:: Outras notícias
»  Hospital Independência é agraciado com o Prêmio Destaque em Saúde 2016
»  Ambulatório 1º de Maio já realizou quatro Mutirões de Saúde neste mês
»  Gastroenterologista do Divina fala sobre ‘Doenças Inflamatórias Intestinais’ no 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica
 
 
 
Usuário: 
  
Senha: 
 
Pré-check-in
Banco de Imagens
Bebê na Web
Pronto Atendimento
Fale Conosco
Localização
Trabalhe Conosco
Escola de Saúde
 
Design: 3W ::: Produção e Edição: Seiva Agência de Comunicação - Direitos Reservados
  
::: 14/06/2016
Divininho destaca homenagem aos 47 anos do Hospital e aos funcionários jubilados
A edição de número 143 do Divininho, destaca a celebração da missa em homenagem aos 47 anos do Hospital Divina Providência e aos 15 funcionários jubilados, que completam 20, 25, 30, 35 e 40 anos de casa, em 2016. As atividades da XII Semana Científica contaram com diferentes palestras com foco na Acreditação advindas de profissionais renomados no cenário da saúde. Na sexta-feira, dia 3 de junho houve um almoço festivo de encerramento do evento, que também é destaques na edição. Também ganharam espaço no informativo a vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, a promoção da funcionária de Simone, que passou do Centro Obstétrico para a Central de Autorizações. Ainda são matérias da edição o Programa de Integração, que reuniu 13 novos funcionários, e os cursos e congressos do mês.
.: Leia Mais >
 
::: 14/06/2016
Vacinação previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B
A campanha de vacinação para funcionários do Divina contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza B teve duração de cerca de um mês. Se iniciou em 22 de abril e foi até 20 de maio. Conforme a técnica de Enfermagem do trabalho, Juliana da Silva Cardoso, as doses foram chegando aos poucos. “Por isso, num primeiro momento a Enfermagem do Trabalho começou a vacinação com profissionais dos setores mais propensos à contaminação e passou, em seguida, a vacinar todos os demais funcionários e terceirizados do Hospital.” Do total de 1.300 funcionários, 922 tomaram a vacina, já que muitos profissionais buscaram a imunização em postos públicos. De acordo com Juliana, a vacina é intramuscular e trivalente, isto é, tem 3 cepas e combate os vírus já mencionados. O Instituto Butantan foi o órgão responsável pelo envio das doses.
.: Leia Mais >
 
::: 14/06/2016
Edição do Curso de Gestantes de maio reuniu 40 casais
O Hospital Divina Providência realizou a segunda edição do Curso de Gestantes do ano nos dias 16, 18 e 23 de maio para 40 casais. As aulas foram ministradas no auditório Pe. Eduardo Michelis e na sala de apoio do Divina, das 19h às 21h45. Até agora, o Curso de Gestantes do Divina foi realizado gratuitamente. As próximas edições a serem realizadas em 2016 (veja tabela abaixo), entretanto, terão um custo mínimo, cujo valor ainda não está definido. Mais informações e inscrições para as próximas edições pelo telefone 51 33206036. A gestação exige um aporte nutricional adequado. Isso não quer dizer que a gestante deva comer “por dois”, mas sim “para dois”. Cada indivíduo tem uma necessidade nutricional que varia de acordo com sua idade, sexo, altura e tipo de atividades praticadas. Por isso, a mulher, quando engravida, deve submeter-se a uma avaliação nutricional, para adequar a ingestão de nutrientes e, assim, minimizar ou evitar eventuais problemas como obesidade, carências de vitaminas, ferro, cálcio e outros minerais. Lembre-se de que, no primeiro trimestre da gestação, deve ser aumentada a quantidade de proteínas (leite, carne, ovos) para suprir o aumento nos gastos devido à formação do feto.
.: Leia Mais >
 
::: 03/06/2016
Encerramento da Semana Científica e de aniversário do Divina tem almoço festivo
Para o encerramento da XII Semana Científica e das comemorações do aniversário de 47 anos do Hospital Divina Providência, a equipe de funcionários do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da instituição ofereceu nesta sexta-feira, dia 3 de junho, um almoço festivo a todos os funcionários. Durante o buffet no Refeitório, foi servido uma deliciosa feijoada, preparada pela equipe do SND, acompanhada de refrigerante. Os convidados também receberam uma fatia de bolo, em comemoração aos 47 de fundação do Divina. O imenso bolo foi preparado pela irmã Semilda Feldman e pela quituteira Sirlene Matos. "Todos os funcionários se envolvem com muita satisfação, apesar de ser trabalhoso, momentos como este apresentam um pouco do nosso dia a dia”, declarou a coordenadora de nutrição do SND, Veridiana Maffassiolli, que completou: “Tudo foi feito com muito carinho e satisfação. Nós nos sentimos retribuídos vendo a felicidade e a gratidão dos colegas”.
.: Leia Mais >
 
::: 02/06/2016
“Vivenciando a Acreditação” foi o tema da manhã de hoje, na XII Semana Científica Divina
“Vivenciando a Acreditação” foi o tema abordado na manhã desta quinta-feira, dia 2 de junho, na XII Semana Científica e de comemorações pelos 47 anos do Hospital Divina Providência. Três novas apresentações, com início as 10h, foram realizadas no auditório Pe. Eduardo Michelis. A primeira a apresentar-se foi a gerente de risco do Hospital São Lucas da PUCRS e enfermeira do núcleo de segurança do paciente, Fernanda Boaz Jacques. A profissional abordou o plano estratégico e a estrutura organizacional da instituição da qual é representante. Também contextualizou definição e tipos de Acreditação, além dos instrumentos de avaliação e o processo da conquista da certificação pelo Hospital São Lucas, em 2013.
.: Leia Mais >
 
::: 02/06/2016
‘Mudar é Preciso. Trabalhando em equipe para vencer desafios’ foi o tema de encerramento da XII Semana Científica do Hospital
‘Mudar é preciso. Trabalhando em equipe para vencer desafios’, foi a palestra que encerrou a XII Semana Científica do Hospital Divina Providência, em 2016. A palestrante foi a psicóloga e doutora em Comunicação Social, Renata Bidone de Azevedo e Souza. Com um discurso leve e motivacional, Renata interagiu com o público em uma conversa reflexiva sobre autoestima, relações pessoais e interpessoais e com foco no estímulo à melhoria. Empatia e trabalho em equipe também foram citados pela psicóloga, que elogiou a equipe em mais de um momento durante a apresentação. “Se o Hospital está em busca da Acreditação é porque confia no potencial de todos vocês que estão aqui”, disse. “O trabalho realizado já é excelente, mas pode ficar ainda melhor. Basta que cada um escolha ser protagonista em seu ambiente de trabalho, haja proativamente e sejam líderes, independente do que está escrito no crachá”, declarou Renata. Por fim, completou, com humor: “Boa sorte, aguardo o convite para a festa quando tiverem o certificado em mãos”.
.: Leia Mais >
 
::: 01/06/2016
Ética e sigilo nas comunicações foram temas da XII Semana Científica do Divina
Em sequência à XII Semana Científica e às comemorações do aniversário de 47 anos do Hospital Divina Providência, a manhã desta quarta-feira, dia 1º de junho, foi marcada por duas palestras ministradas no auditório Pe. Eduardo Michelis, com início às 10h. O gerente médico do setor de Emergência, Dr. Maurício Menna Barreto, apresentou o tema ‘Ética e Sigilo nas Comunicações e Registros’. A coordenadora das Unidades de Internação, enfermeira Adriana Ferreira da Rosa, palestrou sobre ‘Ética nas Relações’. Dr. Maurício abordou o respeito ao paciente, salientando o seu direito de sigilo e o dever de proteção que o profissional deve exercer durante o trabalho. O médico tratou de temas como confidencialidade, privacidade e falou sobre o Código de Ética Médico (2010) e de Enfermagem (2007). “Preservar as informações do paciente é dever de todos os profissionais que o atendem”, grifou o gerente, que também destacou realidades atuais do mundo digital. Ainda discorreu sobre os aperfeiçoamentos de registros, a aceleração das comunicações entre os profissionais e o mau uso das ferramentas. A enfermeira Adriana abordou seu tema com foco no ser humano. Aos colegas, propôs a reflexão “eu posso?”, questionamento cabível às atitudes dos profissionais em relação aos pacientes atendidos. “A ética é a luz que ilumina o caminho da conduta humana."
.: Leia Mais >
 
::: 01/06/2016
Comunicação, Marketing Digital e Comportamento nortearam a XII Semana de Enfermagem, na tarde desta quarta-feira
A XII Semana Científica do Divina reservou para a tarde desta quarta-feira, dia 1º de junho, quatro diferentes apresentações no auditório Pe. Eduardo Michelis. Profissionais da casa e palestrantes vindos de outros hospitais da Rede de Saúde Divina Providência foram convidados a prestar suas contribuições à semana festiva do Hospital. A primeira palestra foi ‘Comunicação’, ministrada pelo gerente Assistencial do Hospital Santa Isabel, de Progresso, Guilherme Mantovani. A apresentação baseou-se na comunicação como fator fundamental para a gestão de pessoas. Guilherme abordou pontos como os princípios básicos da comunicação, níveis, canais e estabeleceu relações e reflexões ao público. A segunda apresentação ficou sob a responsabilidade do coordenador de Enfermagem da Emergência do Divina, enfermeiro Silvio Costa, com o tema ‘Comunicação Digital e Virtual nas Organizações’. A abordagem envolveu um estudo das gerações Baby Boomer, X, Y e Z e refletiu sobre as consequências de cada ponto quando inseridos no ambiente de trabalho. A gerente Assistencial do Hospital Independência, enfermeira Glaucia Trevisan, apresentou o tema ‘Perfil Comportamental, O Comunicador’, em uma amostra de exercícios e autorreflexão. A enfermeira apontou os quatro diferentes perfis comportamentais.
.: Leia Mais >
 
::: 31/05/2016
Celebração comemora os 47 anos do Divina e homenageia os funcionários jubilados
A tarde desta terça-feira, dia 31 de maio, foi de grandes emoções para o Hospital Divina Providência. O aniversário de 47 anos da instituição foi celebrado em uma Missa comemorativa realizada pelo capelão Pe. Roberto Santos Gomes e pelo Pe. Cláudio Damé, que após 5 anos no Hospital, passou a atender a atender a Santa Casa de Misericórdia. O evento também homenageou os 15 jubilados, funcionários que completam, durante este ano, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de casa. A celebração foi dinâmica, alegre e agraciada pelo Grupo de Canto, que intercalou canções com as reflexões e orações dos sacerdotes. As Irmãs Janete Maders e Elise Sehnem, da Pastoral da Saúde, foram as anfitriãs da Congregação na organização das Missa e no agradecimento à dedicação das funcionárias e funcionários jubilados. Por fim, o coordenador do setor de Recursos Humanos do Divina, Glademir Bastians, conduziu as homenagens aos jubilados. “Temos a convicção de que nada se constrói sozinho, mas em conjunto com o próximo, com sinergia e espírito coletivo. A todos vocês o nosso reconhecimento e gratidão”, declarou o coordenador.
.: Leia Mais >
 
::: 30/05/2016
XII Semana Científica inicia abordando os “Impactos da Acreditação”
O diretor-geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, realizou a abertura, na manhã de hoje, da XII Semana Científica do Divina. O evento irá até o dia 3 de junho, no Auditório Pe. Eduardo Michelis e marcará os 47 anos do Hospital. Ao longo do dia de hoje o tema abordado foi “Impactos da Acreditação: Desafios e Oportunidades”. Rúbia Maestri, gerente Assistencial, e Aline Brenner, coordenadora da Qualidade e Segurança do Hospital Moinhos de Vento foram as palestrantes. Um dos pontos altos da Semana será a Missa de Aniversário, que será celebrada amanhã, terça-feira, dia 31, às 13h30min e que homenageará 15 funcionários jubilares. A partir de quarta-feira, às 10h, os temas a serem abordados serão “Ética e sigilo nas comunicações’; ‘Ética nas relações’; ‘Comunicação como ferramenta da qualidade’ e ‘Vivenciando o processo de acreditação’, a serem apresentadas por diversos profissionais da saúde (veja tabela). A Semana se encerrará na sexta-feira, dia 3, com um almoço festivo oferecido pela instituição.
.: Leia Mais >
 
::: 30/05/2016
XII Semana Científica inicia com foco na Acreditação
A XII Semana Científica e as comemorações do aniversário de 47 anos do Hospital Divina Providência tiveram início no dia hoje com a apresentação da palestra ‘Impactos da Acreditação: desafios e oportunidades’, ministrada em dois momentos. Durante a manhã por Rúbia Mastri, gerente assistencial do Hospital Moinhos de Vento, e, durante a tarde, por Aline Brenner, coordenadora de Qualidade e Segurança da mesma instituição. O diretor-geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, fez a abertura do evento parabenizando os presentes pelo aniversário da instituição. “Vocês são responsáveis pelo trabalho continuado que mantém o Hospital há 47 anos”, disse o diretor. Durante as apresentações, as representantes do Hospital Moinhos de Vento, Rúbia e Aline, expuseram desafios, erros e estratégias da instituição, bem como apresentaram indicadores atualizados sobre o seu funcionamento, principalmente a respeito da conquista da Acreditação e de outras certificações. Os impactos positivos da Acreditação no HMV, cultura de segurança, segurança do paciente e indicadores de hospitais de outros países foram mostrados pelas palestrantes, que propuseram reflexões aos presentes sobre o trabalho que cada um realiza. Após a conclusão da amostra, um espaço foi aberto a perguntas e respostas, possibilitando a troca de informações.
.: Leia Mais >
 
::: 30/05/2016
Lideranças do Divina participam da 23ª Feira Internacional e visitam o Hospital Albert Einstein
Os diretores Técnico e Administrativo do Hospital Divina Providência, Dr. Fernando Fernandes e Robson Morales, e o gerente Médico da Emergência, Dr. Maurício Menna Barreto participaram da 23ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais. O evento ocorreu entre os dias 17 a 20 de maio, no Pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo. Na mesma oportunidade, os representantes do Divina visitaram o Hospital Israelita Albert Einstein para conhecer o processo de gestão lá desenvolvido. Além disso, foi possível analisar a metodologia do fluxo dos pacientes. O grupo foi recebido pelo enfermeiro, Daniel do Espírito Santo (foto), coordenador do Projeto. Neste mesmo encontro, também foi realizada uma reunião técnico-assistencial entre a equipe do Albert Einstein que desenvolveu o Protocolo de Prevenção de Tromboembolismo Venoso e os profissionais do Divina. “Estamos desenvolvendo projeto semelhante em nosso Hospital com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança praticada na assistência aos pacientes”, afirmou Dr. Maurício. As ações integram as iniciativas que buscam a Acreditação ONA.
.: Leia Mais >
 
::: 27/05/2016
XII Semana Científica marca 47º aniversário do Divina
A XII Semana Científica, que ocorrerá de 30 de maio a 3 de junho, no Auditório Pe. Eduardo Michelis, marcará os 47 anos do Hospital Divina Providência. O ponto alto da Semana será a Missa de Aniversário, que será celebrada na terça-feira, dia 31, às 13h30min e que homenageará 15 funcionários jubilares. Na segunda-feira, dia 30 de maio, a XII Semana Científica terá, às 10h, a acolhida, que será realizada pelo diretor-geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares. A partir da tarde de segunda ocorrerão várias palestras como ‘Impactos da acreditação: desafios e oportunidades, ética e sigilo nas comunicações’; ‘Ética nas relações’; ‘Comunicação como ferramenta da qualidade’ e ‘Vivenciando o processo de acreditação’, a serem apresentadas por diversos profissionais da saúde (veja tabela). A Semana se encerrará na sexta-feira, dia 3, com um almoço festivo oferecido pela instituição.
.: Leia Mais >
 
::: 25/05/2016
Enfermeiras do Divina e HI participam de encerramento da Semana da Enfermagem promovida pelo Coren/RS
Um grupo de enfermeiras do Hospital Divina Providêncian e do Hospital Independência, representaram a Rede de Saúde Divina Providência no encerramento da Semana da Enfermagem 2016, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS). O evento ocorreu no Brique da Redenção, em Porto Alegre, no último domingo, dia 22 de maio. Entre as presentes estiveram as enfermeiras Neuza Richetti Polesello, Diane Biavati , Thamise Farias Cardoso, Paula Pacheco Budel, Riciane Silveira Osório, Graziela Souza, Alessandra Fantinelli, Cintia Costa Correa, do Divina, e a enfermeira Gláucia Trevisan e um grupo de colegas do Hospital Independência. Centenas de pessoas prestigiaram a Mostra da Enfermagem, das 10h às 14h, em uma estrutura montada em frente ao Monumento ao Expedicionário, e a caminhada em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que partiu da Redenção e foi até o Hospital de Pronto Socorro, no final da manhã. A atração musical ficou por conta de Rosa Franco e Banda, que botou todo mundo para dançar. O conselheiro Ricardo Haesbaert e a conselheira Nelci Dias, do Coren-RS, foram os mestres de cerimônia da Mostra. Eles exaltaram a importância da Semana e da mobilização da Enfermagem em defesa do SUS e de lutas como a jornada de trabalho de 30 horas semanais, cujo projeto de lei tramita há mais de 15 anos no Congresso.
.: Leia Mais >
 
::: 02/01/2015
Doe sangue, salve vidas.
Horário e local para coleta: -De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h. -Local: Rua da Gruta, 145 - 1º andar - Hospital Divina Providência Telefone: 51 3320.6012 O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o sangue, não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que as pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que esse gesto tão grandioso venha atornar-se hábito, o de salvar vidas. A doação de sangue A coleta é feita por pessoal capacitado, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo o material é descartável. Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador. O sangue é reposto rapidamente com a ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue vai para exames laboratoriais e, somente após os resultados, para transfusão. Esses resultados estarão à disposição do doador 15 dias após a coleta.
.: Leia Mais >
 
::: 17/12/2014
Médicos de 18 especialidades atendem no novo Centro Clínico
Após um ano da sua remodelação, o Centro Clínico do Hospital Divina Providência já colhe os frutos do investimento. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, foram realizadas aproximadamente 12 mil consultas – média mensal superior a 1.300 atendimentos –, que se iniciam às 7h30min e vão até as 19h30min, de segundas às sextas-feiras. As informações são do coordenador do Centro, o cardiologista Ilmar Köhler. Conforme o especialista, 48 médicos, de 21 especialidades, ocupam de forma alternada os sete novos consultórios do 2º andar. “O Centro Clínico cumpre um papel fundamental para aqueles pacientes com alta, tanto da internação quanto da Emergência, que são orientados a voltar ao médico para uma reavaliação clínica”, frisa. O Centro passou por uma ampla reforma para tornar-se modelo de atendimento e atenção às áreas estratégicas eleitas pela instituição, além de dar agilidade aos atendimentos e alavancar os Núcleos Assistenciais. Os consultórios foram remodelados e agora contam com computadores ligados à rede de informática. No momento em que o médico digita o nome do paciente aparece o histórico completo, ampliando as informações e agilizando o atendimento que ficará registrado no sistema informatizado.
.: Leia Mais >