:: Outras notícias
»  Emergência 24h do Divina volta a funcionar sem restrições
»  Emergência 24h do Divina volta a funcionar com restrições
»  Presidente da CUFA/RS palestra sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 25/07/2014
Divina, 45 anos de cuidado
Quarenta e cinco anos ininterruptos de assistência e cuidados no Hospital Divina Providência são um período significativo. É um sinal de bênção para muitos. É a presença das Irmãs da Divina Providência em missão, juntamente com milhares de colaboradores. Deus seja louvado. As portas deste hospital se abriram em 31 de maio de 1969 e não mais se fecharam. Uma missão pontual aí se realiza e necessita das 24 horas do dia e dos 365 dias do ano, pois sempre há pessoas com necessidades e com esperança de receber ajuda. Como o paciente é o centro do Hospital, permanentemente, uma equipe multiprofissional está a postos, para que a Missão do Divina seja respondida com competência e humanização. Vale lembrar que esta Casa de Saúde está colocada sob a proteção direta da Providência Divina. Foi Jesus de Nazaré que nos revelou o rosto de nosso Deus Providente que ama a quem criou, que cuida com desvelo paternal, estendendo sem cessar sua mão Divina sobre quem a Ele se consagra e confia. Testemunhamos nesses 45 anos a presença amorosa, Divina e protetora desta mão, que tudo rege e governa, que tudo sustém e abençoa, que tudo conduz e preserva.
.: Leia Mais >
 
::: 24/07/2014
Mais de 30 funcionários da Rede Divina Providência já usufruem da parceria nos cursos do Unilasalle
Desenvolver competências estratégicas e oferecer repertório qualificado de conhecimentos para os profissionais da Rede Divina Providência. Estes são os objetivos da parceria firmada entre a Sociedade Sulina Divina Providência – instituição mantenedora do Hospital Divina Providência – e o Unilasalle - Canoas. São oito cursos de MBA na Área da Saúde com desconto de até 70% para funcionários e até 50% para dependentes e vários outros de graduação *. Informe-se no Centro de Educação Continuada (CEC) do Hospital e prepare-se para o próximo semestre. “Estamos estimulando nossos profissionais a aprofundar conhecimentos, habilidades e comportamentos que atendam às necessidades do mercado”, ressalta o gerente-médico do Centro de Tratamento Intensivo do Divina e integrante do Grupo da Escola de Saúde, Dr. Willian Dalprá. Conforme o médico, o compartilhamento de saberes amplia as capacidades e propicia inovações estratégicas, se antecipando ao ambiente competitivo do mercado de trabalho. “A parceria veio em boa hora, tanto que mais de 30 pessoas já começaram os cursos de MBA, graduação e especialização. Isto mostra o quanto é importante alavancar resultados por meio de gestão de pessoas e estratégia”, destaca.
.: Leia Mais >
 
::: 24/07/2014
O trabalho em equipe faz a diferença
O Hospital Divina Providência chega aos 45 anos de fundação. A presença do nosso arcebispo Dom Jaime Spengler na Missa de aniversário e sua manifestação de reconhecimento e incentivo dimensionam a importância desse período para a comunidade hospitalar e para nós, as Irmãs da Divina Providência. As palavras da Irmã Elise Sehnem, em artigo postado aqui neste site, resumem o significado dessa data e demonstram o quanto estamos gratas ao Deus Providente por ter confiado a nós essa missão de cuidar da saúde das pessoas. O olhar para o passado tem sua importância porque é conhecido que quem não valoriza o passado não tem futuro. E essas quatro décadas e meia foram muito ricas em aprendizado e realizações. No entanto, estamos muito conscientes de que a necessidade de evolução em todas as áreas é permanente. Por isso, o Divina está repleto de ações contínuas – que esta publicação contempla em vários momentos – visando aprimorar a Segurança do Paciente, a razão maior da nossa existência. A realização, com êxito, de uma complexa cirurgia em uma recém-nascida, na UTI Neonatal (leia matéria na página 4), é o coroamento de um trabalho sério e multidisciplinar. “A conclusão da segunda Sala de Homodinâmica e Cardiologia Intervencionista, no Centro de Tratamento Endovascular, nos coloca no mesmo patamar tecnológico dos melhores hospitais do Estado.”
.: Leia Mais >
 
::: 23/07/2014
Equipe do Divina realiza cirurgia cardíaca no interior da UTI Neonatal
Dar colinho e amamentar o filho recém-nascido é o sonho de toda a mãe. Para o casal Sandra Christ, 36 anos, e Eduardo Marona, 34 anos, isso só foi possível quando Maria Eduarda, completou 42 dias de vida. Durante todo este período, ela estava internada na UTI Neonatal, entubada. No dia 20 de março, Maria Eduarda, que nasceu no dia 13 de fevereiro, com 33 semanas de gestação, pesando 1,510kg e medindo 41 cm, foi submetida a uma toracotomia lateral esquerda – cirurgia feita no tórax – para correção de Persistência do Canal Arterial –, em decorrência de duas cardiopatias congênitas, que ocasionam hiper fluxo pulmonar, CIV (Comunicação Interventricular) e PCA (Persistência do Canal Arterial). O procedimento, realizado pelos cirurgiões cardiovasculares Nicásio Tanaka e Raphael Pereira, pela primeira vez dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. A razão foi a gravidade do caso, pois a recém-nascida poderia não resistir ao deslocamento até o Centro Cirúrgico. A situação de hiper fluxo, se não for corrigida nos primeiros dias, tem índice de mortalidade de 100%.
.: Leia Mais >
 
::: 23/07/2014
Transmissão histórica marcará o Setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Divina Providência
Pela primeira vez em seus 45 anos o Hospital Divina Providência participará da transmissão de tratamentos de doenças coronarianas avançadas complexas por cateter para um grande evento científico nacional. O evento é o Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista de 2014, que acontecerá de 30 de julho a 1º de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. A previsão do coordenador do Setor de Hemodinâmica do Divina e presidente do congresso, Dr. Gilberto Lahorgue Nunes é que entre 1200 e 2000 médicos e profissionais da saúde de todo o Brasil participem do evento. Dr. Gilberto, que também é o presidente da Seccional RS da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, explica que as transmissões de dois casos de tratamento por cateter no Divina ocorrerão na tarde de 31 de julho. “Serão tratados pacientes com doença arterial coronariana complexa, tradicionalmente encaminhados para cirurgia mas que serão submetidos a tratamento por cateter”, resume.
.: Leia Mais >
 
::: 23/07/2014
Equipe multidisciplinar recebe treinamento para trabalho em equipe
A comunicação como ferramenta de prevenção. Esse foi o teor da palestra ministrada a 51 funcionários e gestores do Hospital Divina Providência no dia 31 de maio, pelo médico Alfredo Guarischi e pelo major aviador, Felipe Koeller Vieira, da FAB. O objetivo da qualificação foi melhorar a eficácia do sistema de saúde, diminuindo a morbimortalidade, através da utilização eficiente dos recursos humanos disponíveis, com a aplicação dos conceitos de gestão de risco e erro humano. O Dr. Guarishi, que é médico cirurgião, explica que esse treinamento, oriundo da aviação, hoje é ministrado em diversas organizações como policiais e hospitalares. “Trabalhamos o fator humano, adaptando conceitos em atividades de alta periculosidade”, resume. Conforme o médico a meta é gerenciar os riscos. “As pessoas precisam compreender a influência da comunicação e das relações interpessoais entre os diversos profissionais da saúde na segurança do sistema”. “Contamos com todos para tornarmos e Divina um hospital cada vez mais seguro...” Ainda conforme o especialista, os profissionais precisam entender a correlação entre consciência situacional e tomada de decisão e suas consequências. “A meta é atingir o melhor resultado possível, através do trabalho integrado em equipe”, conclui.
.: Leia Mais >
 
::: 23/07/2014
Ferramentas da qualidade na adesão de novos conceitos da Gestão de Risco
“Seguindo na busca pela qualificação de nossos serviços, apresentamos em forma de minicurso, para os colaboradores, as Ferramentas de Gestão da Qualidade (Módulo I e II). Sobreviver em um mercado cada vez mais disputado representa o grande desafio dos profissionais e principalmente dos hospitais”. A afirmação é do enfermeiro Gestor de Risco, Alex Pereira (foto), diante das constantes mudanças no cenário, pois “mais do que nunca, é necessário que mudemos alguns paradigmas com a adesão de novos conceitos de gestão de nossos negócios”. Alex acredita que a prática intensiva de conceitos de qualidade nas atividades do dia-a-dia, somará pontos à sobrevivência e aprimoramento da qualidade dos processos do Divina. Para o enfermeiro, esta mudança irá refletir no desenvolvimento de uma cultura organizacional pela qualidade, em que todos os processos são perfeitamente entendidos e corretamente realizados, e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos. A metodologia de utilização de Ferramentas de Gestão da Qualidade permite formular questões para a análise apropriada dos problemas e identificação do caminho correto de sua resolução.
.: Leia Mais >
 
::: 23/07/2014
Investimentos em pessoal e em tecnologia garantem qualidade nos exames laboratoriais
Há 24 anos, o Unilab mantém o compromisso com a qualidade e a credibilidade na realização de exames laboratoriais, sendo uma referência para os profissionais que atuam no Divina. Sob a responsabilidade da Dra. Alzira Aquino, que é farmacêutica e bioquímica, a parceria com o Hospital vem, cada vez mais, se fortalecendo. O Unilab atende pacientes internos e externos, a Emergência, além de realizar serviço de coleta domiciliar, proporcionando mais comodidade ao cliente, que pode, inclusive, acessar pela internet os resultados dos exames realizados. O laboratório também atende as demandas do Hospital Independência. O laboratório conta com cerca de 40 profissionais especializados e recursos tecnológicos avançados. “Nosso principal objetivo é transmitir segurança aos pacientes e médicos, através do controle de qualidade, fidelidade integral às normas e procedimentos legais, e, sobretudo, respeito à vida”, ressalta Dra. Alzira. O Unilab também desenvolve programa de estágio nos cursos de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas e Biomedicina. O investimento humano e tecnológico é permanente.
.: Leia Mais >
 
::: 22/07/2014
Emergência 24h do Divina volta a funcionar com restrições
A Emergência 24h do Hospital Divina Providência voltou a operar com restrições desde as 11h desta terça-feira, dia 22 de julho de 2014. O setor restringiu o atendimento a casos de urgência e emergência extremas devido à superlotação. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão de todos. Mais informações pelo fone: 051 3320.6007.
.: Leia Mais >
 
::: 11/07/2014
O que eu tenho a ver com Aids?
Aconteceu hoje o encerramento da SIPAT do Hospital Divina Providencia. A palestra do dia foi sobre “Aids, o que eu tenho a ver com isso?”, tema apresentado pela coordenadora do Movimento Nacional da Cidadã Positiva na Região Sul, Beatriz Pacheco. Durante a conversa foram abordados diversos temas envolvidos pela Aids. O mais citado foi o preconceito. Beatriz, soropositiva há 17 anos, expôs situações em que as pessoas são preconceituosas, e o quanto isso afeta a vida de um paciente infectado. “É preciso evitar acidente no ambiente de trabalho e também no nosso dia-a-dia” complementou a palestrante. No final da palestra foram distribuídos preservativos aos presentes. A presidente da Cipa, enfermeira do trabalho Adriane Bagio falou no encerramento sobre a importância da SIPAT para os funcionários, e que é preciso trabalho em conjunto para diminuir os números de acidentes comparados com os anos anteriores. “Precisamos fazer a diferença, cuidar de cada um de nós e dos colegas” concluiu a enfermeira. Combate ao tabagismo Ontem, quinta-feira a SIPAT abordou o tema Anti-Tabagismo - Prevenir Também é Educação. A Dra. Niura Noro, médica do trabalho do Divina citou dados estatísticos e os malefícios do tabaco. Mais de 50 doenças podem ser causadas pelo uso do cigarro. Os prejuízos à saúde são tantos que o tabagismo é considerado um problema mundial de saúde.
.: Leia Mais >
 
::: 10/07/2014
SIPAT aborda o combate ao tabagismo
A palestra de hoje da SIPAT abordou o tema Anti-Tabagismo - Prevenir Também é Educação. A Dra. Niura Noro, médica do trabalho do Divina citou dados estatísticos e os malefícios do tabaco. Mais de 50 doenças podem ser causadas pelo uso do cigarro. Os prejuízos à saúde são tantos que o tabagismo é considerado um problema mundial de saúde. Para alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o "Dia Mundial Sem Tabaco", comemorado no dia 31 de maio. Seis milhões de pessoas no mundo morrem todo ano devido ao uso do cigarro, segundo o relatório "Epidemia Global do Tabaco 2013" da OMS. No Brasil, o Inca aponta que cerca de 12% da população adulta brasileira consome tabaco em suas diversas formas (cigarro, charuto, cigarro de palha, rapé ou fumo-de-rolo) e 200 mil morrem anualmente devido ao tabagismo. O pulmão é o órgão mais prejudicado O órgão mais afetado pelo tabagismo é o pulmão. As substâncias tóxicas inaladas fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que causa uma degeneração parcial de sua estrutura. O resultado são problemas como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer. De acordo com o Inca, o tabagismo é responsável por 85% das mortes causadas por bronquite crônica e DPOC e 90% dos casos de câncer de pulmão.
.: Leia Mais >
 
::: 09/07/2014
Palestra da Sipat aborda o tema “A aventura do Ser”
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho continua com atividades de orientação e estímulo aos funcionários do Hospital Divina Providência. O médico anestesiologista, Valfredo Romulo Berton, palestrou sobre a “Aventura do Ser”. Destacou sobre a importância de todos entenderem a si mesmos, pois, estando bem consigo diminui o risco de acidentes, principalmente no ambiente de trabalho. O Dr. Berton ainda citou que é preciso entender a si mesmo, descobrir e integrar o ser que cada um é. No enceramento a enfermeira Adriane Bagio, presidente da Cipa, convidou os presentes para participarem das atividades desta quinta e sexta-feira (veja cronograma abaixo). No primeiro dia de palestras da SIPAT o jornalista e coordenador da Central Única das Favelas/RS (CUFA), Manoel Soares, falou sobre a importância de prevenir os acidentes e que deve ser feito de forma contínua. Abordou também a importância de cuidar dos nossos colaboradores, fazer de vez em quando uma perguntinha básica: Como está você? A falta de atenção pode ter várias causas, é importante ser além de chefe, amigo dos seus colaboradores, poder ajuda-los a se livrar de algum problema para ter melhor desempenho nas tarefas do ambiente de trabalho.
.: Leia Mais >