:: Outras notícias
»  Curso de Gestantes tem avaliação positiva de papais e mamães
»  Associação de Funcionários comemora 45 anos de atividades
»  Divininho destaca formação de 28 colaboradores em cursos de MBA
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 25/05/2016
Enfermeiras do Divina e HI participam de encerramento da Semana da Enfermagem promovida pelo Coren/RS
Um grupo de enfermeiras do Hospital Divina Providêncian e do Hospital Independência, representaram a Rede de Saúde Divina Providência no encerramento da Semana da Enfermagem 2016, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS). O evento ocorreu no Brique da Redenção, em Porto Alegre, no último domingo, dia 22 de maio. Entre as presentes estiveram as enfermeiras Neuza Richetti Polesello, Diane Biavati , Thamise Farias Cardoso, Paula Pacheco Budel, Riciane Silveira Osório, Graziela Souza, Alessandra Fantinelli, Cintia Costa Correa, do Divina, e a enfermeira Gláucia Trevisan e um grupo de colegas do Hospital Independência. Centenas de pessoas prestigiaram a Mostra da Enfermagem, das 10h às 14h, em uma estrutura montada em frente ao Monumento ao Expedicionário, e a caminhada em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que partiu da Redenção e foi até o Hospital de Pronto Socorro, no final da manhã. A atração musical ficou por conta de Rosa Franco e Banda, que botou todo mundo para dançar. O conselheiro Ricardo Haesbaert e a conselheira Nelci Dias, do Coren-RS, foram os mestres de cerimônia da Mostra. Eles exaltaram a importância da Semana e da mobilização da Enfermagem em defesa do SUS e de lutas como a jornada de trabalho de 30 horas semanais, cujo projeto de lei tramita há mais de 15 anos no Congresso.
.: Leia Mais >
 
::: 20/05/2016
Hospital Independência é agraciado com o Prêmio Destaque em Saúde 2016
O Hospital Independência, que integra a Rede de Saúde Divina Providência há quase quatro anos, recebeu, no início da noite desta quinta-feira, o Prêmio Destaque em Saúde, categoria Serviço de Saúde, juntamente com a Unidade de Saúde Panorama – Lomba Do Pinheiro. A Irmã Cecília Köerbes, recebeu o troféu e o certificado em nome da instituição. Também prestigiaram o evento o diretor Operacinal da Rede, José Clóvis Soares, o gerente Administrativo, Elton Bigolin, o coordenador de TI, Elias Besen, a supervisora de Atendimento, Daniela Viegas, e a assistente social, Carina Bubolz. Irmã Cecília, visivelmente emocionada, agradeceu o reconhecimento pelo trabalho. O diretor de Operações da Rede, Clóvis Soares também agradeceu a distinção. “Estamos muito orgulhosos da nossa equipe. integrada por mais de 470 funcionários. No Independência, podemos dizer sem falsa modéstia que fizemos um SUS de qualidade”, frisou.
.: Leia Mais >
 
::: 18/05/2016
Ambulatório 1º de Maio já realizou quatro Mutirões de Saúde neste mês
O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio do Hospital Divina Providência realizou, na terça-feira dia 17 de maio, um Mutirão de Saúde na Escola de Saúde Pública (ESP), no bairro Partenon, em Porto Alegre. Ao longo do mês de maio o grupo realizou 783 procedimentos em 268 pessoas nos quatro mutirões já realizados em várias regiões da cidade. Na Escola de Saúde Pública, durante o período da manhã, das 8h às 12h, serviços de medição de pressão arterial, glicose (HGT), Auriculoterapia, Reiki, Cromoterapia e orientação homeopática foram oferecidos aos funcionários públicos da escola. Das 13h às 17h, os atendimentos passaram a ser direcionados aos alunos e à comunidade. A funcionária Maria de Fátima Pereira Matos, de 57 anos, passou pelo Mutirão durante a manhã e foi submetida à Auriculoterapia. De acordo com Maria de Fátima, a menopausa e o aumento de peso foram os fatores determinantes. “Já conhecia o serviço, mas nunca havia experimentado.
.: Leia Mais >
 
::: 16/05/2016
Gastroenterologista do Divina fala sobre ‘Doenças Inflamatórias Intestinais’ no 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica
O 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica, realizado entre os dias 12 e 14 de maio no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves/RS, contou com a participação do médico mestre em Gastroenterologia e especialista em Endoscopia Digestiva do Hospital Divina Providência, César Al-Alam Elias. O profissional apresentou a palestra ‘Doenças Inflamatórias Intestinais’, dentro do tema central do Congresso, ‘Atualização dos Profissionais para atendimento em Ambulatório’. Na visão do especialista, as doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa formam o grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais. Estas patologias se caracterizam por acometer, sobretudo, pacientes jovens, entre 20 e 40 anos, e apresentar inflamação crônica do intestino, com períodos de exacerbação e acalmia. De acordo com Dr. César, os principais sintomas são diarreia – quando ocorrem por mais de um mês –, dor abdominal e fezes com sangue e pus. Alguns pacientes podem ter sintomas mais graves, como emagrecimento, desnutrição, anemia e, em alguns casos, há necessidade de internação hospitalar e cirurgia.
.: Leia Mais >
 
::: 13/05/2016
Hospital estimula higienização das mãos a funcionários e pacientes
Fortalecendo as ações de estímulo à higienização das mãos, a Equipe da Emergência do Hospital Divina Providência está promovendo hoje, dia 13 de maio, uma campanha interna para sensibilização dos funcionários e pacientes. A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Taiana Lando, explica que lembretes com a figura de bactérias e frases de incentivo foram distribuídos em locais estratégicos. Os indicadores de adesão do setor e as orientações para a adequada higiene das mãos foram trabalhados com a equipe multiprofissional. A organização da campanha contou com a dedicação da enfermeira Camila Dewes Porto, responsável pela divulgação dos indicadores da área e ações de melhoria junto à equipe. Em continuidade ao programa Capacitações em Controle de Infecção do Hospital Divina Providência, aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, o quadro ‘Higienização das mãos’, ministrado pela coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Taiana Lando, no Auditório Pe. Eduardo Michelis. De acordo com Taiana, as infecções relacionadas à Assistência à Saúde constituem um problema grave e um grande desafio, exigindo ações efetivas de prevenção e controle pelos serviços de saúde. “Essas infecções ameaçam tanto os pacientes quanto os profissionais e podem acarretar sofrimentos e gastos excessivos para o sistema”, frisa.
.: Leia Mais >
 
::: 12/05/2016
Ambulatório 1º de Maio realiza Mutirões de Saúde em toda a cidade
A agenda do mês de maio do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio do Hospital Divina Providência está cheia. Até o final do mês serão realizados quatro Mutirões de Saúde em locais e instituições diferentes. Voluntários poderão participar, basta entrar em contato pelo telefone (051) 33184007 e falar com Daiane Benitez ou Janete Serafim. No próximo sábado, dia 14, haverá um mutirão na Escola Municipal João Antônio Satte, das 8h30 às 12h30, no Parque dos Maias, com os serviços de medição de pressão arterial, glicose, Auriculoterapia e orientação homeopática. Outro evento acontecerá na terça-feira, dia 17, na Escola Saúde Pública, no bairro Partenon, das 8h às 18h, e oferecerá os serviços de medição de pressão arterial, glicose, orientação homeopática, nutricional e Reiki. E no sábado, dia 21, o mutirão será na Escola Estadual Evarista Flores da Cunha, em Belém Novo, das 10h às 16h15, com os serviços de medição de pressão arterial, glicose, Auriculoterapia, orientação nutricional e Reiki.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Divina ainda tem vagas para a nova edição do Curso de Gestantes
O Hospital Divina Providência realizará a segunda edição do Curso de Gestantes do ano nos próximos dias 16, 18 e 23 de maio de 2016. As aulas são ministradas no auditório Pe. Eduardo Michelis e na sala de apoio do Divina, das 19h às 21h45. Ainda restam vagas e o Curso é aberto ao público, que, nesta edição, ainda será gratuita. Mais informações e inscrições pelo telefone 51 33206036. Entre os papais e mamães presentes nas reuniões do mês de março, estavam Roberta e Fabiano Dutra. O casal aguardava pelo nascimento de Benjamin, nascido em abril. Para Fabiano, a experiência de participar do Curso foi fundamental na sua preparação para a chegada do primeiro filho. “Acrescentou muito. É comum ler para se preparar. Mas nós tivemos interação com profissionais, todos ótimos, com boa comunicação. Com eles, iniciamos um processo de aprendizagem e todos os encontros tiveram um clima muito bom”, declarou Fabiano.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Planejamento Estratégico da Rede de Saúde Divina Providência é lançado com foco nas melhores práticas de gestão
Com a palestra “Desafios e benefícios do trabalho em rede” ministrada pelo professor Márcio Michel, do Unilasalle/ Canoas, foi lançado oficialmente, no dia 8 de abril, o Planejamen­to Estratégico 2016-2020 da Rede de Saúde Divina Providência. O evento foi realizado no Auditório Casa da Acolhida e contou com lider­anças dos hospitais Divina e Independência, de Porto Alegre, São José, de Arroio do Meio, e Santa Isabel, de Progresso, sob a liderança da Irmã Clair Teresinha Agnes, presiden­te da Sociedade Sulina Divina Providên­cia. Coordenador da pós-gradu­ação e gestor estratégico do La Salle Business School, o profes­sor Márcio Michel tem experiência como gestor comercial, administrativo e de negócios. “Vim dividir com vocês minha experiên­cia com o trabalho em rede de 32 escolas e 6 universidades”, resumiu. Entre seus ensinamentos lembrou que “o principal objetivo de se trabalhar em rede é gerar valor agregado, criar sinergia e buscar melhores práticas de gestão”. Para isso, segundo Michel, não há modelos prontos. “Não existe fase certa ou errada, elas podem estar misturadas, cabe a cada instituição descobrir seu próprio caminho”. De acordo com o palestrante, cada unidade da rede continua com sua independência. “Porém, é necessário seguir as diretrizes de um comando central, que serve de fio condutor das ações”, expli­cou.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Treinamento qualifica profissionais para o atendimento em Paradas Cardiorrespiratórias
O treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV), que é oferecido anualmente pelo Hospital à Área Assistencial, foi realizado nos dias 5, 7, e 8 de abril, em múltiplos horários, num apartamento do 4º andar. O enfermeiro Silvio Costa, coordenador de Enfermagem da Emergência, explica que a capacitação tem por objetivo qualificar os profissionais ao atendimento às situações de Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) nas demais dependências da instituição. “Além disso, a proposta está alinhada ao protocolo de PCR institucional que cumpre as condutas orientadas pela American Heart Association (AHA)”, frisa Silvio. Utilizando-se da metodologia de simulação realística, que incluiu um cenário com toda a estrutura de um quarto de internação, as enfermeiras Camila Porto e Karine Silva, da Emergência, e Naira Soccol e Miriam Magalhães, do CTI Adulto, repassaram aos colegas todas as condutas a serem adotadas diante de uma situação de parada.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Banco de Sangue do Hospital conquista mais um Certificado de Elite
A equipe de He­matologia do Hospital recebeu o Certificado de Elite 2014/2015, con­cedido pela Associação Brasileira de Hemato­logia e Hemoterapia (ABHH). A certificação é emitida pelo Pro­grama de Controle de Qualidade Externo em Imuno-Hematologia. O responsável técnico pelo Banco de Sangue do Hospital, Dr. Sér­gio Medina, reforça o trabalho constante e eficiente da equipe na busca da prática correta da Imuno-Hematologia. “Este empenho é funda­mental para a realização de transfusões seguras”, finaliza o médico.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Reforçando valores para uma Cultura de Segurança
O Núcleo de Qualidade do Hospital realizou, nos dias 28 e 29 de março, treinamento com fun­cionários de vários setores, visando aprimorar a “Cultura da Segurança”. O gestor de risco, enfermeiro Alex Pereira, explica que a revisão dos conteúdos tem como objetivo reforçar os valores, experiências, atitudes e práticas seguras para os colaboradores: “Fortalecer o compro­misso em discutir e aprender com os erros, reconhecer a inevitabilidade do erro, identificar proativamente as ameaças latentes e a incorporação de um sistema nãopunitivo para o relato e análise dos eventos adversos, estão entre as metas”. Ainda conforme Alex, segurança do paciente é um componente fun­damental da qualidade nos cuidados com saúde. O Divina se esforça con­tinuamente na busca da melhoria. “Há um reconhecimento crescente sobre a importância de uma cultura de segurança do paciente”, comemora. Conforme o enfermeiro, alcançar esta meta requer um entendimento de valores, crenças e normas sobre o que é importante em uma instituição e que atitudes e comportamentos relacionados à segurança do paciente são esperados.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Novo MBA In Company tem foco em Gestão em Saúde
Em continuidade à parceria entre a Rede de Saúde Divina Providência e o Centro Unilasalle/Canoas, o próximo curso que já começou a ser ministrado é o MBA In Company de Gestão em Saúde. A enfer­meira Gláucia Trevisan, que é integrante do grupo tático da Escola, explica que a formação está sendo realizada no Hospital Independência, com aulas nas sextas à tarde e à noite e aos sábados pela manhã, a cada 15 dias. “O curso foi customizado para atender à demanda das lideranças da Rede de Saúde Divina Providência”, resume Gláu­cia. A aula inaugural, com os 37 seleciona­dos, ocorreu no dia 29 de abril, às 18h30, no auditório do HI, em Porto Alegre. Os trabalhos terão continuidade, no dia 6 de maio, às 14h. Os profissionais selecionados passaram por critérios de seleção definidos pela Escola de Saúde com avaliação final do Conselho Executivo da RSDP.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Assembleia-Geral da AFHDP aprova contas e tira dúvidas sobre serviços
A Assembleia-Geral Ordinária anual da Associação dos Funcionários do Hospital Divina Providência (AFHDP) foi realizada na tarde de sexta -feira, dia 29 de abril, com três propósitos: apreciar e aprovar as contas do exercício fiscal 2015; Refletir sobre gastos e o orçamento para 2016; e tratar de assuntos gerais. O encontro foi conduzido pelo presidente da AFHDP e coordenador do setor de Recursos Humanos, Glademir Bastians. Durante a reunião, as realizações da Associação no último ano foram apresentadas. Entre elas estiveram a implantação do novo plano odontológico Unimed Odonto, conserto e a pintura da sala de jogos, pintura do salão de festas e da área externa, troca de piso na entrada do salão de jogos, criação do espaço da beleza, colocação de espelho na loja e a troca da placa danificada por arrombamento. O presidente apresentou as receitas, incluindo as mensalidades, as principais despesas, os resultados financeiros e os lucros acumulados. Ao final, as contas foram todas aprovadas pelos presentes.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2016
Planejamento Estratégico da Rede de Saúde Divina Providência é destaque no Divininho
O mais recente Divininho destaca o lançamento do Planejamento Estratégico 2016-2020 realizado pela Rede de Saúde Divina Providência. O programa acentua melhores práticas de gestão. Também são destaques os nascimentos dos filhos dos funcionários. Os treinamentos oferecidos com foco no atendimento a paradas cardiorrespiratórias e no aprimoramento da “Cultura da Segurança”, também estão nesta edição da publicação interna. Da mesma forma, as promoções de Luana, Débora e Michael, as duas etapas do Programa de Integração de abril e os cursos e congressos realizados no período são motivos de pauta no informativo. Outros assuntos tratados são: a conquista do Certificado de Elite pelo Banco de Sangue da instituição e o atendimento do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio no Dia da Saúde, no Dia Mundial da Saúde.
.: Leia Mais >
 
::: 11/04/2016
Divina participa de atividades do Dia Mundial da Saúde
O Ambulatório 1º de Maio do Hospital Divina Providência participou, na quinta-feira dia 7 de abril, das 9h às 16h, das atividades do Dia Mundial da Saúde. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, no Centro. De acordo com a coordenadora do Ambulatório, enfermeira Daiane Benites, foram disponibilizados à população, atendimentos de Auriculoterapia; Reiki; Orientação nutricional e Orientação homeopática, totalizando 845 procedimentos em 437 pessoas atendidas. A aposentada Elci Cenzi, de 73 anos, passava pelo local e parou para realizar o procedimento de Auriculoterapia. “Eu nunca havia feito antes em toda minha vida, achei muito bom”, declarou. Leci Wiciswski, de Passo Fundo, também passava pelo local quando avistou a tenda do Ambulatório. “Sou adepta da Auriculoterapia há 20 anos. Acho que esta ação é importante, é uma cultura diferente, que dá à sociedade acesso à saúde sem medicamentos”, declarou a cidadã.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >