a declaração de IR todos os empregados que tiveram rendimentos anuais tributáveis, decorrentes do trabalho assalariado, iguais ou superiores a R$6.816,55, ou rendimentos isentos (não tributáveis) superiores a R$ 40 mil, além de todos os sócios de empresas. Glademir explica que a declaração de rendimentos pagos durante o ano de 2014 pelo Hospital, necessária para a Declaração, encontra-se disponível no RH.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >