:: Outras notícias
»  Residência Médica
»  Divininho destaca a conquista da Certificação ONA
»  Hospitais Divina e Independência conquistam a Acreditação ONA
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 26/05/2017
Começa hoje no Divina Simpósio de Cardiologia Dr. Ilmar Köehler
O Hospital Divina Providência realizará, hoje e amanhã, dias 26 e 27 de maio, o Simpósio de Cardiologia Ilmar Köehler, em homenagem ao querido colega, recentemente falecido. O evento abordará temas como “O Papel Fundamental do Endotélio nas Doenças Cardiovasculares”, “AVC Criptogênico e FOP”, “Ablação de FA”, assim como discutirá a utilização de novos anticoagulantes, entre outros temas – leia a programação completa, anexa. O Simpósio contará com um renomado time de palestrantes locais e de outros estados, reunidos com o objetivo de proporcionar uma atualização científica de qualidade, dentro do espírito que sempre norteou as atividades do Dr. Ilmar. O Dr. Gilberto Lahorgue Nunes, responsável técnico pela Unidade Endovascular do Hospital explica que, em 2011, foi definido pela Direção do Divina que o eixo de crescimento da instituição seria baseado na criação de Linhas de Cuidados, instituídas a partir da identificação das especialidades médicas estratégicas. Dentre estas, a Cardiologia foi uma das prioritárias.Para liderar este processo, foi convidado o Dr. Ilmar Kohler, cardiologista de grande renome e experiência, professor universitário e ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS). Como parte do processo de implementação da Linha de Cuidado, foi criado por inciativa do Dr. Ilmar o Núcleo de Assistência Cardiológica Integral (NACI).
.: Leia Mais >
 
::: 18/05/2017
Equipe multidisciplinar do Divina garante o melhor resultado no combate ao câncer
O trabalho multidisciplinar, visando à integralidade do paciente, é o que dá melhor resultado nos tratamentos do câncer realizados no Hospital Divina Providência. A informação é do cirurgião oncológico Lucas Torelly Filippi, que atua no Hospital desde 2014. O médico relata que, além dele, a equipe é integrada por oncologistas clínicos, radiologistas, radiologista intervencionista, médicos hospitalistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas. O especialista explica que, em cada caso, é feita uma discussão em conjunto em que a soma das experiências leva ao melhor tratamento. “As intervenções podem ser de natureza cirúrgica, quimioterápica ou radioterápica, com aplicações simultâneas ou individualizadas, respeitando o tempo de cada uma, de acordo com cada paciente”, resume Dr. Torelly. O médico acrescenta que visualizar a doença toda do paciente é fundamental para a discussão de qual será a melhor abordagem terapêutica. Porém, enfatiza que cada pessoa é diferente e única e que o tratamento precisa ser personalizado. Atualmente, conforme Dr. Torelly, a maior incidência de câncer é de próstata; seguido por traqueia, brônquio e pulmão; colo do útero; cólon, reto e estômago. Causas O especialista cita os fatores ambientais como as principais causas de câncer, como o tabagismo, o consumo de álcool entre os principais no Rio Grande do Sul. Lembra que o equilíbrio na alimentação e nas atividades físicas, por exemplo, é que leva cada indivíduo a evitar doenças.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2017
Divininho destaca celebração de Páscoa, Programa Jovem Aprendiz e promoções
A mais recente edição do Divininho, informativo interno do Hospital Divina Providência, destaca em matéria de capa a missa de Páscoa e a recepção à imagem de Nossa Senhora Aparecida. Também aborda os nascimentos, o Programa de Integração dos novos funcionários e dá um destaque especial para as promoções, mostrando a conquista de cada um que trocou de setor e de cargo. O Programa Jovem Aprendiz também teve seu espaço na publicação, mostrando a oportunidade oferecida a vários jovens que participaram do curso. Também integra esta edição matéria sobre o Programa de Desenvolvimento de Líderes, que tem por objetivo provocar a reflexão sobre o papel dos gestores dentro da instituição. A Reunião Mensal de Desempenho Operacional (RMDO) trouxe indicadores e índices das melhorias do Hospital em relação a 2016. Outro tema abordado é a reeleição da diretoria da Associação de Funcionários do Hospital (AFHDP) assim como a aprovação das contas de 2016 e dos projetos para 2017 pelos associados.
.: Leia Mais >
 
::: 09/05/2017
Divina imuniza funcionários contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B
A campanha de vacinação dos funcionários do Hospital teve início no dia 10 de abril e deve prosseguir nos próximos dias até que todos sejam imunizados. Conforme a enfermeira do Trabalho, Adriane Bagio – na foto com Wesly Merzius da Higienização –, até o dia 20 de abril já tinham sido vacinados 810 profissionais, sendo que a prioridade foi a Área Assistencial. Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo que sua transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada. A vacina é uma das medidas que auxiliam na prevenção da transmissão. Há estudos que comprovam a redução de 15% nas internações por pneumonia; em até 75 % da mortalidade global e 50% nas doenças relacionadas a influenza. A Cepa A (H1N1) responsável por 75% das infecções.
.: Leia Mais >
 
::: 05/05/2017
Hospital Divina Providência promove ações de estímulo à Higiene de Mãos
O dia 5 de maio é celebrado mundialmente como o Dia da Higiene de Mãos. A iniciativa começou em 2009 quando foi lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a Campanha Salve Vidas: Higienize suas mãos. Desde então, a OMS divulga diferentes estratégias a fim de reforçar a importância deste cuidado e seu impacto na prevenção das infecções. A mobilização também visa engajar os diferentes profissionais envolvidos nesta prática. Neste mês de maio o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar estará promovendo ações de sensibilização voltadas aos profissionais de saúde, pacientes, familiares e visitantes. As atividades se iniciam hoje, dia 5, e terão seguimento durante todo o mês. A abordagem será embasada na Campanha de 2017 da OMS, que é relacionada à higiene de mãos na prevenção da propagação das infecções resistentes aos antibióticos. Entre nessa luta!
.: Leia Mais >
 
::: 04/05/2017
Divina implanta protocolo para diagnóstico e tratamento precoce na Emergência
Com a chegada das temperaturas mais baixas no período de outono e inverno, aumenta a ocorrência de doenças infecciosas, especialmente os resfriados, gripes e pneumonias, além de complicações de outras doenças crônicas como as cardiovasculares. O gerente Médico da Emergência do Hospital Divina Providência, Dr. Maurício Menna Barreto, explica que neste mês de maio a equipe está implantando um novo protocolo para diagnóstico e tratamento precoce. “O objetivo é aumentar ainda mais a segurança dos pacientes com suspeita de infecções graves (Sepse)”, relata. O processo se iniciará já no acolhimento do paciente pela Enfermagem (triagem) e seguirá um fluxo rápido em todas as áreas da Emergência. Dr. Maurício acrescenta que, para se diminuir estes agravos, cuidados básicos de saúde auxiliam as equipes nesta prevenção. “As pessoas devem seguir uma alimentação balanceada, manter atividade física regular, ter qualidade do sono noturno, manter o peso ideal e não fumar”, resume. Neste período de frio, em que há aumento significativo de atendimentos de urgência, medidas como a vacinação contra gripe (Influenza) e pneumonia (pacientes crônicos e idosos) são medidas adicionais de cuidado para se evitar complicações e eventuais internações hospitalares.
.: Leia Mais >
 
::: 12/04/2017
Missa de Páscoa faz exaltação à fé
A Missa de Páscoa foi celebrada às 13h30min de hoje, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, como forma de reafirmar a fé em Cristo. A celebração foi presidida pelo Pe. João Carlos Strack e contou com a presença das Irmãs da Sociedade Sulina Divina Providência e de dezenas de funcionários do Hospital. A Irmã Elise Sehnem, coordenadora da Pastoral da Saúde, deu as boas-vindas a todos os presentes e chamou a atenção para o significado da Páscoa. “Cristo sofreu muito até ser crucificado, mas o mais importante que devemos salientar é a sua vitória sobre a morte, a ressurreição no terceiro dia”. Ainda conforme Irmã Elise, Cristo passou por tantos sofrimentos para mostrar à humanidade o caminho de volta para Deus. A missa, que celebrou a ressurreição de Cristo, contou com a encenação do lava pés por um grupo de funcionários, como símbolo de fraternidade e compromisso de todos com o próximo e do grupo de canto do Hospital, que alegrou o ambiente com seu repertório. Ao final, Irmã Elise falou da Campanha da Fraternidade que traz este ano o tema Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. “ Temos que cuidar do que Deus nos deu”, afirmou a religiosa concluindo que Cristo poderia contar com aquele grupo reunido porque “não vamos abandoná-lo” finalizou. O Pe. João Carlos concluiu a celebração abençoando todos os presentes.
.: Leia Mais >
 
::: 11/04/2017
Divininho destaca recepção às primeiras médicas residentes da história do Hospital
A mais recente edição do Divininho destaca a recepção às primeiras médicas residentes do Hospital Divina Providência, já que é a primeira vez em 47 anos que o Divina abriga um Programa de Residência Médica. Também tem destaque no informativo a Reunião Mensal de Desempenho Operacional (RMDO), onde são delineadas as novas metas para a conquista da fase 2 da Acreditação ONA. O curso Carisma Institucional e Gestão em Saúde também é abordado, assim como a integração dos novos funcionários. Outro tema tratado no informativo é o encontro das Irmãs da Sociedade Sulina Divina Providência, que teve como objetivo educação e capacitação continuada das religiosas. O controle de infecções tratou do manejo da Sepse, que é a principal causa de morte em hospitais no país. Um novo sistema de controle de entrada e saída de pacientes foi instalado, para garantir mais segurança aos pacientes e funcionários.
.: Leia Mais >
 
::: 10/04/2017
Divina celebra a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida
O Hospital Divina Providência celebrou a chegada da Nossa Senhora Aparecida na instituição, às 8h30min do dia 7 de abril. A imagem da padroeira do Brasil foi trazida pelo Pe. José Roberto Gonçalves, o Pe. Beto, da paróquia Nossa Senhora da Glória, que percorreu o Hospital levando a bênção da Santa para todos os funcionários, pacientes e demais visitantes que circulavam pelo local. Logo após a procissão, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada para a Capela, localizada no 4º andar, e Padre Beto presidiu uma bela missa para a celebração daquele momento. A missa foi um instante de fé e bênçãos a todos os presentes, além de uma reflexão acerca da espiritualidade.
.: Leia Mais >
 
::: 10/04/2017
Equipe do Divina participa de ação pelo dia Mundial da Saúde
O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio, que é mantido pelo Hospital Divina Providência participou, no dia 5 de abril, de uma ação para marcar o Dia Mundial da Saúde, no Centro de Porto Alegre. A atividade aconteceu das 8h às 17h em frente ao chalé da Praça XVI.. Foram atendidas mais de 500 pessoas no local e realizados 903 procedimentos, incluindo Auriculoterapia, verificação de sinais vitais e assistência nutricional. A Auriculoterapia consiste em uma técnica de Medicina Alternativa, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema que também faz ligações diretas com as diversas funções do corpo. Com a técnica se faz o uso de sementes de mostarda fixadas na orelha como forma de terapia. A aposentada Lucilla Neri Viana, de 73 anos, afirmou que a ação é uma ótima iniciativa, pois se pode medir a pressão na hora, evitando a fila do SUS para este tipo de procedimento. Já Carlos Roberto Fagundes, de 63 anos achou muito legal, pois acredita ser importante a prevenção. “A saúde pública no Brasil tem muitas dificuldades”, frisou. Para Julie Wuang, de 66 anos, a iniciativa foi importante para quem se preocupa com a saúde. “Sempre aproveito para participar, me preocupo muito com a minha saúde”, ressaltou. A coordenadora do Ambulatório 1º de Maio, enfermeira Daiane Benites, avalia que foi um excelente dia.
.: Leia Mais >
 
::: 17/03/2017
Médicos do Divina usam método inovador na colocação de endoprótese
A Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência foi palco, no último dia 17 de março, de um procedimento com método inovador na colocação de endoprótese para a correção de aneurisma toracoabdominal. A informação é do cirurgião vascular, Dr. Nilo Mandeli. O procedimento, realizado em um paciente masculino de 77 anos, ainda contou com a participação do chefe do serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional São José, de Santa Catarina, Dr. Marcelo Mandelli, que é um expert no assunto, o cirurgião vascular, Gustavo Prade, e o proctolista Amilcar Torre. Dr. Nilo Mandeli explica que Aneurisma é uma patologia em que se infiltra gordura na parede do vaso e causa uma dilatação (e não uma obstrução). No caso em questão a pessoa tinha uma dilatação da aorta desde o tórax até a divisão para as pernas. “O paciente foi tratado por uma técnica nova onde se faz dois cortes de 3 cm na virilha e uma punção no braço, colocando uma prótese que é manufaturada para o paciente, colocando o sangue para as artérias dos rins, intestinos e fígado”, resume. Como era antes Ainda conforme o especialista o tratamento corrente até agora consistia em abrir toda a barriga e o tórax, levando ao um pós-operatório de 24 a 48h de Centro de Tratamento Intensivo (CTI), com risco de paraplegia, isquemia intestinal pelo porte da cirurgia e múltiplas transfusões.
.: Leia Mais >
 
::: 09/03/2017
Divininho publica edição especial homenageando funcionários pela Certificação ONA
A edição do mês de Fevereiro do Divininho destaca a conquista da Certificação ONA pelos hospitais Divina Providência e Independência, que foi documentada dia 13 de Janeiro deste ano. A certificação é uma conquista de todos os envolvidos com as instituições, com o objetivo de validar suas ações para assistência com maior qualidade e segurança tanto para a instituição, quanto para os pacientes, validando a melhoria contínua na assistência humanizada. Os funcionários do Divina e do Independência ressaltaram a participação de todos no processo de encaminhamento para a certificação. A união, o engajamento e o espírito de equipe proporcionou esta conquista para os hospitais. A edição contou com depoimentos de médicos, coordenadores e funcionários que destacaram a importância da conquista para o âmbito hospitalar e profissional.
.: Leia Mais >
 
::: 02/03/2017
Divina Providência inicia Programas em Residência Médica
Pela primeira vez em 47 anos o Hospital Divina Providência abriga um Programa de Residência Médica. O processo se iniciou no último dia 1º de março com a entrada das alunas Julia Souto Meneghetti e Débora Sartori Giaretta, na área da Clínica Médica, e Viviane Gehlen, em Medicina Intensiva. Os programas de Residência Médica estão vinculados ao Centro de Formação e Investigação Divina Providência - CFIDP) que já mantinha ativos os programas de Psiquiatria no Hospital São José, de Arroio do Meio, e Traumato/Ortopedia, no Hospital Independência, em Porto Alegre. O coordenador do CFIDP, Dr. Willian Dalprá, explica que o sucesso da Residência Médica na Rede de Saúde Divina Providência se deve, primeiramente, à confiança, compreensão e à viabilização irrestrita das Irmãs da Divina Providência e do Conselho Executivo da Rede, além da sensibilidade das direções dos hospitais que reconheceram sua importância e deram visibilidade ao Programa. “E também à dedicação de profissionais como o Dr. Geraldo Jots, responsável pela Residência Médica e Multiprofissional em Saúde ”, salienta.
.: Leia Mais >
 
::: 10/02/2017
Engajamento de todos viabilizou a Acreditação ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) documentou, no dia 13 de janeiro de 2017, a certificação de Hospital Acreditado para os hospitais Divina Providência e Independência. Desde então a alegria e o orgulho pela conquista tomou conta dos dois hospitais. O diretor-geral de operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, observa que os hospitais se submeteram ao processo de acreditação da ONA com o objetivo de validarem a forma sistematizada de suas ações para assistência com qualidade e segurança. “Queríamos confirmar que nossas práticas estão sendo seguras e de qualidade”, afirma. O dirigente acrescenta que a Certificação ONA conquistada é resultado da união e mobilização de todos em busca do objetivo proposto: da melhoria contínua na assistência humanizada, com qualidade e segurança no atendimento prestado. “A Acreditação é o reconhecimento do trabalho em conjunto de uma equipe comprometida, dedicada, solidária e capaz.” resume Clóvis. O diretor-geral acredita que o aperfeiçoamento dos métodos para atender os critérios da ONA é um processo de melhoria contínua em busca dos mais elevados padrões assistenciais. “Esta conquista significa o reconhecimento dos padrões de qualidade e segurança dos serviços prestados. Estimula o desenvolvimento dos nossos processos de trabalho na busca permanente da qualidade, humanização e segurança para pacientes e funcionários” ressalta.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Ações Sociais e de Saúde iniciam em março
O grupo do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio divulgou as datas das próximas Ações Sociais e de Saúde que serão realizadas até a metade do ano. Os voluntários realizam atendimentos direcionados para terapias naturais, como a homeopatia, e também técnicas terapêuticas como o reiki, cromoterapia, terapia auricular, acupuntura e massoterapia. Os mutirões são realizados em locais como escolas e praças, e também na Sede do Ambulatório 1º de Maio.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Tecnologia a favor da medicina
A equipe do Divina conheceu, no dia 20 de janeiro, o Sonho de Laura. O analista de sistemas e especialista em fraudes sistêmicas, Jacson Fressato, perdeu sua filha Laura de apenas 18 dias para um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, denominada Sepse. Jacson encontrou na dor pela perda de Laura motivação para ajudar outras pessoas. Ele fez trabalho voluntário por 9 meses em hospitais de Curitiba para buscar entender quais as causas da Sepse. “Eu vi um time inteiro de profissionais serem pegos de surpresa pela Sepse e ficarem sem reação”, contou. Então Jacson aliou seu conhecimento de análise de sistemas com a vontade de ajudar de alguma maneira esses profissionais. Nasceu o projeto do primeiro robô cognitivo que salva vidas: o Robô Laura. Implantado em 6 semanas no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o Robô Laura tem a capacidade de buscar qual paciente está em estado mais crítico de todo o ambiente hospitalar. Tudo isso acontece em apenas 3,8 segundos. “Nós fizemos com que essa inteligência artificial aprendesse o protocolo de segurança contra a Sepse do Hospital, e então ele vasculha os prontuários dos pacientes para analisar qual tem mais risco”, explicou Jacson.
.: Leia Mais >
 
::: 07/02/2017
Doe sangue, salve vidas
O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Para manter os estoques em dia, é preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas. A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta são retirados aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos, e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >